O Go Ahead Eagles deu uma lição de como tratar um torcedor fanático

Imagine torcer para um clube modesto e, depois de cinquenta anos, vê-lo enfim conseguindo uma vaga em uma competição continental. Como se isso não fosse o bastante, você ainda foi agraciado com a sorte de ser escolhido numa promoção que te levará para outro país, para acompanhar sua equipe, no primeiro duelo do time como visitante. Agora tente conceber a ideia de ver tudo isso indo por água abaixo por uma punição imposta ao time adversário.? Fim do sonho, certo? Bom, não se o seu time for o Go Ahead Eagles. E foi exatamente isso o que aconteceu com Henk de Haan, fanático pelo clube.
VEJA TAMBÉM: Vazou a camisa do Manchester City inspirada na lua, e ela é bem chamativa
Mesmo rebaixado para a segunda divisão holandesa, o Go Ahead Eagles conseguiu uma vaga no primeiro playoff da Liga Europa com um dos três lugares destinados pela Uefa aos times que tiveram o maior índice de fair play na temporada europeia. A Holanda foi um dos líderes desse ranking, e o time de Deventer levou a vaga por ser o mais disciplinado da Eredivisie. Esta é apenas a segunda vez que o time alcança uma competição europeia, com a última tendo acontecido na temporada 1965/66, pela Recopa Europeia.
Antes de conhecer seu adversário, o Go Ahead Eagles já havia sorteado Henk de Haan para viajar com o time para a casa do adversário em uma das pernas da primeira fase classificatória da competição continental. Posteriormente, os confrontos foram anunciados, e o Ferencváros, da Hungria, foi definido como o oponente dos holandeses. Punido por atos racistas de sua torcida, o time húngaro terá de jogar de portões fechados, o que inicialmente anulava os planos do torcedor do Go Ahead Eagles. Mas a equipe holandesa interveio de maneira criativa e incluiu De Haan e sua esposa no quadro de diretores do clube apenas para que ele pudesse assistir à partida em uma das tribunas, com os dirigentes, usufruindo do prêmio que recebeu.
Considerando a campanha decepcionante do Go Ahead Eagles na Eredivisie, que culminou no rebaixamento, é bem possível que essa fase inicial da Liga Europa seja o ponto mais longe que o time alcance na competição, mas apenas a participação já é histórica. Fazer parte disso de alguma maneira é uma realização para qualquer torcedor da equipe, como a euforia do torcedor sorteado na foto que abre o post revela. Ainda assim, seria ótimo para os holandeses pelo menos evitar um repeteco de sua única participação continental. Na longínqua Recopa de 1965/66, os Kowet acabaram eliminados com um placar agregado de 7 a 0. Quem sabe De Haan não possa passar um pouco de sua sorte ao time?