Futebol feminino

São Paulo quer fazer história contra as históricas brabas do Corinthians

Tricolores abriram vantagem na partida de ida, com vitória de virada por 2 a 1 sobre as Brabas do Timão, na Vila Belmiro

A vitória de virada do São Paulo sobre o Corinthians, por 2 a 1, no último fim de semana, concedeu certa tranquilidade ao time tricolor para a partida de volta da final do Paulistão Feminino. Neste domingo, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez com mando de campo do Timão, na Neo Química Arena, que promete estar cheia para a decisão, às 10h30 (horário de Brasília). 

Peça fundamental da arrancada na Vila Belmiro, a atacante Mariana Santos exaltou a postura das companheiras, mesmo em uma partida com campo pesado por causa das fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista. 

– Fizemos um bom jogo na ida, o grupo sabia que era importante sair com a vantagem, mesmo que pequena, para que na partida de volta pudéssemos ter a oportunidade de entrar em campo mais tranquilas – ponderou a jogadora às vésperas da final.  

– Acredito que vai ser uma grande decisão, não tem nada decidido pois sabemos da qualidade da equipe adversária, mas estamos trabalhando muito essa semana, ajustando todos os erros que tivemos na última partida para que possamos entrar em campo e dar o nosso melhor – completou a camisa 25. 

Corinthians se prepara para partida de alta pressão

Pela terceira vez na história, as equipes se enfrentarão em uma final estadual. Em 2019 e 2021, as Brabas do Timão levaram a melhor no Clássico Majestoso, levantando o caneco nas duas oportunidades. Agora, elas buscam o tetra, e vão contar com o apoio da torcida para reverter o resultado negativo da ida.

– A gente tem levantado alguns pontos que estudamos, do primeiro confronto contra o São Paulo. Foi um jogo, como eu disse na coletiva passada, em que a gente teve um domínio e um controle do jogo, só que a gente fez isso um tanto longe do gol. Então, a ideia é que a gente chegue mais, até porque estamos atrás no placar – disse Enrique Iglesias, treinador que vai conduzir as Brabas até o encerramento da temporada, em vídeo da CorinthiansTV.

Por outro lado, o professor corintiano entende que a postura das Tricolores deve exigir do time da casa um alto controle psicológico. Afinal de contas, elas chegam com a vantagem debaixo do braço e um empate dá a elas a garantia da taça. 

 – Como é um jogo definitivo, existem situações em que a gente vai precisar lidar com a pressão do adversário. Então, pra a gente conseguir reverter o placar, que é o nosso propósito, estamos trabalhando em cima disso. A nossa ideia é que elas cheguem bem frescas, bem inteiras, para essa partida de domingo – completou. 

Nos últimos cinco anos, o Corinthians chegou em três decisões do Paulistão Feminino (sem contar com a desta temporada) e conquistou os três títulos, todos com Arthur Elias no comando. No fim de outubro, o treinador assumiu definitivamente a Seleção Feminina.

Corinthians x São Paulo em números

Na história do confronto são 12 partidas, sendo sete triunfos do Corinthians, quatro triunfos do São Paulo e um empate. O time alvinegro leva vantagem também nas conquistas desta temporada, em que já faturou o Campeonato Brasileiro, a Libertadores e a Supercopa. 

No Paulistão, o time Tricolor chegou a grande final com 10 vitórias e quatro derrotas em 14 partidas. Ao todo, marcou 31 gols e sofreu apenas oito. 

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo