Corinthians arrebata Libertad Limpeño e vai às quartas de final da Libertadores Feminina pela 5ª vez
Corinthians classifica em primeiro lugar no grupo e pode enfrentar Internacional ou Boca Juniors no mata-mata

O Corinthians segue vivo na busca pelo tetracampeonato da Libertadores da América Feminina. Pela 5ª vez seguida, as Brabas estão classificadas para a fase do mata-mata da competição. A vaga veio nesta quinta-feira (12), depois da vitória de goleada por 5 a 0 sobre o Libertad Limpenõ. Já classificado desde a goleada por 6 a 0 diante do Always Ready, na última segunda-feira (9), Arthur Elias optou por entrar com um time diferente dos últimos jogos, e deixou no banco algumas das jogadoras-chave do elenco,
Mesmo poupando, o Corinthians teve um primeiro tempo melhor que o adversário, mas sem muita emoção. O início foi marcado pelas muitas quedas das jogadoras do Libertad, em uma clara tentativa de desestabilizar as atletas corintianas – e a estratégia deu certo, já que as atletas demostraram um nervosismo pouco característico.
Depois do intervalo, o treinador fez mudanças pontuais que potencializaram a equipe Alvinegra, como a entrada Yasmin, pelos lados, Vic Albuquerque e Gabi Zanotti, autoras dos dois primeiros gols da partida. Foi a camisa 10 que abriu o espaço para Andressa, Paulinha e Jenniffer, de pênalti, balançarem as redes também e sacramentarem a vitória.
Na saída do gramado, a atacante Vic Albuquerque falou sobre a importância do jogo e da classificação:
— A gente deu nosso melhor, foram jogos difíceis e a altitude também atrapalha na parte física, mas conseguimos pontuar, fizemos muitos gols, e estamos felizes. Agora é focar e trabalhar para não errar mais.
O Corinthians fechou a primeira fase em primeiro lugar com nove pontos. A segunda colocação ficou para o Colo-Colo com seis pontos e seis gols.
Histórico do Corinthians no mata-mata da Libertadores Feminina
Classificado para o mata-mata da edição desta temporada, o Corinthians nunca ficou de fora da fase decisiva da Libertadores Feminina. Apesar da fase de quartas de final ter começado a ser disputada a partir de 2019, as Brabas estiveram classificadas em todas desde então.
O retrospecto da equipe do Parque São Jorge é positivo: em 2019, mandou para casa o Santiago Morning, por 2 a 0; em 2020, as chilenas foram eliminadas mais uma vez pela equipe de Arthur Elias, por 7 a 0. No ano seguinte a equipe alvinegra, enfrentou o Allianza Lima, do Peru e carimbou a vaga com um placar de 3 a 1. A única eliminação da equipe alvinegra foi na última edição, diante do Boca Juniors.
Próximos jogos do Corinthians na Libertadores Feminina
O Corinthians vai enfrentar o América de Cali nas quartas de final da Libertadores feminina no domingo (15), em horário ainda não definido. O time colombiano foi o algoz do alvinegro na edição de 2021 do torneio, quando se classificou, nos pênaltis, sobre a equipe de Arthur Elias.