Gamepédia do Futebol – #13 Sensible Soccer
Na contramão da evolução, a Sensible criou uma fórmula simples que apostava meramente no jogo de futebol

A evolução dos games acontece aproveitando o melhor dos antecessores e trazendo inovações. No mundo dos simuladores de futebol isso não é diferente, tanto que até agora na gameplay trouxemos uma progressão tecnológica marcada pela cronologia. Neste décimo terceiro episódio da Gamepédia, o cenário mudou bastante. A empresa britânica Sensible chutou para escanteio várias evoluções dos jogos anteriores e apostou em um fator essencial dos videogames: a diversão. Vindo de uma franquia que conquistou o prêmio de “Melhor Jogo Eletrônico de Futebol de Todos os Tempos”, o capítulo de hoje é dedicado a “Sensible Soccer”.
VEJA TAMBÉM: Sensible Soccer, game clássico de 1992 que você deveria conhecer, vira selo comemorativo no Reino Unido
Criada por dois antigos companheiros de faculdade, Jon Hare e Chris Yates, a Sensible Software iniciou a sua trajetória em Chelmsford, Essex, em 1986. A empresa britânica começou produzindo jogos para ZX Spectrum e Commodore 64 e dois anos depois, em 1988, lançou seu primeiro jogo de futebol – Microprose Soccer. Com a chegada dos consoles de 16-bits e o aquecimento do mercado de consoles doméstico, a Sensible começou a emplacar sucessos. Na grande maioria dos títulos, os destaques eram a alta qualidade na entrega e o senso de humor.
O Sensible Soccer é um jogo arcade, de visão aérea e ataque vertical. Lançado em 1992, ele teve destaque especialmente no Commodore Amiga, mas também rodou em outras plataformas como Atari ST e DOS. Seguindo a identidade da empresa britânica, o jogo direciona os usuários para uma experiência intensa e voltada especialmente para o entretenimento. Logo no vídeo de entrada, a pitada inglesa mostra a festa da torcida nos estádios.
Na gameplay, o simulador de futebol da Sensible reduziu os recursos técnicos e prezou por uma experiência de jogo rápida e intensa. Apesar de contar com modos de jogo de Liga, Copa e Amistoso – trazendo várias opções de clubes e seleções, totalizando 168 – Sensible Soccer não tentava trazer a experiência tática e realista do futebol. A ideia era entregar um game eletrizante, que você liga e sai jogando sem muita preparação ou curva de aprendizado.
A principal inovação do jogo, além da velocidade, era a visão aérea bem ampla. Com isso, tornou-se pouco necessária a presença dos grafismos de mapa, já que é possível ver quase metade do campo a todo momento. Apesar dos jogadores não prezarem pelo realismo, a isometria estava presente e a proporção entre o tamanho dos atletas e do campo entregava uma boa experiência de futebol. No ecrã, apenas estava presente o placar e o tempo de jogo – 90 minutos simulados que poderiam ter sua duração alterada antes do jogo. Acima de cada jogador, o número da camisa era o fato que diferenciava os atletas.
Mesmo com sua simplicidade, Sensible Soccer é um jogo notável na história dos simuladores de futebol. No começo dos anos 90, foi o único a bater de frente com Kick Off e conseguiu seu protagonismo antes da ascensão de FIFA. Depois do primeiro título, ainda foram lançados 10 outros jogos até 1999. Seis anos depois, a Sensible ainda tentou retornar com versões para mobile ou remakes, mas sem sucesso. Mas para aqueles que tiveram o prazer de jogar este clássico, ele nunca será esquecido!
