Eurocopa Feminina

As boas do fim de semana: estreia de Neymar, Supercopa na Alemanha e Inglaterra e Brasileirão

Depois de um longo e especulativo período de férias e pré-temporada, o futebol europeu volta oficialmente nesta fim de semana, com o início do Campeonato Francês. A chamada Ligue 1 ganhou um imenso atrativo já para esta primeira rodada: Neymar estreando no Paris Saint-Germain. Bom, ao menos será apresentado no jogo contra o recém-promovido Amiens. Só que tem muito mais: Supercopa na Inglaterra e na Alemanha, Brasileirão, brasileiros na China e até o início da segundona inglesa.

Confira todos os jogos transmitidos na Programação de TV

O cara

Paris Saint-Germain x Amiens
Sábado, 12h00 – SporTV, ESPN Brasil

Como não poderia ser diferente, Neymar é o grande destaque do fim de semana. O atacante tem tudo para estrear no Paris Saint-Germain neste fim de semana, no jogo contra o Amiens no Parc dês Princes. O novo camisa 10 dos parisienses foi apresentado com pompa nesta sexta e será apresentado à torcida antes do jogo. A expectativa é que ele esteja entre os relacionados para jogar ao menos alguns minutos.

O clássico

Borussia Dortmund x Bayern de Munique
Sábado, 15h30 – Fox Sports, ESPN Brasil

Pôster da Supercopa da Alemanha (Foto: divulgação)
Pôster da Supercopa da Alemanha (Foto: divulgação)

Uma prévia da temporada com a Supercopa da Alemanha neste sábado à tarde. O jogo no Signal-Iduna Park reúne os dois que têm sido os principais times do futebol alemão, em um confronto que acirrou as rivalidades nos últimos anos. É a chance de ver, possivelmente, alguns dos contratados do Bayern em ação, como Rudy, Süle. James Rodríguez, machucado, fica fora. No Dortmund, a chance de acompanhar o trabalho do novo técnico Peter Bosz, que veio do Ajax. Fique de olho também em Christian Pulisic, o astro americano que ganha cada vez mais espaço.

O jogão

Chelsea x Arsenal
Domingo, 10h00 – ESPN Brasil

A Supercopa da Inglaterra (por lá chamada de Community Shield) acontece neste domingo, em Wembley. É uma boa chance de assistir ao campeão Chelsea, que passou a ter Álvaro Morata como camisa 9, além de Timoué Bakayoko, contra o Arsenal que continua sendo de Arsène Wenger e Alexis Sánchez. Um aperitivo para a temporada que se inicia.

Vale uma zapeada

Holanda x Dinamarca
Domingo, 12h00 – SporTV 2

Seleção da Holanda feminina tenta seu primeiro título (Photo by Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)
Seleção da Holanda feminina tenta seu primeiro título (Photo by Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

O domingo tem a final da Eurocopa Feminina, com transmissão do SporTV 2. Duas surpresas na competição, com a Dinamarca tendo eliminada a favorita Alemanha e a Holanda, que é dona da casa, tentando dar finalmente o passo para se tornar uma seleção de peso na categoria. Deve ser um jogo interessante.

Cruzeiro x Botafogo
Domingo, 16h00 – Globo (menos SP, DF, PE e MG), Premiere

Jogadores do Cruzeiro no Mineirão (Photo by Pedro Vilela/Getty Images)
Jogadores do Cruzeiro no Mineirão (Photo by Pedro Vilela/Getty Images)

O Cruzeiro vem em boa fase, enquanto o Botafogo tenta se recuperar depois de duas derrotas seguidas para São Paulo e Palmeiras. Só que o desafio é gigantesco, porque o Cruzeiro joga em casa, vem embalado e quer seguir subindo na tabela – atualmente é o sétimo colocado, dois pontos à frente e uma posição acima do próprio Botafogo. O time comandado por Mano Menezes tem bons talentos e organização, mas luta contra sua própria irregularidade.

Grêmio x Atlético Mineiro
Domingo, 16h00 – Globo (MG), Premiere

Antes do Brasileirão, Grêmio e Atlético Mineiro estavam cotados para brigarem nas primeiras posições da tabela. O Grêmio faz exatamente isso, como segundo colocado, mas o Atlético Mineiro não vai muito bem e é só o 11º colocado. Jogando em casa, o tricolor gaúcho sabe que não pode desperdiçar chances de somar os três pontos. Apesar da má fase, o Atlético segue sendo um time com bons talentos. Resta saber se vai resistir ao belo futebol que o Grêmio tem mostrado nesta temporada.

Bahia x São Paulo
Domingo, 16h00 – Globo (SP, DF, PE), Premiere

Se o Brasileirão fosse o programa do Serginho Mallandro, este jogo seria o quadro Porta dos Desesperados. O Bahia é o 16º colocado, primeiro time fora da zona do rebaixamento, enquanto o São Paulo é o 17º, já dentro dela. Um confronto direto contra o fantasma do rebaixamento.

Fique de olho

Celtic x Hearts
Sábado, 08h30 – Sem transmissão

Começa neste fim de semana o Campeonato Escocês e inclusive já mostramos a vocês um guia em forma de álbum de figurinhas. Este é o principal jogo desta primeira rodada: o campeão Celtic (e que começa como favorito de novo) contra o tradicional Hearts.

Saint-Etienne x Nice e Lyon x Strasburg
Sábado, 15h00 – Sem transmissão

O início da Ligue 1 neste fim de semana não tem só o PSG. Afinal, tem um jogo de tradição com o Saint-Étienne enfrentando o Nice de Mario Balotelli e o renovado Lyon contra o Strasburg. O Lyon tenta se reerguer com várias apostas, como Mariano Díaz, que veio do Real Madrid, Bernard Traoré, que chegou do Chelsea, além do zagueiro brasileiro Marcelo, que veio do Besiktas. Nice e Lyon miram as primeiras posições, então vale ficar de olho no desempenho de cada um deles.

Os brasileiros

Shanghai SIPG x Tianjin Quanjian
Domingo, 08h30 – Bandsports

Alexandre Pato, do Tianjin Quanjian (Foto: divulgação)
Alexandre Pato, do Tianjin Quanjian (Foto: divulgação)

Aqui não se trata do brasileiro, mas dos brasileiros. O Shanghai SIPG é um sério candidato ao título chinês e conta com os brasileiros Hulk, Oscar e Elkesson para isso. É atualmente o segundo colocado com 40 pontos, um atrás do líder Guangzhou Evergrande, de Felipão, Paulinho, Ricardo Goulart e Alan. Do outro lado, o Tianjian Quanjian, terceiro colocado na tabela com 35 pontos e que tem Alexandre Pato no ataque, além do belga Axel Witsel e do francês Anthony Modeste. Pato já chegou a 11 gols no Chinesão, mas o rival tem alguém com ainda mais: Wu Lei, do Shanghai SIPG, tem 13 gols.

O capitão

Aston Villa x Hull City
Sábado, 13h30 – Sem transmissão

John Terry foi anunciado pelo Aston Villa e vestirá a camisa 26, a mesma que usava no Chelsea (Foto: Aston Villa)
John Terry foi anunciado pelo Aston Villa e vestirá a camisa 26, a mesma que usava no Chelsea (Foto: Aston Villa)

Começa nesta sexta-feira a Championship, a segunda divisão inglesa. E uma figura certamente irá chamar a atenção: John Terry. O jogador foi para o Aston Villa para ser o capitão do time e já disse que será um fracasso não conseguir subir para a Premier League. Como sempre, a segundona inglesa traz aquele futebol rústico e muitas camisas tradicionais (qualquer time na Inglaterra parece que já tem 100 anos). O Hull foi rebaixado na temporada passada, então manteve um time forte.

CONFIRA: PROGRAMAÇÃO DE TV

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo