Crise sem fim: ambiente da seleção espanhola feminina segue conturbado com polêmica entre Bonmatí e Tomé
Melhor jogadora da última Copa do Mundo e vencedora da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí é pivô da nova polêmica envolvendo a seleção espanhola feminina

A seleção espanhola feminina ainda não teve um período de tranquilidade após a conquista da Copa do Mundo de 2023, realizada na Austrália e Nova Zelândia entre julho e agosto. Além do beijo forçado de Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, em Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação e tudo que o caso desencadeou, La Roja acumulou polêmicas em todos os três períodos de Data Fifa após o término do Mundial.
Na Data Fifa de setembro, as jogadoras espanholas foram convocadas pela nova técnica Montse Tomé e obrigadas a se apresentar sob muito constrangimento depois de manifestarem publicamente sua recusa à equipe nacional com o caso Rubiales. Já na de outubro, um erro humano da delegada da seleção fez com que quatro atletas não estivessem regularizadas pela Uefa e precisassem ficar de fora do duelo contra a Suíça, pela Nations League. Agora, foi a vez de Aitana Bonmatí e Montse Tomé protagonizarem uma confusão na derrota para a Itália, na última sexta-feira (1).
Pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Nations League, a Espanha foi para o intervalo vencendo por 1 a 0 no Estádio Municipal de Pasarón, em Pontevedra. Na volta para o segundo tempo, no entanto, as atuais campeãs mundiais retornaram com apenas dez jogadoras. Antes que Tomé pudesse corrigir o erro, a Itália empatou. O jogo acabou em vitória da Azzurra por 3 a 2.
? ¡??? ???????!
⬆️ Lucía García y Esther González.
⬇️ Athenea del Castillo y Aitana Bonmatí.????? I 1-1 I 46′
? @La1_tve#JugarLucharYGanar I #UWNL pic.twitter.com/UKg8jF6PEa
— Selección Española Femenina de Fútbol (@SEFutbolFem) December 1, 2023
Após a partida, Montse Tomé culpou Aitana Bonmatí, eleita a melhor da Copa do Mundo deste ano e vencedora da Bola de Ouro, pelo ocorrido. Segundo a treinadora, a meio-campista do Barcelona avisou tarde demais que não estava disponível para a segunda etapa. Acontece que declarações de outras jogadoras contradisseram a comandante, enquanto a própria Bonmatí teve que rebater notícias divulgadas pela mídia local sobre o episódio.
As diferentes versões da confusão
Na entrevista coletiva após a derrota por 3 a 2 para Itália, Montse Tomé afirmou que a Espanha iniciou o segundo tempo com uma jogadora a menos porque Aitana Bonmatí avisou na volta do vestiário que não estava em condições de jogo. Como já estava tudo certo para o reinício da partida, com La Roja inclusive substituindo Athenea del Castillo por Lucía García, não teria sido possível realizar uma alteração.
— No intervalo fizemos a troca de Athenea para Lucía e depois quando íamos entrar no segundo tempo Aitana nos avisou com pouco tempo que não poderia continuar. Por isso começamos com um jogador a menos — declarou a treinadora.
A versão de Tomé, no entanto, divergiu da fala de Athenea del Castillo na zona mista. Sem saber o que a técnica havia dito, a atacante do Real Madrid disse que as substituições foram avisadas no início da palestra do intervalo.
— Começamos com uma jogadora a menos, mas não sei dizer por quê. São coisas que não podem ser repetidas. Foi um erro e pedimos desculpas porque não pode ser repetido. Ela (Montse Tomé) disse as mudanças assim que começou a palestra (no intervalo). Deve ter sido um erro de cálculo, não saberia te dizer. É algo com que temos que aprender porque não pode ser repetido — afirmou Athenea.
?️ Aitana da su versión sobre el lío del cambio ante Italia
? España empezó la segunda parte en inferioridad numérica por un desajuste en los cambios
? Algunas versiones apuntan a que Aitana habría pedido el cambio. Contradice a Athenea del Castillohttps://t.co/zhNMlVvV2g
— Diario SPORT (@sport) December 2, 2023
Três dias depois, em nova coletiva de imprensa, a comandante da seleção espanhola feminina minimizou a declaração da atacante, que “não teve informações suficientes”.
— Acho que ela (Athenea del Castillo) não teve tempo suficiente para ter informações suficientes para poder falar sobre isso. Como já disse, são coisas que ficam para nós e não seria bom se eu falasse sobre — pontuou Tomé.
Quem entrou no lugar de Bonmatí foi Esther González, outra que também foi perguntada sobre o que aconteceu e precisou dar seu ponto de vista.
— Não entendi nada. Eu estava no banco, com o segundo tempo já iniciado, e Montse e Irene (del Río, assistente) me disseram que eu tinha que entrar sem aquecimento — declarou a atacante.
Bonmatí dá sua versão e ironiza especulação sobre o caso
Nas redes sociais, Aitana Bonmatí também deu sua versão sobre o que aconteceu no vestiário durante o intervalo do confronto entre Espanha e Itália. No dia seguinte à derrota, a meia escreveu no X (antigo Twitter) que pediu para ser substituída porque não se sentiu bem.
— Depois de todas as informações e notícias que surgiram sobre a situação de ontem e vendo a publicação de algumas notícias que não condizem com os acontecimentos ocorridos, queria esclarecer o que aconteceu. No intervalo não me senti bem e pedi para a comissão técnica ser substituída porque entendi que o melhor para a equipe era a entrada de mais um companheiro. A partir daí a situação acabou e o importante é que a equipe se classificou para a Final Four — explicou a melhor jogadora do mundo.
Durante el descanso, no me sentí bien y le pedí al cuerpo técnico ser sustituida porque entendí que lo mejor para el equipo era que entrara otra compañera.
A partir de aquí, la situación no tiene más y lo importante es que el equipo consiguió la clasificación para la Final Four.
— Aitana Bonmatí Conca (@AitanaBonmati) December 2, 2023
Mas as publicações não impediram que a polêmica continuasse e até aumentasse. Já depois da vitória da Espanha sobre a Suécia por 5 a 3 pela última rodada da fase de grupos da Nations League, na terça-feira (5), o jornalista Juanma Castaño afirmou durante o programa “El Partidazo de Cope” que Bonmatí estava com a cabeça baixa no intervalo da partida contra a Itália e foi questionada por Tomé se estaria bem. Supostamente, a camisa 6 não teria respondido nenhuma das perguntas da técnica, que teria se irritado.
— Você não vai me responder? Quer que eu troque você? — teria dito Montse Tomé.
— Vamos lá, me troque — foi a resposta da craque divulgada pelo jornalista.
Novamente nas redes sociais, Aitana Bonmatí ironizou as falas de Juanma Castaño, escrevendo para ele “seguir mentido porque faz isso muito bem”. Sem voltar a entrar em detalhes sobre o assunto, foi a última vez que a jogadora se manifestou publicamente o assunto.
Seguiu mentint que ho feu molt bé ?? https://t.co/2VRDRd9Kjj
— Aitana Bonmatí Conca (@AitanaBonmati) December 6, 2023