Libertadores Feminina

Ferroviária e Avaí Kindermann fecham a primeira fase da Libertadores Feminina na liderança de seus grupos

As duas equipes brasileiras se garantiram na primeira posição e poderão se enfrentar nas semifinais

Ferroviária e Avaí Kindermann endossaram o favoritismo dos clubes brasileiros na fase de grupos da Copa Libertadores Feminina. Nesta terça-feira, as duas equipes encerraram suas participações nas suas chaves com a primeira colocação. Atual campeã, a Ferrinha já estava garantida e só decidiu a liderança do Grupo A com o Independiente Santa Fe, se valendo do empate por 0 a 0. Já o Avaí Kindermann se confirmou na primeira posição ao vencer o confronto direto com o Cerro Porteño por 2 a 1 e ultrapassar as azulgranas no Grupo B. O outro representante brasileiro é o Corinthians, assegurado por antecipação nas quartas de final.

Com duas vitórias cada, Ferroviária e Santa Fe estavam confirmados na próxima fase. A questão era ver quem passaria em primeiro e, com saldo melhor, as Guerreiras Grenás dependiam apenas do empate. Foi o que aconteceu nesta terça. Durante o primeiro tempo, em que as colombianas foram superiores, a goleira Luciana segurou o zero no placar com ótimas defesas. Pouco antes do intervalo, a Ferrinha ainda teve um gol de Raquel anulado por impedimento. Já na segunda etapa, mesmo com as paulistas tomando conta das ações e vendo uma jogadora adversária expulsa, a igualdade prevaleceu.

No Grupo B, o Avaí Kindermann precisava pelo menos de um empate para confirmar a classificação, mas só a vitória interessava pela primeira colocação. E assim aconteceu, num triunfo dramático, ultrapassando o Cerro Porteño no topo da tabela. Diante da necessidade, as catarinenses tomaram conta do primeiro tempo e abriram o placar aos 36 minutos, com um gol de cabeça anotado por Camila. Todavia, o Cerro melhorou na segunda etapa e arrancou o empate aos 36, com Bélen Riveros marcando por cobertura. O alívio do Avaí Kindermann só viria cinco minutos depois, com o gol de Bárbara Melo num chute de efeito que valeu a liderança.

Com a conclusão dos dois primeiros grupos, um caminho até a final já ficou definido. A Ferroviária encara o Cerro Porteño nas quartas, enquanto o Avaí Kindermann medirá forças com o Independiente Santa Fe. Os vencedores desses duelos se pegarão na semifinal. O Corinthians fica do outro lado da chave e só pode pegar outro time brasileiro numa eventual decisão. As alvinegras encerram sua participação no Grupo D contra o Deportivo Capiatá, depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo