Vídeo polêmico: como Inglaterra reagiu à suspensão de árbitro que brigou com Klopp?
David Coote foi suspenso na Inglaterra e em seguida acabou punido pela UEFA após novo vazamento
As polêmicas envolvendo o nome de David Coote elevaram o sentimento de frustração de torcedores e da mídia local sobre o nível da arbitragem na Inglaterra.
Enquanto isso, o que não faltam são discursos e posicionamentos sobre a credibilidade dos profissionais do apito no país. Nas redes sociais, torcedores questionam e criam conspirações sobre cada decisão polêmica nos jogos da Premier League e outras competições do país.
Diante desse cenário, a BBC, um dos maiores veículos do país, publicou nesta semana um texto ponderando que os erros cometidos na Premier League acontecem como em qualquer outra liga.
O veículo ainda pontuou que árbitros, assim como atletas, cometem erros nos jogos, mas não intencionais, e sem o dolo de prejudicar um time ou jogador.
“A noção é equivocada, pois quaisquer erros cometidos por aqueles que assumem o comando dos jogos, como acontece com os jogadores, são por causa de erro humano honesto, não de mal-estar em relação – ou preconceito contra – um determinado técnico, jogador ou clube”, escreveu a BBC nesta quarta-feira (13).
Contudo, para o chefe da PGMOL (órgão que gerencia a arbitragem inglesa), o ex-árbitro Howard Webb, caso David Coote seja condenado após os vazamentos, a imagem da arbitragem na Inglaterra tende a ruir ainda mais.
Apesar dos esforços da entidade em tentar conscientizar que os juízes são humanos, passíveis de erros, mas profissionais acima de tudo profissionais, a torcida será ainda mais implacável ao julgar a conduta dos profissionais, e suas decisões em campo.
Árbitro da Premier League sofreu novo vazamento polêmico
O árbitro David Coote se tornou o centro de uma enorme polêmica nos últimos dias. Inicialmente, o juiz acabou suspenso pela PGMOL após divulgação de um vídeo gravado em 2020, no qual insultou o Liverpool e o técnico Jürgen Klopp.
Agora, a UEFA suspendeu o profissional de suas atividades em campo e no VAR após um novo vazamento polêmico.
O jornal The Sun publicou nesta quarta-feira (14) uma série de fotos que supostamente seriam de David Coote. Nas imagens, o árbitro aparece cheirando um pó branco com uma nota de dólar enrolada, o que apontaria para o uso de entorpecentes.
A gravação aconteceu em meio a disputa da Eurocopa deste ano. Segundo apuração do veículo britânico, o ato ocorreu no dia seis de julho. Nesta data, Coote atuou no VAR do confronto entre Alemanha e Espanha pelas quartas de final.
Oh no, David Coote caught doing cocaine, he's really is finished as a referee!
The video is apparently from the 2024 Euros where he was officiating ?pic.twitter.com/OEnrTMtSu1
— Football Hub (@FootbalIhub) November 13, 2024
Em nota, a UEFA publicou que o árbitro britânico está suspenso indeterminadamente, até que as investigações sejam concluídas.
“O Comitê de Arbitragem da Uefa suspendeu imediatamente David Coote até novo aviso em 11 de novembro – antes da próxima rodada de jogos da Uefa – quando tomou conhecimento de seu comportamento inadequado”, informou a Uefa em nota.
Escândalo de David Coote eleva crise da arbitragem na Inglaterra
Considerada a liga mais competitiva do mundo, nos últimos anos a Premier League sofre com a questão de sua arbitragem.
O escândalo envolvendo David Coote se tornou mais um episódio complicado a imagem dos profissionais do apito, após um fim de temporada 2023/2024 caótico.
Os clubes chegaram a se reunir para decidir ou não pelo fim do uso do árbitro de vídeo, seja pela falta de eficiência, ou dúvidas sobre a lisura de suas interpretações.
David Coote não tem uma boa relação com a torcida do Liverpool, e só aumentou a ira da torcida dos Reds após o seu primeiro vazamento.
Além do Liverpool, o juiz também ganhou a antipatia da torcida do Manchester United. Este ano, em jogo que antecedeu a demissão de Erik ten Hag do United, o árbitro errou ao considerar uma revisão do VAR.
O juiz marcou um pênalti duvidoso em favor do Aston Villa, questionado pelo próprio chefe da arbitragem, Howard Webb, posteriormente.