Árbitro inglês tem vídeo vazado no qual ofende Liverpool e Klopp: ‘Alemão de m…’
David Coote tem vídeo vazado após causar polêmicas em jogo do Liverpool contra o Aston Villa
David Coote, árbitro inglês da Premier League, protagonizou uma polêmica nesta segunda-feira (11). Coote teve um vídeo vazado nas redes sociais no qual insulta o Liverpool e o técnico Jürgen Klopp.
O insulto veio à tona após Coote apitar a vitória do Liverpool pelo placar de 2 a 0 diante do Aston Villa no último final de semana. Como consequência, a comissão de arbitragem profissional da Inglaterra suspendeu o árbitro com efeito imediato nesta segunda.
O insulto de árbitro a Klopp
David Coote aparece em um vídeo analisando uma atuação do Liverpool contra o Burnley em 2020. Um amigo do árbitro pergunta o que o árbitro achou do desempenho da equipe, ao que o juiz afirma que o “Liverpool foi uma me***.
Na sequência, o amigo de Coote pergunta sobre sua opinião em relação à Jürgen Klopp, antigo técnico dos Reds. Em sua resposta, o árbitro usa de palavras de baixo calão, em um tom de deboche contra o treinador.
“Além de ter dado uma bronca em mim quando eu estava arbitrando contra o Burnley durante o lockdown, ele me acusou de mentir e depois deu uma bronca em mim. Não tenho interesse em falar com alguém que é muito arrogante. Por isso, faço o possível para não falar com ele. Alemão de m****”, disse David Coote.
Ainda neste dia, Coote admitiu que o vídeo é “genuíno”. A princípio, nada indica que seja recente, apesar de ter viralizado somente agora no X.
Juiz causou polêmica no jogo do Liverpool
David Coote é um dos principais nomes da arbitragem no futebol inglês, mas acumula decisões questionáveis em campo. No último jogo do Liverpool, ele sequer deu amarelo para Leon Bailey, que fez falta clara em Salah quando o egípcio sairia na cara de Dibu Martínez.
As críticas só foram minimizadas porque Darwin Nuñez marcou o gol na sequência do lance.
Em nota, a PGMOL (autoridade máxima da arbitragem na Premier League) afirmou que o árbitro foi suspenso com efeito imediato após a divulgação dos vídeos, e fará uma investigação completa sobre o caso.
“David Coote foi suspenso com efeito imediato enquanto se aguarda uma investigação completa. A PGMOL não fará mais comentários até que o processo seja concluído”, anunciou a entidade britânica.
David Coote não é bem-visto entre a torcida do Liverpool
Em outro vídeo, David Coote pede aos responsáveis pela gravação que não divulgue o primeiro material.
— Só para deixar claro, esse último vídeo não pode ir a lugar nenhum, sério — pede o árbitro.
Na sequência, um dos que gravam o juiz responde:
“Ele (Coote) é um árbitro da Premier League, não vamos arruinar a carreira de um cara. Não somos tão ruins assim”, diz um dos que gravaram o árbitro.
A relação turbulenta entre David Coote e a torcida do Liverpool data exatamente de 2020, época em que o vídeo foi gravado.
Neste ano, o árbitro atuou no VAR durante o clássico entre os Reds e Everton, e aconselhou o árbitro de campo, a não expulsar Pickford após acertar Van Dijk.
O goleiro machucou o zagueiro holandês, que ficou fora de combate por oito meses em decorrência da forte entrada.
Em sua defesa, Coote alegou que “esqueceu as regras” e acreditou que o impedimento na mesma jogada anularia a ação do VAR.
O árbitro também esteve relacionado diretamente a outros erros que prejudicaram o Liverpool. Além da não expulsão de Pickford, Coote não assinalou uma falta em Origi que originou um gol sofrido em jogo diante do United, em 2019.
Em outra oportunidade, em clássico contra o Arsenal, Odegaard não teve um toque de mão flagrado pelo árbitro, em outro lance polêmico.