Derrota que culminou em demissão de Ten Hag no United teve ‘leitura errada do VAR’
Treinador holandês acabou demitido do comando do Manchester United no fim do mês de outubro, após revés para o West Ham
Erik ten Hag saiu do comando do Manchester United após derrota por 2 a 1 diante do West Ham. Curiosamente, o gol que deu a vitória aos Hammers no jogo que culminou na demissão do holandês aconteceu por conta de um erro do VAR.
Segundo avaliação do chefe da arbitragem do futebol inglês, o ex-árbitro Howard Webb, o time londrino acabou beneficiado pela marcação de um pênalti inexistente.
Nos acréscimos deste confronto, válido pela nona rodada da Premier League, o zagueiro Matthijs de Ligt toca em Danny Ings após disputa de bola na área.
O choque do zagueiro do United no jogador do West Ham não parece forte o suficiente para derrubar o jogador londrino. Tanto, que o árbitro David Coote nem marca nada durante o lance.
Contudo, o VAR chama o árbitro para revisar a jogada, o que na opinião de Webb não deveria acontecer.
“Achei que foi uma leitura errada do VAR. Sua perna [de De Ligt] passando por Danny Ings, sem fazer nenhum contato com a bola. A bola já passou por De Ligt quando ele faz contato com Danny Ings. O VAR vê isso como uma falta clara. Acho que ele estava muito focado nesse aspecto. Eu não acho que ele deveria ter se envolvido”, afirma Howard Webb.
The VAR for West Ham’s penalty vs Man Utd has been revealed.
Howard Webb commented saying he doesn’t believe a penalty should’ve been given. ?
This was ten Hag’s final game in charge for United. Was he hard done by? ??
— OLBG.com (@OLBG) November 13, 2024
Webb diz que VAR não deveria se envolver na decisão do árbitro
Segundo o chefe de arbitragem inglês, a decisão de campo de não marcar o pênalti deveria ser mantida. A ação do VAR em pedir a revisão da jogada, contribuiu para uma interpretação equivocada do lance.
Na visão de Howard Webb, o lance deveria seguir normalmente. A penalidade teve impacto direto no jogo, já que Bowen converteu a cobrança e definiu o placar em favor do West Ham.
“Acho que esta é uma situação em que deixaríamos a decisão em campo como está, provavelmente de qualquer maneira que seja chamada. No geral, não acho que seja um pênalti. Eu preferiria que nenhuma falta fosse dada, nenhuma penalidade”, complementou o ex-árbitro.
Empate contra o West Ham salvaria cargo de Ten Hag?
Ten Hag estava na corda bamba no comando do Manchester United e talvez fosse demitido — independente do resultado contra o West Ham.
O pior início de Premier League da história dos Red Devils pesou na decisão da diretoria e a derrota em Londres só acelerou o processo que parecia óbvio.
Ten Hag acabou demitido um dia depois, com dois títulos durante a trajetória em Old Trafford, mas muitos problemas, dentro e fora de campo.
O perfil centralizador do treinador, e confusões com jogadores, culminaram na quebra do relacionamento do comandante com o elenco.
Ao que parece, mesmo que não fosse demitido após o jogo contra o West Ham, em algum momento deste ano, o técnico holandês sairia do cargo.