Games

12 promessas asiáticas para ficar de olho no Football Manager 2024

A Trivela separou 12 wonderkids' da Ásia para os treinadores que querem reforçar seus elencos para agora e futuro no FM 24

O Football Manager 2024 foi lançado no dia 6 de novembro de 2023 e já se tornou rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. A franquia é amada por seu realismo na hora de reproduzir o mundo do futebol, mesmo que os gamers não possam, de fato, controlar os jogadores em campo. E dentre as inúmeras funções divertidas do FM 24, podemos destacar a possibilidade de evoluir jovens atletas, acompanhando o crescimento das promessas de perto até que se transformem em grandes estrelas do futebol mundial. A Trivela te ensina como comprar o jogo no Brasil, de forma segura, aqui.

E tão legal quanto ver esses jogadores dando certo também na vida real — como foi o caso de ex-wonderkids (ou miúdos maravilha) do Football Manager, como Eden Hazard, Romelu Lukaku, Mateo Kovacic e Vinícius Júnior — é procurar saber onde estão aqueles que eram craques no jogo, mas que não deram tão certo assim na vida real, não é Éder Álvarez Balanta? Ou Yaya Sanogo?

Não à toa, diversos profissionais do futebol mundial utilizam a gigantesca base de dados do FM. E ela é o maior trunfo do game. O Football Manager surgiu do clássico Championship Manager, jogo que era uma parceria da Sports Interactive com a Eidos.

O uso do Football Manager no futebol profissional

Com a separação das duas empresas, em 2005, a Eidos ficou com a interface e o nome do jogo, enquanto a SI ficou com a base de dados. A Eidos lançou novas versões de Championship Manager, enquanto a SI usou a base de dados que herdou e criou o Football Manager. Você vê algum Championship Manager existindo até hoje? Pois é, mas o Football Manager está por aí, graças à base de dados.

Além disso, o FM consegue reproduzir de forma fiel o mercado de transferências da realidade.  Wayne Rooney admitiu que usa os olheiros contratados pelo jogo para observar jogadores, especialmente da América do Sul.

“Muito do mercado é a América do Sul e fizemos um acordo com o Football Manager onde damos a eles algumas propagandas e eles nos dão acessos aos seus olheiros, uns 11 ou 12 deles, que eles usam em diferentes lugares ao redor do mundo e que os ajudam a criar o jogo. José Mourinho fez algo similar no passado”, disse Rooney.

Como fã de Football Manager e já ativa no FM 24, a redação da Trivela pensou em trazer alguns textos sobre o jogo. E após falar de grandes promessas da América do Sul e de nomes promissores da África nas duas primeiras matérias da série, hoje trouxemos algumas revelações asiáticas, muitas vezes pouco exploradas no game, mas com ótimo destaque no futebol mundial. Para os treinadores, essa lista, de jovens bons e baratos, será valiosa.

Jaafar Shanishel — Goleiro — Al-Mina'a

Jaafar Shanishel é um goleiro iraquiano de 20 anos e muito potencial. O garoto ainda joga na liga do seu país, defendendo o Al-Mina'a, e, por isso, tem um custo baixo. É verdade que não se trata de um jogador pronto, mas que se trabalhado, possui um belo futuro. Seu salário é irrisório e seu preço de venda no início do jogo não ultrapassa os 100 mil euros.

Awad Al-Nashri — Volante — Al-Ittihad

Tendo recém-completado seus 22 anos, o volante Awad Al-Nashri é companheiro de Karim Benzema no Al-Ittihad e pode ser um nome bom e promissor, apesar de ligeiramente caro, para seu clube no FM 24. O garoto recebe um salário considerável e sua compra custaria cerca de 29 milhões de euros, precificação que pode ser relacionada com o momento financeiro que vive a Arábia Saudita, seu país natal.

Koki Saito — Meia — Sparta Rotterdam

O meia japonês Koki Saito, de 22 anos, defende o Sparta Rotterdam, da Holanda, emprestado pelo Lommel SK, da Bélgica. Mesmo se tratando de um jogador já pronto e de bom potencial, é possível contratá-lo por uma pechincha, cerca de 300 mil euros. Seu salário é baixo e ele também pode jogar como ponta-esquerda.

Oscar Gloukh — Meia — Red Bull Salzburg

O meia israelense Oscar Gloukh, de apenas 19 anos, é mais um jogador da fábrica de talentos do Red Bull Salzburg, da Áustria, e em breve pode pintar em grandes clubes europeus. Caso você queira se antecipar, terá de desembolsar 39 milhões de euros. Caro, né? Mas os salários do garoto são bem acessíveis para alguém que tem potencial de se tornar um dos melhores armadores do jogo.

Mahmoud Al-Aswad — Meia — Al-Karamah

O meia sírio Mahmoud Al-Aswad é daqueles jogadores que todo treinador com orçamento apertado gosta. Ainda está na liga do seu país, o que exige uma database maior, e, por isso, é bem baratinho, não chegando aos 100 mil euros. Além disso, tem salários muito baixos e contrato expirando no meio de 2024. Aos 20 anos, é um talento que pode render um belo custo-benefício. Também é polivalente, podendo jogar como ala e ponta-direita, e no centro do ataque.

Takuhiro Nakai — Meia — Rayo Majadahonda

Pertencente ao todo poderoso Real Madrid, o meia japonês Takuhiro Nakai está emprestado ao Rayo Majadahonda, que disputa divisões inferiores na Espanha. O garoto de 20 anos tem ótimo potencial e pode ser comprado por 6 milhões de euros. Seus salários são baixos.

Suphanat Mueanta — Ponta — OH Leuven

O ponta-direita, que também pode jogar na esquerda e como atacante centralizado, Suphanat Mueanta é outra excelente opção para times mais modestos do Football Manager 2024. O garoto de 21 anos atualmente defende o OH Leuven, da Bélgica, emprestado pelo Buriram United, de seu país, a Tailândia. Para contar com o talentoso garoto, não é preciso muito esforço. Uma proposta salarial baixa e 1 milhão de euros já selam acordo.

Liel Abada — Ponta — Charlotte FC

Liel Abada é um ponta-direita de Israel que foi recentemente comprado pelo Charlotte FC, da MLS, por 8 milhões de euros, mas que para um save sem atualizações de elencos, seria encontrado no Celtic, da Escócia. Aos 22 anos, pode atuar também como atacante centralizado e possui grande potencial. Se encontrado ainda nos escoceses, custará caro, cerca de 59 milhões de euros, sendo um daqueles momentos que o FM não se encaixa com a realidade como de costume.

Atiq Esam — Ponta — Al Wasl

O ponta-esquerda Atiq Esam, de apenas 18 anos, é um dos principais nomes asiáticos para o futuro no Football Manager 2024. O garoto emiradense recebe um salário acessível e custaria 10 milhões de euros, não muito barato, mas um investimento certeiro para o futuro. Apesar da pouca idade, não deve demorar a evoluir, se aproximando de seu auge.

Sultan Saleem — Ponta — Al Wasl

Caso você tenha achado Atiq Esam caro, o Al Wasl tem uma outra boa opção para a ponta-esquerda que, também aos 18 anos, surge com potencial semelhante. O jovem emiradense Sultan Saleem custaria 5 milhões de euros, a metade de seu companheiro de clube e, tendo um contrato de formação, seus vencimentos sairiam ainda mais baixos. O lado negativo é que ele chegaria menos pronto que Atiq, algo a se considerar dependendo do objetivo do treinador.

Idan Toklomati — Atacante — Maccabi Petach-Tikva

O centroavante Idan Toklomati, de 19 anos, é uma opção boa e barata para o ataque de seu time, já que ainda atua em Israel, seu país natal. Para contar com o promissor jogador, que também pode atuar nas duas pontas e como meia, seria necessário desembolsar menos de 1 milhão de euros. Seu salário também é baixíssimo. É um nome para se ficar de olho.

Dor Turgeman — Atacante — Maccabi Tel-Aviv

Aos 20 anos, Dor Turgeman é outro atacante de muito potencial que pode ser contratado por valores baixos no FM 24. O jogador defende o Maccabi Tel Aviv, de Israel, seu país, e vem ganhando mais destaque na liga local. Seu custo no game é de 2 milhões de euros e seus salários são irrisórios. Pode, ainda, jogar na ponta-esquerda e como meia-atacante.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo