Copa do Mundo Feminina

Copa Feminina: Inglaterra avança nos pênaltis e Austrália dá show no contra-ataque

Na próxima terça, França x Marrocos e Colômbia x Jamaica disputam as últimas duas vagas das quartas de final

O terceiro dia das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina reservou um grande susto para a Inglaterra, que empatou com a Nigéria, e só avançou nos pênaltis. Já a anfitriã Austrália deu show em casa, além de uma aula de contra-ataque, e eliminou a Dinamarca com vitória por 2 a 0. 

Com os resultados desta segunda-feira (7), Inglaterra e Austrália aguardam os últimos confrontos da fase para saber quem enfrentarão nas quartas de final.

VEJA MAIS: Em dia de goleiras, Holanda avança e Suécia elimina EUA

Oitavas de final – 8 de agosto, terça-feira

Copa Feminina: resultados, gols e destaques das oitavas

Inglaterra 0 (4) x (2)  0 Nigéria  

A Inglaterra passou por apuros no confronto contra a Nigéria. Francas favoritas a garantir a vaga nas quartas de final, as inglesas ficaram no empate sem gols no tempo regulamentar com as africanas. 

A partida foi muito burocrática de forma geral, principalmente porque as seleções demonstraram um muito medo de se expor. No entanto, as nigerianas tiveram a faca e o queijo na mão para vencer. O motivo: a atitude infantil de Lauren James. 

A atacante britânica teve uma atitude antidesportiva no fim do jogo. Ela deu um pisão em Michelle Alozie, que estava caída no gramado após uma disputa de bola. A árbitra Melissa Rojas puniu Lauren com o cartão amarelo, mas a pedido do VAR revisou o lance e mudou sua decisão, aplicando o vermelho. 

A expulsão fez com que a Inglaterra tivesse uma jogadora a menos durante toda a prorrogação, mas as africanas não aproveitaram a vantagem. Nos pênaltis, deu a lógica, e as europeias conquistaram a vaga. 

Inglaterra x Nigéria: pênaltis

Inglaterra: Chloe Kelly, Alex Greenwood, Rachel Daly, Bethany England marcaram e Georgia Stanway errou.

Nigéria: Christie Ucheibe e Ajibade marcaram e Michelle Alozie e Desire Oparanozie erraram. 

Austrália 2 x 0 Dinamarca

Uma das surpresas positivas da Copa, a Austrália mostrou o quanto evoluiu sob o comando do técnico Tony Gustavsson. Ele teve um papel fundamental para que as australianas conseguissem unir a velocidade, inerente da equipe, a um jogo mais tático e organizado. 

Esses dois pontos se provaram verdadeiros no confronto contra a Dinamarca. A organização na defesa se aliou à velocidade do contra-ataque, liderado por Mary Fowler, dona das duas assistências para as autoras dos dois gols das Matildas, Hayley Raso e Caitlin Foord.

A seleção da Oceania teve outra boa notícia com o retorno de sua principal atleta, Sam Kerr, que deve estar 100% recuperada para a próxima fase.  

Apesar de não serem favoritas no embate, as escandinavas provaram que estão longe de sua melhor versão. A nítida falta de criatividade, que foi o grande problema do time na fase de grupos, voltou a aparecer contra a Austrália.

Nem mesmo a estrela Pernille Harder vestindo a camisa 10, foi capaz de mudar as constantes ligações diretas da defesa para o ataque, única forma que a equipe encontrou para se livrar da marcação. A equipe dirigida por Lars Sondergaard demonstrou um futebol nada convincente, que mereceu cair nas oitavas.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Livia Camillo é jornalista multimídia e videomaker. Foi colunista de esportes femininos por um ano e meio no Nós, vertical de diversidade do Terra, portal onde também foi repórter de vídeo na editoria de games e eSports. Tem passagem pelo hard news do UOL Esporte e por outras redações de São Paulo.
Botão Voltar ao topo