Apesar do lockdown no Reino Unido, Premier League e EFL continuarão sendo disputadas
O Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou um novo lockdown no país, com restrições de funcionamento de estabelecimentos até o dia 2 de dezembro. A medida foi tomada para combater o aumento do número de casos de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, e evitar, mais uma vez, que o sistema público de saúde, NHS, fique sobrecarregado. Apesar disso, os esportes de alto rendimento continuarão permitidos, desde que sem público, como já tem acontecido.
LEIA TAMBÉM: Guardiola responde a especulações: “Como técnico, meu tempo no Barcelona acabou”
Durante o anúncio do lockdown, neste sábado, Johnson foi perguntado se o futebol iria continuar e mostrou o polegar virado para cima e disse “Sim para a Premier League”. O secretário de cultura, Oliver Dowden, anunciou que “viagens para um lugar de trabalho serão permitidas para esporte de lite jogado com portões fechados”.
A Premier League foi interrompida em março, antes mesmo do lockdown ser decretado no Reino Unido. Desde que o campeonato foi retomado, em junho, os jogos não têm público. Os jogadores têm sido testados semanalmente na liga.
Segundo a English Football League (EFL), que organiza a segunda, terceira e quarta divisão do futebol inglês, disse que foi avisada pelo governo que suas competições poderão continuar na Inglaterra e Gales. A Copa da Liga também é organizada pela EFL.
“Reconhecemos os esforços nacionais do governo para enfrentar este surto e esperamos que, durante esta próxima fase da crise, nosso esporte nacional negativamente afetado pela COVID-19 como muitas indústrias, possa continuar a fornecer alguma forma de distração bem-vinda e dar às pessoas em nossas comunidades em todo o país um senso de normalidade em tempos muito desafiadores”, diz comunicado da EFL.
Com as quatro primeiras divisões garantidas de continuarem, ainda não se sabe como serão as divisões inferiores e amadoras. Segundo a BBC, é improvável que sejam autorizadas a continuarem. Nove dos 40 participantes da Copa da Inglaterra ainda na disputa envolvem times que não são das quatro primeiras divisões, ou seja, fora do grupo autorizado a continuar. Os jogos estão previstos para acontecer do dia 6 ou dia 9 de novembro. A Football Association (FA), que organiza o torneio, disse que ainda está aguardando informações adicionais antes de confirmar como isso irá afetas o futebol que não é de elite na Inglaterra.
Clubes, academias e campos de golfe serão fechados. As pessoas estão sendo orientadas a ficarem em casa, a não ser que tenham uma razão específica para sair, como o trabalho que não pode ser feito em casa, ou mesmo educação. As pessoas podem praticar exercícios na rua sozinhas, com alguém com quem mora ou no máximo com uma pessoa.
Jürgen Klopp foi perguntado sobre o decreto do lockdown e a autorização para que o futebol profissional continue. “É obviamente o que queríamos (que o futebol continue) e eu acho que nós provamos que podemos manter a bolha segura. Todo mundo teve casos, esta é o tempo que nós estamos, mas nós podemos isolar esses casos rapidamente para impedir que se espalhe”, comentou o alemão, técnico do Liverpool.
“Eu acho que nunca aconteceu em um centro de treinamento, mas aconteceu quando viajamos, com jogos de seleções, vida normal. Eu acho que provamos que podemos fazer isso (isolar os casos). E o lockdown é realmente importante para as pessoas que podem fazer as coisas como eles fazem, e assistir futebol é obviamente algo que eles querem fazer. Eu estou feliz que possamos continuar”, continuou Klopp.
O lockdown está decretado até o dia 2 de dezembro, mas pode ser estendido por ainda mais tempo, segundo Michaell Gove, Ministro do Gabinete. Ele lembrou que é crucial que a taxa de transmissão para abaixo de um. Bares, restaurantes, lojas não essenciais e igrejas e templos irão fechar, mas escolas, faculdades e universidades permanecerão abertas.