Futebol feminino

Modesto Roma comanda departamento feminino do Santos mesmo sem cargo no clube

Ex-presidente do Santos foi consultado sobre retorno de Kleiton Lima ao comando técnico das Sereias da Vila

O Santos vive dias tensos departamento de futebol feminino. Após o retorno do técnico Kleiton Lima, sete meses após o mesmo deixar o cargo sob acusações de assédio, o clima nos bastidores é ruim. Parte do atual elenco está desconfortável com as últimas atitudes da diretoria, principalmente com a condução da coletiva de apresentação do treinador na última terça-feira (9), e desaprova o comando de Thaís Picarte. No entanto, as ordens não partem diretamente da coordenadora.

+ ‘E essa bunda aí?’: Kleiton Lima volta ao Santos, mas denúncias estão longe de acabar

Nos bastidores, quem dá as cartas desde o início do ano é Modesto Roma Júnior, empresário que presidiu o clube alvinegro no triênio 2015–17. Modesto foi convidado pela gestão de Marcelo Teixeira ainda em 2023 para assumir o departamento. A saúde debilitada fez com que ele recusasse o cargo no comitê gestor.

Porém, isso não impede o ex-presidente de ter um papel ativo em diversos âmbitos na modalidade, inclusive em contratações. O ex-diretor de futebol feminino do Alvinegro, Cassio Richter, que pediu afastamento da função nesta semana, contou à Trivela que Modesto foi consultado sobre o retorno de Kleiton.

— O Modesto é um consultor do departamento. Ele não tem um cargo, até porque está com a saúde abalada, mas tem uma vasta experiência (na modalidade) e sabe como conduzir. Ele estava, ou melhor, está em total acordo com o retorno do Kleiton — disse Richter à reportagem.

— Ele foi consultado sobre esse assunto (a volta do Kleiton). Na verdade, tudo a gente sempre pergunta para ele: “O que você acha, chefe?” — acrescentou.

A Trivela fez contato com Modesto em janeiro deste ano, mas ele negou estar à frente do departamento de futebol feminino. O Santos não respondeu aos questionamentos sobre o envolvimento do ex-presidente com a modalidade até a publicação deste texto.

Ex-diretor tinha pouco espaço nas Sereias

No papel, o organograma do departamento tem Thaís Picarte na coordenação, enquanto Aline Xavi, que detinha o mesmo posto na gestão anterior, hoje trabalha como uma espécie de supervisora da modalidade. Cassio Richter era o diretor de futebol, mas decidiu ficar apenas com seu trabalho no Conselho por ter “pouco espaço”, como ele mesmo apontou.

— Eu decidi me afastar porque a Thaís e Aline já estão fazendo um ótimo trabalho no departamento.

Modesto no futebol feminino

No próprio Santos, Modesto Roma promoveu uma revolução no futebol feminino. Entre 2007 e 2009, anos dourados para as Sereias da Vila. O ex-presidente foi supervisor administrativo da modalidade. No último ano da função no departamento, o time conquistou o título inédito da Libertadores, com Marta e Cristiane no esquadrão.

Anos depois, já na presidência, Modesto foi quem retomou o time feminino do Santos. A modalidade havia sido encerrada em 2012, mesmo após o bicampeonato da Libertadores. Foi sob a gestão dele que o Peixe levantou suas últimas taças: as edições de 2015 e 2016 do Campeonato Paulista e o Brasileiro de 2017. Desde então, as Sereias não conquistaram mais troféus.

Modesto foi expulso do quadro associativo em 2019

Em 2019, Modesto foi expulso pelo conselho deliberativo do quadro associativo do Santos. A decisão ocorreu após a reprovação das contas de seu último mandato.

O episódio que gerou o veto às finanças de sua gestão era referente à contratação de uma empresa particular para intermediar o pagamento dos valores de clube formador pela transferência de Neymar, que estava no Barcelona, para o Paris Saint-Germain.

Vale ressaltar que a decisão de cinco anos atrás não o impediria de retornar ao clube com um cargo no quadro de funcionários.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo