Copa do Mundo Feminina

Copa do Mundo Feminina: Classificação dramática da África do Sul e Brasil eliminado no 14º dia

Em duelo emocionante com a Itália, África do Sul arranca a classificação, enquanto o Brasil cai na primeira fase da Copa

O dia de Copa do Mundo teve novas surpresas e resultados emocionantes. Os primeiros jogos do dia definiram a classificação da favoritíssima Suécia, que venceu a Argentina, além da surpreendente África do Sul, que superou a Itália. Também teve um resultado terrível para o Brasil, que foi eliminado ainda na fase de grupos diante da Jamaica, outra das surpresas da competição até aqui. Enquanto isso, a França desfilou contra o Panamá para garantir a primeira posição.

Copa do Mundo Feminina: resultados, gols e melhores momentos

Argentina 0x2 Suécia: Favorita venceram as raçudas argentinas

Elin Rubensson comemora o segundo gol da Suécia contra a Argentina (Icon Sport)

A Suécia, a gente favorita do grupo, vinha de uma goleada na rodada anterior, com um impressionante 5 a 0 sobre a Itália. Contra a Argentina, um time aguerrido, as suecas venceram por 2 a 0, o que garantiu três vitórias na fase de grupos. Mesmo lutando muito em campo, as albicelestes ainda estão em um nível inferior em relação a seleções fortes como é o caso da Suécia.

O primeiro gol só saiu no segundo tempo. Sofia Jakobsson recebeu pela direita e cruzou para a área e Rebecka Blomqvist chegou de cabeça para marcar 1 a 0. Já na reta final do jogo, aos 44 minutos, Gabriela Chávez agarrou Bomqvist na área em um cruzamento. A árbitra marcou o pênalti. Elin Rubensson cobrou e marcou 2 a 0, fechando o placar.

África do Sul 3×2 Itália: Banyana Banyana conseguem classificação dramática

No outro jogo do grupo, África do Sul e Itália fizeram um confronto direto por vaga nas oitavas de final no Westpac Stadium, em Wellington, na Nova Zelândia. A Itália precisava do empate para seguir adiante, contanto que a Argentina não vencesse a Suécia, como acabou não acontecendo. Só que foi a África do Sul que conseguiu uma classificação épica, com gol nos acréscimos.

O primeiro go do jogo foi da Itália. Logo aos 10 minutos, Arianna Caruso cobrou e marcou 1 a 0. As sul-africanas acertaram a trave aos 20 minutos com Robyn Moodaly. O empate das Banyana Banyana veio de forma trágica para as italianas. Benedeta Orsi fez um recuo muito descuidado para a goleira Francesca Durante. O recuo foi muito forte, na direção do gol e longe da goleira. Um gol contra terrível que colocou 1 a 1 no placar.

A virada veio no segundo tempo. Aos 21 minutos, Thembi Kgatlana fez uma grande jogada, com um passe preciso para Hildah Magaia entrar na área e finalizar para colocar no fundo da rede: 2 a 1.

A Itália precisava do empate para não ser eliminada e foi buscar. Aos 33 minutos, Cristiana Girelli cobrou escanteio para a área e Arianna Caruso marcou seu segundo gol no jogo: 2 a 2. Placar que já bastava para a Azzurra. A Itália poderia ter matado o jogo aos 41, em uma boa jogada pela direita que Girelli finalizou fraco e desperdiçou a chance.

O jogo foi travado e a árbitra Maria Carvajal, do Chile, deu 11 minutos de acréscimos. Aos 46 minutos, as sul-africanas fizeram uma ótima jogada, com Hildah Magaia entrando veloz pelo lado esquerdo da área e tocando para o meio, onde Thembi Kgatlana completar para o gol: 3 a 2. Placar que garantia a seleção africana nas oitavas de final.

Classificação do Grupo G

Quem avança em primeiro é a Suécia, com três vitórias em três jogos. A África do Sul é a segunda colocada, com quatro pontos, um a mais que a Itália, terceira colocada. A Argentina ficou em último.

Grupo G
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Suécia (F)

Suécia (F)

3 3 0 0 8 9
2 África do Sul (F)

África do Sul (F)

3 1 1 1 0 4
3 Itália (F)

Itália (F)

3 1 0 2 -5 3
4 Argentina (F)

Argentina (F)

3 0 1 2 -3 1

Panamá 2×6 França: Hat trick de Diani

Diani comemora um dos seus gols (Icon Sport)

As francesas chegaram à última rodada com uma missão mais tranquila. O Panamá é a seleção mais fraca e tinha perdido seus dois jogos anteriores. Perdeu mais uma vez, ainda que tenha conseguido dar um susto no começo. As francesas venceram por 6 a 3, garantindo a classificação e o primeiro lugar da chave.

Logo a dois minutos, Marta Cox Villarreal marcou um golaço de falta. Uma cobrança de falta de longe que ela colocou no ângulo, com um minuto de jogo. Só que o empate não demorou. Em cruzamento para a área. Maëlle Lakrar chutou, a zagueira tentou tirar e ainda colocou para dentro, igualando o placar em 1 a 1. Veio então um show de Kadidiatou Diani. Ela marcou o segundo da França aos 20 minutos. Aos 35, de pênalti, Diani marcou de novo e colocou 3 a 1 no placar. Ainda no primeiro tempo, Lea Le Garrec marcou 4 a 1, aos 50 minutos.

Na segunda etapa, outro pênalti que Diani cobrou para ampliar o placar para 5 a 1. O jogo estava definido, mas o Panamá ainda diminuiu. Aos 19, Yomira Pinzón marcou o segundo gol das panamenhas e, aos 41, Lineth Cedeño ainda marcou o terceiro, diminuindo o placar para 5 a 3.

No fim do jogo, a França fez mais um antes de fechar a conta.

Jamaica 0x0 Brasil: Seleção eliminada na primeira fase

Jogadoras jamaicanas comemoram a classificação (Icon Sport)

A Jamaica precisava de um empate para se classificar. Com a boa defesa que mostrou nos dois primeiros jogos, especialmente contra a França, uma adversária de peso, já era esperado que as caribenhas trancassem o jogo de toda forma que pudessem. O Brasil decepcionou, amargou empate por 0 a 0 e está eliminado da Copa do Mundo.

O Brasil tomou a iniciativa, mas fez novamente um jogo muito abaixo. Embora as estatísticas mostrem que o time chutou muito a gol, o que vimos em campo foram pouquíssimas chances de gol. No segundo tempo, o Brasil não conseguiu tirar um “uuuuh” da torcida. A eliminação foi sendo desenhada e ficando mais e mais clara com o passar dos minutos.

Foi uma das piores atuações do Brasil sob o comando de Pia Sundhage.

Classificação do Grupo F

A França avança como primeira colocada, enquanto a Jamaica fica com a segunda posição. O Brasil está eliminado.

Grupo F
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 França (F)

França (F)

3 2 1 0 4 7
2 Jamaica (F)

Jamaica (F)

3 1 2 0 1 5
3 Brasil (F)

Brasil (F)

3 1 1 1 3 4
4 Panamá (F)

Panamá (F)

3 0 0 3 -8 0
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo