Futebol feminino

Crise sem fim: ambiente da seleção espanhola feminina segue conturbado com polêmica entre Bonmatí e Tomé

Melhor jogadora da última Copa do Mundo e vencedora da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí é pivô da nova polêmica envolvendo a seleção espanhola feminina

A seleção espanhola feminina ainda não teve um período de tranquilidade após a conquista da Copa do Mundo de 2023, realizada na Austrália e Nova Zelândia entre julho e agosto. Além do beijo forçado de Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, em Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação e tudo que o caso desencadeou, La Roja acumulou polêmicas em todos os três períodos de Data Fifa após o término do Mundial.

Na Data Fifa de setembro, as jogadoras espanholas foram convocadas pela nova técnica Montse Tomé e obrigadas a se apresentar sob muito constrangimento depois de manifestarem publicamente sua recusa à equipe nacional com o caso Rubiales. Já na de outubro, um erro humano da delegada da seleção fez com que quatro atletas não estivessem regularizadas pela Uefa e precisassem ficar de fora do duelo contra a Suíça, pela Nations League. Agora, foi a vez de Aitana Bonmatí e Montse Tomé protagonizarem uma confusão na derrota para a Itália, na última sexta-feira (1).

Pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Nations League, a Espanha foi para o intervalo vencendo por 1 a 0 no Estádio Municipal de Pasarón, em Pontevedra. Na volta para o segundo tempo, no entanto, as atuais campeãs mundiais retornaram com apenas dez jogadoras. Antes que Tomé pudesse corrigir o erro, a Itália empatou. O jogo acabou em vitória da Azzurra por 3 a 2.

Após a partida, Montse Tomé culpou Aitana Bonmatí, eleita a melhor da Copa do Mundo deste ano e vencedora da Bola de Ouro, pelo ocorrido. Segundo a treinadora, a meio-campista do Barcelona avisou tarde demais que não estava disponível para a segunda etapa. Acontece que declarações de outras jogadoras contradisseram a comandante, enquanto a própria Bonmatí teve que rebater notícias divulgadas pela mídia local sobre o episódio.

As diferentes versões da confusão

Na entrevista coletiva após a derrota por 3 a 2 para Itália, Montse Tomé afirmou que a Espanha iniciou o segundo tempo com uma jogadora a menos porque Aitana Bonmatí avisou na volta do vestiário que não estava em condições de jogo. Como já estava tudo certo para o reinício da partida, com La Roja inclusive substituindo Athenea del Castillo por Lucía García, não teria sido possível realizar uma alteração.

— No intervalo fizemos a troca de Athenea para Lucía e depois quando íamos entrar no segundo tempo Aitana nos avisou com pouco tempo que não poderia continuar. Por isso começamos com um jogador a menos — declarou a treinadora.

A versão de Tomé, no entanto, divergiu da fala de Athenea del Castillo na zona mista. Sem saber o que a técnica havia dito, a atacante do Real Madrid disse que as substituições foram avisadas no início da palestra do intervalo.

— Começamos com uma jogadora a menos, mas não sei dizer por quê. São coisas que não podem ser repetidas. Foi um erro e pedimos desculpas porque não pode ser repetido. Ela (Montse Tomé) disse as mudanças assim que começou a palestra (no intervalo). Deve ter sido um erro de cálculo, não saberia te dizer. É algo com que temos que aprender porque não pode ser repetido — afirmou Athenea.

Três dias depois, em nova coletiva de imprensa, a comandante da seleção espanhola feminina minimizou a declaração da atacante, que “não teve informações suficientes”.

Acho que ela (Athenea del Castillo) não teve tempo suficiente para ter informações suficientes para poder falar sobre isso. Como já disse, são coisas que ficam para nós e não seria bom se eu falasse sobre — pontuou Tomé.

Quem entrou no lugar de Bonmatí foi Esther González, outra que também foi perguntada sobre o que aconteceu e precisou dar seu ponto de vista.

— Não entendi nada. Eu estava no banco, com o segundo tempo já iniciado, e Montse e Irene (del Río, assistente) me disseram que eu tinha que entrar sem aquecimento — declarou a atacante.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Bonmatí dá sua versão e ironiza especulação sobre o caso

Nas redes sociais, Aitana Bonmatí também deu sua versão sobre o que aconteceu no vestiário durante o intervalo do confronto entre Espanha e Itália. No dia seguinte à derrota, a meia escreveu no X (antigo Twitter) que pediu para ser substituída porque não se sentiu bem.

— Depois de todas as informações e notícias que surgiram sobre a situação de ontem e vendo a publicação de algumas notícias que não condizem com os acontecimentos ocorridos, queria esclarecer o que aconteceu. No intervalo não me senti bem e pedi para a comissão técnica ser substituída porque entendi que o melhor para a equipe era a entrada de mais um companheiro. A partir daí a situação acabou e o importante é que a equipe se classificou para a Final Four — explicou a melhor jogadora do mundo.

Mas as publicações não impediram que a polêmica continuasse e até aumentasse. Já depois da vitória da Espanha sobre a Suécia por 5 a 3 pela última rodada da fase de grupos da Nations League, na terça-feira (5), o jornalista Juanma Castaño afirmou durante o programa “El Partidazo de Cope” que Bonmatí estava com a cabeça baixa no intervalo da partida contra a Itália e foi questionada por Tomé se estaria bem. Supostamente, a camisa 6 não teria respondido nenhuma das perguntas da técnica, que teria se irritado.

— Você não vai me responder? Quer que eu troque você? — teria dito Montse Tomé.

— Vamos lá, me troque — foi a resposta da craque divulgada pelo jornalista.

Novamente nas redes sociais, Aitana Bonmatí ironizou as falas de Juanma Castaño, escrevendo para ele “seguir mentido porque faz isso muito bem”. Sem voltar a entrar em detalhes sobre o assunto, foi a última vez que a jogadora se manifestou publicamente o assunto.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo