La LigaPremier League

Guardiola responde a especulações: “Como técnico, meu tempo no Barcelona acabou”

O Barcelona viveu uma semana de fervura na sua política. Pep Guardiola de volta se for eleito. O técnico, atualmente no Manchester City, fez questão de ser claro que o seu tempo no clube catalão acabou. Ele tem contrato com o clube inglês até o final desta temporada.

LEIA TAMBÉM: Apesar do placar apertado, City dominou o Sheffield United em vitória fora de casa

“Como técnico do Barcelona, o meu tempo acabou”, disse Guardiola, depois da vitória do Manchester City sobre o Sheffield United. “Eu vivi o meu período lá. Ronald Koeman está lá, eu o respeito. Ele é um grande amigo meu. Isso pertence a outras pessoas”, continuou o catalão. “Eu estou aqui, estou incrivelmente feliz aqui, eu ainda tenho desejo de fazer isso bem”.

Koeman e Guardiola foram companheiros como jogadores no Barcelona, quando conquistaram inclusive o primeiro título de Champions League do clube, em 1991/92. É a primeira passagem do treinador neerlandês como técnico do clube, depois de sua passagem como jogador de 1989 a 1995. Guardiola, que é formado na base do Barcelona, jogou pelo clube em 1990 a 2001.

Como técnico, Guardiola ficou no Barcelona de 2008 a 2012, quando deixou o clube com 14 troféus conquistados. Dois deles foram Champions League, nas temporadas 2008/09 e 2010/11. O treinador teve um ano sabático, mas isso durou poucos meses.

Em janeiro de 2013, ele foi anunciado como próximo técnico do Bayern de Munique e assumiu logo depois da tríplice coroa do clube com Jupp Heynckes. Conseguiu muitos títulos pelos bávaros, com três Bundesligas e duas Copas da Alemanha. Não ter ido além das semifinais na Champions League foi motivo de crítica, porém. Em 2016, foi para o Manchester City, onde está até hoje, e conquistou duas ligas, três Copas da Liga, uma Copa da Inglaterra e apenas quartas de final da Champions League, novamente algo pelo qual o treinador é criticado.

Com seu contrato chegando ao fim em junho de 2021, final da atual temporada, as especulações sobre o seu futuro aumentam. Ainda mais porque é a primeira vez que ele inicia uma quinta temporada pelo mesmo clube, algo que não aconteceu nem  no Barcelona, onde ele ficou por quatro anos.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo