Eurocopa Feminina

Áustria vence, avança às quartas de final e elimina a Noruega ainda na fase de grupos

Enquanto isso, a Inglaterra fechou uma campanha perfeita com a terceira vitória em três rodadas goleando a Irlanda do Norte

A seleção norueguesa, novamente podendo contar com Ada Hegerberg em uma grande competição, teve uma estreia animadora na Eurocopa ao golear a Irlanda do Norte, mas não conseguiu sequer chegar às quartas de final. Nesta sexta-feira, perdeu por 1 a 0 para a Áustria e está eliminada da fase de grupos, enquanto a Inglaterra fechou uma campanha perfeita, ao derrotar as norte-irlandesas por 5 a 0.

A Noruega havia se complicado bastante ao ser goleada por 8 a 0 pela Inglaterra na segunda rodada porque entrou na última partida precisando vencer porque naturalmente o seu saldo de gols era trágico. Não chegou muito perto disso, em uma partida dominada pelas austríacas que marcaram o único gol aos 37 minutos do primeiro tempo e restringiram as norueguesas a apenas dois chutes no alvo.

A Áustria foi pouco a pouco dominando o primeiro tempo até marcar, aos 37 minutos, quando Billa raspou bem um excelente cruzamento de Verena Hanshaw. Os ajustes de intervalo não tiveram efeito. A Noruega pouco reagiu, sem o brilho de jogadoras como Hegerberg, Caroline Hansen ou Guro Reiten. E quase que a Áustria faz o segundo, aos 26 minutos, quando Lisa Makas recebeu o cruzamento na segunda trave e teve tanto tempo antes de chutar que demorou até demais. Guro Pettersen defendeu com as pernas.

Os números nem sempre dizem muita coisa, mas a Áustria terminou a partida com nove finalizações corretas, e a Noruega deu a sua primeira apenas aos 44 minutos do segundo tempo, com Bizet, que exigiu defesa da goleira Manuela Zinsberger. A pressão no fim foi infrutífera e, de qualquer maneira, a bicampeã europeia ainda precisava de dois gols para sobreviver.

É a segunda eliminação consecutiva da Noruega na fase de grupos da Eurocopa. Antes da edição passada, ela havia parado nessa fase apenas uma vez, em 1997, sempre chegando pelo menos às semifinais. A Áustria, semifinalista em 2017, em sua estreia na competição, enfrentará a Alemanha nas quartas de final da Eurocopa.

Enquanto isso, a Inglaterra, em primeiro lugar aguardando Espanha ou Dinamarca, terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento, 14 gols marcados e nenhum sofrido, após amassar a Irlanda do Norte em Southampton. Fran Kirby abriu os trabalhos com um chute colocado de fora da área, aos 40 minutos. Bethany Mead ampliou de perna esquerda, pouco depois, pegando a sobra na entrada da área – e com ajuda de um desvio.

Logo no começo do segundo tempo, a Inglaterra trabalhou bem a bola pela direita até Mead cruzar para a cabeçada firme de Alessia Russo. Russo, atacante do Manchester United, também marcou o quarto gol batendo na saída da goleira Jacqueline Burns, após um bonito giro ao dominar na entrada da área. Um incrível gol contra de Kelsie Burrows, que desviou na entrada da área e encobriu Burns, fechou a goleada inglesa.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo