Games

Professor quer usar Football Manager para melhorar aprendizado na Escócia

Futebol é um esporte que ensina muito. Você provavelmente já ouviu isso, se é que não viveu. A arquibancada é uma grande escola da vida. Derrotas formam caráter. Tudo isso é reconhecido pelos professores de educação física e estudiosos do esporte em geral. Mas um fato novo pode estar incluído nas aulas de educação física que particularmente nos agradou muito: Football Manager, o famoso simulador de técnico de futebol, pode ser usado como lição de casa em Aberdeen, na Escócia. Tudo porque o jogo é visto como uma forma de melhorar o aprendizado das pessoas e pode ser usado como uma ferramenta educacional.

UMA SAGA DE FM: Capítulo 27: A viagem ao Japão e um vice-campeonato
TWITTER: FM 2015 precisava de permissão dos pais para incluir joia norueguesa. Conseguiu pelo Twitter
FM 2015: Conversamos com o diretor do Football Manager e falamos sobre FM 2015

O papel de videogames e jogos em termos educativos é discutido há muito tempo e por gente muito séria. Mas um professor de educação física falou sobre isso mais especificamente em uma reunião da Associação Escocesa de Professores de Educação Física. A ideia de usar os games como forma de integrar a educação física é de Len Almond, ex-diretor do Centro Nacional da Fundação Britânica do Coração (British Heart Foundation). A ideia é que jogos como Just Dance e Football Manager sejam introduzidos em aulas de educação física.

A Associação Escocesa de Professores de Educação Física da Escócia tem mais de 300 membros e a reunião foi feita com o objetivo de discutir formas de produzir “educação física de alta qualidade, estruturado e progressivo”. O presidente, Iain Stanger, disse que jogos como Minecraft e Wii Fit também têm potencial para melhorar o aprendizado dos alunos da cidade. Ele dá aula em uma escola em Aberdeen, no norte do país. Football Manager foi um dos jogos sugeridos por Almond para ser usado na educação nas escolas.

“Eu sei que algumas escolas estão usando jogos de fantasia, RPG e outros, como Minecraft, que têm potencial para melhorar o aprendizado das pessoas. Jogos como Just Dance e Wii Fit também têm potencial para fazer isso”, declarou Stanger ao jornal Evening Express. “Jogos como Football Manager são uma forma muito boa de fazer as pessoas entenderem futebol e o papel que ele tem na nossa sociedade”, disse ainda o professor. O melhor dessa frase é que reconhece não só o futebol como algo importante dentro da sociedade como também reconhece o papel de um jogo como Football Manager nisso.

Talvez tenhamos arranjado a melhor desculpa de todos os tempos para jogar Football Manager: é educativo. Não que seja novidade para viciados como nós – chegamos até a falar que Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, poderia aprender uma coisa ou outra com FM. Podemos dizer que Football Manager ensina muito. E eu já estou aqui pensando em continuar melhorando meu aprendizado quando chegar em casa.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo