Futebol feminino

FPF define finais do Paulistão Feminino: São Paulo x Corinthians podem reviver recordes de 2021

Clássico Majestoso vive a expectativa de novo recorde de público do futebol feminino nas finais do Paulistão Feminino

As finais do Paulistão Feminino 2023 estão definidas, e a decisão do campeonato estadual vai reeditar o Clássico Majestoso de dois anos atrás. No próximo domingo (19), São Paulo x Corinthians se enfrentam na partida de ida, às 16h (horário de Brasília), com mando da equipe tricolor na Vila Belmiro. Já no dia 26, a finalíssima acontecerá na Neo Química Arena, às 10h30. 

A decisão de 2021 marcou um momento muito importante da expansão do futebol feminino no Brasil. Enquanto o país ainda lidava com as consequências da pandemia, a final feminina levou mais de 30 mil pessoas à Arena para prestigiar as Brabas.

Naquela final, o público superou a marca de 2019, que seria batida pelo próprio Corinthians em outras duas oportunidades. Um ponto interessante é que, em 2022 e 2023, a Neo Química Arena recebeu mais duas grandes decisões da equipe alvinegra com torcida em peso no estádio.  

Por outro lado, o feito alcançado pelo Corinthians dentro de campo também foi histórico. Com o título conquistado dentro de casa, o clube alvinegro foi tricampeão estadual e coroou uma campanha da tríplice coroa naquele ano. As Brabas levantaram as taças do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América em 2021. Nesta temporada, elas podem superar esses números

Neo Química Arena: casa de recordes do futebol feminino 

Por mais que seja a casa do Corinthians, a Neo Química Arena se tornou a casa dos recordes do futebol feminino no Brasil. Dos cinco maiores públicos da modalidade, quatro estão no estádio em Itaquera, inclusive o recorde sul-americano. O terceiro lugar pertence ao Beira-Rio, estádio do Internacional, que recebeu mais 36 mil pessoas in loco na final do Brasileirão de 2022. O Majestoso é mais uma oportunidade de um número expressivo entrar na lista.

Veja os recordes de público do futebol feminino no Brasil: 

  • 42.566 – Corinthians 2 x 1 Ferroviária, (Brasileirão 2023)
  • 41.070 – Corinthians 4 x 1 Internacional, (Brasileirão 2022)
  • 36.330 – Internacional 1 x 1 Corinthians, (Brasileirão 2022)
  • 30.077 – Corinthians 3 x 1 São Paulo, (Paulistão 2021)
  • 28.862 – Corinthians 3 x 0 São Paulo, (Paulistão 2019)

Brabas do Timão buscam a quádrupla coroa

Além dos números impressionantes nas arquibancadas, o Corinthians feminino pode conquistar a quádrupla coroa. Neste ano, a equipe teve uma temporada basicamente perfeita até o momento, com títulos na Supercopa, Brasileirão e na Libertadores Feminina. Se conquistar a taça do Paulistão, a equipe iria superar o feito de 2021. 

No último domingo, as corintianas marcaram mais uma vez o nome na história ao golear o Palmeiras por 8 a 0, no jogo de volta da semifinal. O resultado, que é o mais elástico do Dérbi no futebol feminino, demonstra uma equipe embalada e que, apesar de ter “perdido” Arthur Elias para a Seleção Feminina, continua apresentando um bom futebol de alto nível. 

Do outro lado, o São Paulo busca a última oportunidade de levantar um caneco em 2023, depois de virar o placar da semifinal bravamente contra o Santos, em plena Vila Belmiro, no último lance de jogo. Nos pênaltis, as Tricolores confirmaram a classificação para a final com uma atuação espetacular da goleira Carlinha

O campeão do Paulistão Feminino deste ano receberá R$ 1 milhão, enquanto o vice-campeão embolsa R$ 500 mil.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Livia Camillo é jornalista multimídia e videomaker. Foi colunista de esportes femininos por um ano e meio no Nós, vertical de diversidade do Terra, portal onde também foi repórter de vídeo na editoria de games e eSports. Tem passagem pelo hard news do UOL Esporte e por outras redações de São Paulo.
Botão Voltar ao topo