Futebol feminino

Em clássico insano, São Paulo marca no último lance, derruba Santos nos pênaltis e vai à final do Paulistão Feminino

Resiliente, São Paulo luta, supera Santos de virada dentro da Vila Belmiro e, nos pênaltis, carimba passaporte rumo à decisão estadual

A Vila Belmiro testemunhou um jogo brigado, disputado e para lá de emocionante na noite desta segunda-feira (13). No apagar das luzes, com gol nos acréscimos do segundo tempo, o São Paulo venceu o Santos por 3 a 2 e forçou a disputa de pênaltis, já que o Peixe havia triunfado (1 a 0) na partida de ida. Aline Milene, Gláucia e Ana Alice marcaram para o Tricolor, enquanto Ketlen e Cristiane fizeram os tentos do lado do Peixe.

Na marca da cal, o São Paulo se aproveitou da frustração santista, que tinha o jogo na mão até os acréscimos. O triunfo por 4 a 2 colocou o Tricolor na finalíssima estadual.

Como foi a vitória do São Paulo sobre o Santos

Atrás no placar agregado, já que perdeu o jogo de ida por 1 a 0, o São Paulo não tinha alternativa a não ser partir para cima do Santos na Vila Belmiro. E foi o Tricolor quem tomou a iniciativa no clássico. Aline Milene recebeu passe longo pelo lado direito e serviu Ariel na marca do pênalti. A camisa 9 bateu na saída da goleira Camila Rodrigues, que desviou. Na sequência, a zaga cortou providencialmente e afastou o perigo. A resposta santista foi letal. Aos 15′, Giovanna Fernandes cruzou, a defesa do São Paulo parou e Ketlen, livre na pequena área, só teve o trabalho de empurrar para o gol. Falha da arqueira Carlinha, que subiu e não achou nada.

Resiliente, o São Paulo não se deu por vencido e empatou pouco tempo depois. Com 21′ no relógio, Fê Palermo arrancou pela ponta esquerda, cruzou fechado e a goleira Camila Rodrigues deu rebote nos pés de Aline Milene. Na hora certa e no lugar certo, a meia do Tricolor catucou e deixou tudo igual. A esperança são-paulina, entretanto, não durou muito. Aos 24′, Thaisinha acertou o travessão em cabeçada firme. Atenta, Cristiane aproveitou a sobra e recolocou o Santos em vantagem.

Na volta do intervalo, Gláucia tratou de reascender a chama do São Paulo no jogo. Depois de bonita tabela entre Fê Palermo e Maressa, Ariel acionou a camisa 11 com passe açucarado. A atacante tocou na saída da goleira e empatou. A partir daí, o Tricolor pressionou em busca da virada e da igualdade no placar agregado. E conseguiu. No apagar das luzes, aos 54′ minutos do segundo tempo, em bola despejada na área do Santos, a zagueira Ana Alice abaixou e testou consciente, no cantinho de Camila Rodrigues. A virada levou a decisão para os pênaltis.

São Paulo supera Santos nos pênaltis

A experiente Cristiane foi quem abriu as cobranças. E perdeu. A camisa 11 chutou forte e acertou o travessão. Maressa colocou o São Paulo na frente ao deslocar Camila Rodrigues. E o pesadelo santista continuou. Thaisinha parou em Carlinha, que voou no canto esquerdo e espalmou.

Fria, Micaelly tirou de Camila, que até tentou, mas não achou nada. O Santos saiu do zero com Bia Menezes. Mas Vivian ampliou e frustrou as Sereias da Vila. Com emoção (bola bateu no travessão e entrou), Tayla diminuiu. A zagueira Pardal foi a encarregada de decidir a parada. E não decepcionou. Com extrema categoria, a camisa 4 colocou lá dentro e sacramentou a classificação do São Paulo.

São Paulo enfrentará um Corinthians embalado na decisão

O São Paulo já sabe quem enfrentará na finalíssima do Campeonato Paulista Feminino. Trata-se do Corinthians, que bateu o Palmeiras com um 9 a 0 incontestável no agregado da semifinal. A Vila Belmiro recebe a partida de ida, enquanto a Neo Química Arena será o palco do segundo e derradeiro encontro entre as Sereias da Vila e as Brabas do Timão.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo