Premier League

Como Premier League tentará ‘blindar’ o VAR de críticas na próxima temporada?

Liga vai utilizar redes sociais para trazer explicação das decisões em campo e atualizações em tempo real

A Premier League irá utilizar as redes sociais como ferramenta de conhecimento e esclarecimento sobre decisões de arbitragem nos jogos.

A partir desta temporada, a página Premier League Match Centre no X (antigo Twitter), trará atualizações em tempo real e esclarecimentos das decisões de campo. 

Além disso, todas as decisões do VAR serão informadas e elucidadas na plataforma durante todos os jogos da temporada 2024/2025.

Visando trazer ainda mais clareza e credibilidade ao sistema, a conta também divulgará o trabalho realizado diretamente da sala do VAR, com comentários de especialistas em arbitragem.

Os responsáveis pela Premier League também utilizarão a conta para relembrar regras durante os jogos, e trazer informações adicionais quando necessário.

O principal objetivo deste projeto é que todos os torcedores tomem ciência dos motivos de cada decisão tomada em campo.

Praticamente a conta funcionará como uma retransmissão da partida nas redes sociais com informações da sala do VAR quase ao vivo durante o jogo.

— Os esclarecimentos de arbitragem e VAR serão baseados nas informações factuais. Sempre que necessário, serão comunicadas informações adicionais sobre as regras do futebol e o processo do VAR, de especialistas do PGMOL (órgão responsável pela arbitragem do futebol inglês — informou a Premier League em um post.

Página será controlada por um centro de operações da Premier League

Todo e qualquer conteúdo postado pela página será controlado por um centro operacional da Premier League. O local está estrategicamente ligado aos 20 estádios da liga, com conexões diretas a sala do VAR, e a todos os parceiros de transmissão ao redor do mundo.

O VAR se tornou um assunto muito polêmico nos últimos meses na Inglaterra. Em junho, a pedido do Wolverhampton, a liga inglesa promoveu uma votação com todos os clubes para decidir se o árbitro de vídeo continuaria para a temporada 2024/2025. 

Por unanimidade, todos os times da elite do futebol inglês votaram em favor da permanência do VAR. Portanto, a Premier League se comprometeu em promover melhorias para diminuir as polêmicas com arbitragem.

Desde a diminuição das interrupções do jogo, e mais treinamento para os juízes, a ideia é fazer com que o fluxo dos jogos sejam cada vez menos interrompidos.

Premier League utilizará as redes sociais para otimizar decisões de arbitragem
Premier League utilizará as redes sociais para otimizar decisões de arbitragem. Foto: Imago

Mau uso do VAR prejudicou qualidade dos jogos na Inglaterra

A utilização do VAR no mundo inteiro tem seus prós e contras em qualquer liga futebolística do planeta. No caso da Premier League, o longo tempo para consulta do vídeo e confusões em algumas marcações nesta temporada tirou a paciência de dirigentes e torcedores.

Recentemente, o diretor de futebol da liga, Tony Scholes consultou jogadores e técnicos durante o ciclo 2023/2024 para coletar o que poderia melhorar na utilização do árbitro e vídeo.

— Já consultamos os técnicos e temos duas reuniões por ano e fazemos uma visita às equipes. Na nossa última reunião com técnicos, um deles perguntou: ‘Não temos ideia de onde estamos agora com a lei da mão na bola.’ Depois, outros juntaram-se e o apoiaram — disse Scholes em fevereiro de 2024.

O VAR faz parte do protocolo de arbitragem na elite do futebol inglês desde a temporada 2019/2020. O início foi promissor e motivo de muitos elogios, principalmente pela rapidez nas decisões em campo.

No entanto, o número de erros se tornou frequente durante o último ciclo, causando revolta e desconfiança. Para evitar ainda mais constrangimentos, o novo projeto da Premier League visa diminuir erros e aumentar a assertividade das decisões de campo.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo