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Gamepédia do Futebol – #13 Sensible Soccer

Na contramão da evolução, a Sensible criou uma fórmula simples que apostava meramente no jogo de futebol

A evolução dos games acontece aproveitando o melhor dos antecessores e trazendo inovações. No mundo dos simuladores de futebol isso não é diferente, tanto que até agora na gameplay trouxemos uma progressão tecnológica marcada pela cronologia. Neste décimo terceiro episódio da Gamepédia, o cenário mudou bastante. A empresa britânica Sensible chutou para escanteio várias evoluções dos jogos anteriores e apostou em um fator essencial dos videogames: a diversão. Vindo de uma franquia que conquistou o prêmio de “Melhor Jogo Eletrônico de Futebol de Todos os Tempos”, o capítulo de hoje é dedicado a “Sensible Soccer”.

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Criada por dois antigos companheiros de faculdade, Jon Hare e Chris Yates, a Sensible Software iniciou a sua trajetória em Chelmsford, Essex, em 1986. A empresa britânica começou produzindo jogos para ZX Spectrum e Commodore 64 e dois anos depois, em 1988, lançou seu primeiro jogo de futebol – Microprose Soccer. Com a chegada dos consoles de 16-bits e o aquecimento do mercado de consoles doméstico, a Sensible começou a emplacar sucessos. Na grande maioria dos títulos, os destaques eram a alta qualidade na entrega e o senso de humor.

O Sensible Soccer é um jogo arcade, de visão aérea e ataque vertical. Lançado em 1992, ele teve destaque especialmente no Commodore Amiga, mas também rodou em outras plataformas como Atari ST e DOS. Seguindo a identidade da empresa britânica, o jogo direciona os usuários para uma experiência intensa e voltada especialmente para o entretenimento. Logo no vídeo de entrada, a pitada inglesa mostra a festa da torcida nos estádios.

Na gameplay, o simulador de futebol da Sensible reduziu os recursos técnicos e prezou por uma experiência de jogo rápida e intensa. Apesar de contar com modos de jogo de Liga, Copa e Amistoso – trazendo várias opções de clubes e seleções, totalizando 168 – Sensible Soccer não tentava trazer a experiência tática e realista do futebol. A ideia era entregar um game eletrizante, que você liga e sai jogando sem muita preparação ou curva de aprendizado.

A principal inovação do jogo, além da velocidade, era a visão aérea bem ampla. Com isso, tornou-se pouco necessária a presença dos grafismos de mapa, já que é possível ver quase metade do campo a todo momento. Apesar dos jogadores não prezarem pelo realismo, a isometria estava presente e a proporção entre o tamanho dos atletas e do campo entregava uma boa experiência de futebol. No ecrã, apenas estava presente o placar e o tempo de jogo – 90 minutos simulados que poderiam ter sua duração alterada antes do jogo. Acima de cada jogador, o número da camisa era o fato que diferenciava os atletas.

Mesmo com sua simplicidade, Sensible Soccer é um jogo notável na história dos simuladores de futebol. No começo dos anos 90, foi o único a bater de frente com Kick Off e conseguiu seu protagonismo antes da ascensão de FIFA. Depois do primeiro título, ainda foram lançados 10 outros jogos até 1999. Seis anos depois, a Sensible ainda tentou retornar com versões para mobile ou remakes, mas sem sucesso. Mas para aqueles que tiveram o prazer de jogar este clássico, ele nunca será esquecido!

A capa de Sensible Soccer
Foto de João Belline

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.
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