Futebol feminino

Donas do ‘El Clásico’: Barcelona goleia o Real Madrid e alcança sequência histórica

Barcelona abriu vantagem de seis pontos para o Real Madrid na liderança La Liga feminina e conquistou uma sequência histórica de vitórias sobre o maior rival

Líder da La Liga feminina, o Barcelona abriu uma vantagem de seis pontos para o Real Madrid, em confronto direto no ‘El Clásico'. Com direito a mais de 38 mil torcedores nas arquibancadas do Estádio Olímpico, as catalãs golearam as rivais por 5 a 0 e alcançaram um recorde histórico: 12 vitórias em 12 partidas no histórico contra as merengues. Aitana Bonmatí, Caroline Graham, Mariona Caldentey, Claudia Pina e Vicky López marcaram os gols da equipe culé.

O Barça ainda não sabe o que é perder nas nove rodadas desta temporada do Campeonato Espanhol até o momento e só sofreu dois gols. No entanto, o que se viu dentro de campo contra o Real Madrid, neste domingo, foi uma confirmação da distância que as equipes ainda possuem, mesmo se tratando das duas grandes potências da Espanha no futebol feminino. O saldo de gols do ‘El Clásico' agora está em 57 a 7 para as Blaugranas.

Show de Aitana Bonmatí e Caroline Graham

Por mais que as barcelonistas tenham feito uma partida coletivamente perfeita, duas jogadoras em especial se destacaram na goleada: Aitana Bonmatí e Caroline Graham. A cria da base catalã e a experiente norueguesa mantiveram o ritmo durante os 95 minutos de partida, imprimindo muita intensidade no ataque.

A goleira Misa Rodríguez foi a responsável impedir Aitana, nomeada Bola de Ouro, não completasse um festival de gols sozinha, mas nem ela conseguiu impedir o trabalho conjunto da dupla Bonmatí-Gragam. O primeiro gol foi um show de técnica das duas, Caroline encontrou Aitana na entrada da área, em condição para finalizar, e a meia mandou uma bola rasteira no cantinho esquerdo de Rodríguez, sem chances de defesa.

Ainda antes do intervalo, o terceiro gol do time catalão foi em uma jogada de oportunismo da camisa 10. Salma Paralluelo mandou uma bomba de fora da área, a bola bateu caprichosamente no travessão, pingou em frente à goleira merengue, e Caroline aproveitou a sobra para limpar a jogada e ampliar o marcador.

Ao fim da partida, Bonmatí falou sobre a conquista histórica em casa, com a presença de grande público, e destacou o momento especial que vive na carreira, após receber basicamente todas as premiações possíveis pelo desempenho na temporada passada.

– Ganhar por 5 a 0 não é fácil e conseguimos. Vencer o Madrid é especial porque é o eterno rival. Cada jogo é diferente, nós sabemos disso. No começo foi difícil para nós, achei que tudo ia ficar mais igual. No final, não paramos. Pessoalmente, estou no meu melhor momento desde que comecei, me sinto mais madura, tomando melhores decisões. No quarto gol, superei a Ivana no um a um, procurando a Pina, que tem aquele faro matador. Senti a atmosfera de Montjuïc (região onde fica localizado o Estádio Olímpico) da mesma forma que no Camp Nou. Eles remodelaram muito bem. É um prazer estar em Barcelona por tudo o que isso implica – afirmou a melhor jogadora do mundo.

Linda Caicedo sai de campo chorando após lesão

Além do resultado complicado para o lado das madrilenhas, uma lesão deixou o técnico Alberto Toril. Linda Caicedo, escolhida a Golden Girl da temporada, machucou o tornozelo direito ao se chocar com Cata Coll no segundo tempo de jogo. A jogadora saiu de campo mancando, com lágrimas nos olhos, claramente abalada pela dor. Ela deve passar por exames no clube para saber a gravidade da lesão.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo