Games

20 promessas sul-americanas para ficar de olho no Football Manager 2024

A Trivela separou 20 ‘wonderkids’ da América do Sul para os treinadores que querem reforçar seus elencos para agora e futuro no FM 24

O Football Manager 2024 foi lançado no dia 6 de novembro de 2023 e já se tornou rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. A franquia é amada por seu realismo na hora de reproduzir o mundo do futebol, mesmo que os gamers não possam, de fato, controlar os jogadores em campo. E dentre as inúmeras funções divertidas do FM 24, podemos destacar a possibilidade de evoluir jovens atletas, acompanhando o crescimento das promessas de perto até que se transformem em grandes estrelas do futebol mundial.

E tão legal quanto ver esses jogadores dando certo também na vida real — como foi o caso de ex-wonderkids (ou miúdos maravilha) do Football Manager, como Eden Hazard, Romelu Lukaku, Mateo Kovacic e Vinícius Júnior — é procurar saber onde estão aqueles que eram craques no jogo, mas que não deram tão certo assim na vida real, não é Éder Álvarez Balanta? Ou Yaya Sanogo?

Não à toa, diversos profissionais do futebol mundial utilizam a gigantesca base de dados do FM. E ela é o maior trunfo do game. O Football Manager surgiu do clássico Championship Manager, jogo que era uma parceria da Sports Interactive com a Eidos.

Com a separação das duas empresas, em 2005, a Eidos ficou com a interface e o nome do jogo, enquanto a SI ficou com a base de dados. A Eidos lançou novas versões de Championship Manager, enquanto a SI usou a base de dados que herdou e criou o Football Manager. Você vê algum Championship Manager existindo até hoje? Pois é, mas o Football Manager está por aí, graças à base de dados.

Além disso, o FM consegue reproduzir de forma fiel o mercado de transferências da vida real. O técnico Wayne Rooney admitiu que usa os olheiros contratados pelo jogo para observar jogadores especialmente da América do Sul.

“Muito do mercado é a América do Sul e fizemos um acordo com o Football Manager onde damos a eles algumas propagandas e eles nos dão acessos aos seus olheiros, uns 11 ou 12 deles, que eles usam em diferentes lugares ao redor do mundo e que os ajudam a criar o jogo. José Mourinho fez algo similar no passado”, disse Rooney.

Como fã de Football Manager e já ativa no FM 24, a redação da Trivela pensou em trazer alguns textos sobre o jogo. E iremos começar assim como Rooney, falando de grandes promessas da América do Sul. Quem treina clubes dos países do continente sabe que é mais fácil contratar revelações daqui do que da Europa e, para estes treinadores, essa lista, de jovens bons e baratos, será valiosa.

Froilan Díaz — Goleiro — Unión de Santa Fé

Aos 17 anos, Froilan Díaz, do Unión de Santa Fé, é um ótimo nome para aqueles treinadores que têm goleiros mais velhos, que irão se aposentar em alguns anos. O argentino ainda tem um contrato de formação e, por isso, não seria necessário muito dinheiro para seus salários. Ainda assim seu valor de mercado é alto e sua venda poderia ser fechada em 10,5 milhões de euros.

Luiz Turatto — Goleiro — Athletico-PR

Luiz Turatto é um jovem goleiro de 17 anos do Athletico-PR que pode ser a solução barata para o gol do seu time por muito, muito tempo. Com salário de formação e valor de mercado de 1,17 milhão de euros, o arqueiro pode ser contratado por 2,3 milhões de euros. É certo o retorno técnico e financeiro.

Emanuel — Lateral-direito — Real Madrid C

Revelado pelo Rayo Vallecano, o lateral-direito Emanuel é ítalo-brasileiro e já foi convocado para a Seleção sub-17 da Itália. Sem ter atuado no Brasil, o garoto de 16 anos defende o Real Madrid C e já tem um contrato com o clube espanhol. Apesar disso, seu salário é baixo e o custo para sua contratação ficaria em aproximadamente 750 mil euros. O mais difícil seria convencê-lo a aceitar o projeto do seu clube.

Facundo González — Zagueiro — Sampdoria

Um nome bom e barato para quem procura um zagueiro é o uruguaio Facundo González, de 20 anos, que defende a Sampdoria, emprestado pela Juventus. Apesar de já estar na Europa, o defensor revelado pelo Espanyol e com passagem pela base do Valencia é acessível e custaria apenas 250 mil euros. Seu salário também é baixo.

Valentín Gómez — Zagueiro — Vélez Sarsfield

O zagueiro argentino Valentín Gómez, de 20 anos, é jovem, mas já é titular do Vélez Sarsfield desde 2022. Custando 4,6 milhões de euros e com um salário muito acessível, o defensor chegaria para jogar em qualquer equipe do continente. Além disso, Gómez tem contrato com seu clube até o final de 2024, o que poderia facilitar uma saída.

Liberman Torres — Zagueiro — Recreativo

Zagueiro e volante, Liberman Torres, equatoriano de 21 anos pertence ao Villarreal e está emprestado ao Atlético Ottawa, na vida real. Apesar disso, começou o FM 24 cedido ao Recreativo. Para contar com o jogador, seria preciso desembolsar cerca de 1,1 milhão de euros. Seu salário é bem acessível até mesmo a equipes sem muitos recursos financeiros.

Lucas Esquivel — Lateral-esquerdo — Athletico-PR

Revelado pelo Unión de Santa Fé, o lateral-esquerdo argentino Lucas Esquivel foi contratado pelo Athletico Paranaense em 2023 e pode ser uma opção interessante para ser dono da posição em seu clube por uma década. Aos 22 anos, o defensor custa aproximadamente 7 milhões de euros e tem salário acessível.

Vicente Pizarro — Volante — Colo Colo

O Chile não vive seu melhor momento futebolístico, mas Vicente Pizarro, de 21 anos, é o famoso volante “chega e joga”. Desde 2021 sendo presença constante no time principal do Colo Colo, clube que o revelou, o jogador tem salário acessível e custa cerca de 7 milhões de euros. Não é tão barato, mas se trata de um reforço para toda a trajetória no jogo.

Fabricio Díaz — Meio-campista — Al-Gharafa

Bom, barato, pronto para chegar e jogar. Este é o meio-campista uruguaio Fabrício Díaz, de 21 anos, que defende o Al-Gharafa, do Catar. Contratado pela equipe do Oriente Médio em meados de 2023, o jogador é uma boa opção para a partir da janela de janeiro de 2024 no jogo. O jogador custaria cerca de 1,1 milhão de euros. O que pode pesar contra sua chegada são os altos salários, mas sendo possível pagar o que o atleta pede, se trata de um ótimo investimento.

Juan Sforza — Meio-campista — Newell’s Old Boys

Reforço do Vasco para 2024, Juan Sforza, de 21 anos, começa defendendo o Newell’s Old Boys no FM 24. Com contrato até o final de 2024 e custo de 4,6 milhões de euros, o garoto é uma excelente opção, já pronto para jogar e, futuramente, render um bom dinheiro. Se trata de um atleta versátil, que pode atuar em diversas posições do meio de campo.

Piero Quispe — Meia — Universitario

Único jogador peruano da lista, o meia Piero Quispe, de 22 anos, é mais um jogador promissor, bom e barato da América do Sul. Na vida real, foi contratado pelo Pumas, do México, na janela de janeiro, mas para quem iniciar um jogo sem as devidas atualizações, encontrará o jogador em seu país natal, custando 850 mil euros.

Pedro Vite — Meia — Vancouver Whitecaps

Meia baixinho e habilidoso, o equatoriano Pedro Vite foi revelado na fábrica de talentos do Independiente del Valle antes de ser vendido, em 2021, ao Vancouver Whitecaps, da MLS. Aos 21 anos, o jogador é um bom negócio para quem tem mais um pouco de dinheiro. Custaria por volta de 7 milhões de euros. Seu salário não é muito alto, o que o torna ainda mais atrativo.

Thomi Montefiori — Meia — Juventude

Thomi Montefiori é uma das melhores opções do Football Manager. O meia de 21 anos, que já foi chamado de “Messi de Chesire”, vive uma situação ímpar. Contratado pelo Grêmio em meados de 2023, o jogador deixou o clube após problemas contratuais e, livre no mercado, assinou com o Guarany de Bagé, que viria a cedê-lo por empréstimo ao Juventude. Com isso, quem começa o jogo sem atualizações de elenco pode oferecer um contrato para o garoto e contratá-lo sem pagar nada.

Lucas Assadi — Meia — Universidad de Chile

Mais um chileno da lista, Lucas Assadi é atacante da Universidad de Chile, tem 20 anos de idade e custa cerca de 7 milhões de euros. Um investimento considerável, é verdade, mas seu salário é baixo e se trata de um jogador com potencial para ser um dos melhores atacantes do continente, com potencial de venda. Camisa 10 do seu clube, joga como meia centralizado e pelas pontas.

Estevão — Meia — Palmeiras

Uma das grandes promessas do futebol brasileiro, o garoto Estevão, de 16 anos, já recebeu propostas de grandes equipes europeias na vida real, mas no Football Manager 2024 ainda é uma opção acessível. Com salário baixo e custando 3,5 milhões de euros, o “Messinho”, como era conhecido na base do Cruzeiro, pode atuar em qualquer lugar do meio para frente. Apesar das boas condições, deve ser muito difícil convencer o jovem craque do Palmeiras a negociar com um time que não seja um gigante do Velho Continente.

Miguel Carvalho – Meia – Espanyol

Mineiro de Curvelo, Miguel Carvalho tem 18 anos e também possui nacionalidade espanhola. O meia tem passagem pela famosa La Masía, base do Barcelona, mas desde bem novo faz parte das canteras do Espanyol. Com salário baixo e custo estimado de 1,1 milhão de euros, o garoto surge como uma excelente opção de mercado.

Gerónimo Rivera — Ponta — Banfield

Gerónimo Rivera tem 20 anos de idade e defende o Banfield, da Argentina, clube que o revelou. O garoto pode atuar nas duas pontas, em especial na esquerda, lado de seu pé dominante. Rápido e habilidoso, o baixinho argentino tem salário muito acessível. Por outro lado, seriam necessários 10,5 milhões de euros para contratá-lo.

Anderson Duarte — Atacante — Defensor Sporting

Com nome de brasileiro, o atacante uruguaio Anderson Duarte é o nome para ser procurado por todo o treinador que assumir equipes da América do Sul, em especial as brasileiras. Aos 19 anos, se trata de um jogador polivalente, que atua pelos lados e no centro do ataque. Trata-se de um investimento barato, cerca de 100 mil euros, com um salário super acessível. Na vida real, já esteve na pauta do Flamengo, em 2023.

Jhon Acurio — Atacante — Barcelona de Guayaquil

Mais um jogador da fábrica de talentos equatoriana, Jhon Acurio é daqueles atletas que os fãs de Football Manager amam. Aos 16 anos de idade, o centroavante é uma daquelas promessas de se acompanhar a trajetória. Estreou pelo time principal do Barcelona em 2023 e custaria 3,5 milhão de euros. Ainda com contrato de formação, Acurio tem salário acessível.

Rayan — Atacante — Vasco da Gama

O atacante Rayan, de 17 anos, é figurinha carimbada nas Seleções Brasileiras de base e pode ser o matador que você procura. Com 1,85m de altura, se trata de uma opção acessível tanto nos salários, quanto na taxa de transferências, podendo ser comprado por 3,5 milhões de euros. Também pode cair pela ponta direita. Já tem jogos e gol pelo profissional do Vasco.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo