Copa Feminina aumenta audiência do sportv em 400%: qual o próximo argumento?
Segundo divulgou a Globo, o jogo Nigéria x Canadá levou o sportv à liderança da TV paga e aumentou a média de audiência da faixa em 400%

A clássica visão de que o futebol feminino não deveria ganhar tanta atenção na mídia por não despertar interesse do público sofreu mais um duro golpe nesta sexta-feira (21). Horas depois de a Cazé TV alcançar o recorde de audiência simultânea de uma partida de futebol feminino transmitida no YouTube no Brasil, o canal sportv divulgou também ter alcançado bons índices de audiência com Nigéria x Canadá, jogo da primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina que começou nesta semana.
Segundo divulgou a Globo, o jogo da noite de quinta-feira levou o sportv à liderança da TV paga e aumentou a média de audiência da faixa em 400%, o que representa um aumento de cinco vezes da audiência em comparação com as quatro semanas anteriores.
Nigéria 0 x 0 Canadá, que teve início às 23h30 (de Brasília) foi o primeiro dos 18 jogos que serão exibidos pelo sportv na fase de grupos da Copa e foi acompanhado por mais de 930 mil pessoas.
Terá Copa feminina na TV aberta de novo, mas ainda é muito pouco
Há um índice da medição de audiência na TV chamado “share”, que representa a proporção de televisões ligadas num evento em relação ao todo do público. No caso do jogo, o share foi de 72%, ou seja, a cada dez televisões ligadas em canais esportivos, sete sintonizavam a transmissão da Copa Feminina.
Copa do Mundo 2019 foi a mais vista da história
Segundo divulgou a Fifa, 1,12 bilhão de pessoas viu a Copa do Mundo Feminina 2019 pela internet ou pela televisão. A audiência por mais de 20 minutos teve 560% de aumento na América do Sul em relação à edição de 2015.
Os quatro jogos do Brasil integraram o ranking de oito mais vistos pelo mundo, em 205 diferentes territórios. No Brasil, a Copa foi transmitida em Globo e Band na TV aberta e sportv e Bandsports na TV fechada.
— A Copa Feminina da França ficou marcada como o início de uma nova era para o futebol feminino. E não só no Brasil, mas no mundo (…) é possível identificar a construção do acontecimento jornalístico em relação à Copa Feminina — escreve a pesquisadora Letícia de Castro no artigo “Futebol Feminino não dá audiência”, disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
CazéTV também teve recorde em Nigéria x Canadá
A Copa do Mundo Feminina garantiu um recorde para a CazéTV, detentora dos direitos de transmissão da competição no YouTube. Na madrugada de quinta para sexta-feira (21), o canal, pertencente ao streamer e influenciador Casimiro Miguel, registrou a maior audiência simultânea de uma partida de futebol feminino da plataforma no Brasil com o empate sem gols entre Nigéria e Canadá.
Durante o primeiro tempo do confronto, a transmissão obteve um pico de 149 mil pessoas no YouTube. A marca superou o recorde obtido na quinta-feira (20) pela própria CazéTV, na vitória da anfitriã Austrália sobre a Irlanda por 1 a 0. Na ocasião, 136 mil aparelhos estavam conectados ao mesmo tempo no jogo.
A transmissão contou com a narração de Julio Cantarelli e os comentários das ex-jogadoras Juliana Cabral e Fran. A tendência é que o canal bata novamente o recorde no decorrer da competição. A CazéTV transmitirá todas as partidas da Copa do Mundo Feminina de 2023, incluindo as da seleção brasileira.