Jornal francês revela por que Rennes escolheu Sampaoli: ‘vai agitar tudo’
Técnico argentino assina com o clube da Bretanha até o final da temporada 2025/26 e chega para buscar uma remontada na Ligue 1
O argentino Jorge Sampaoli irá para seu terceiro trabalho como treinador na Europa. Nesta última segunda-feira (11), o Rennes anunciou a contratação do comandante até o final da temporada 2025/26.
Desempregado desde setembro de 2023, quando deixou o Flamengo, Sampaoli era especulado como um possível nome para assumir o Santos no ano que vem.
A Trivela apurou que o clube havia resolvido pendências jurídicas com o técnico e o presidente Marcelo Teixeira gostaria da ideia de contratá-lo para 2025.
Sem acordo com o Santos, Sampaoli abriu conversas e chegou a um negócio rápido com o Rennes, clube que atualmente está na 13ª colocação do Campeonato Francês e demitiu recentemente Julien Stéphan.
Rennes tenta adotar uma nova filosofia com Jorge Sampaoli
Segundo o L'Équipe, Arnaud Pouille, presidente, e Frederic Massara, diretor esportivo do clube, querem adotar uma ‘nova filosofia' de futebol no Rennes — e Sampaoli parece ser o nome adequado para isso.
Em comunicado oficial, Arnaud Pouille destacou que, em conversas que teve com o treinador argentino, o que chamou a atenção foi o amor que ele tem pelo jogo coletivo:
“Durante as nossas reuniões, apreciamos a forma como ele demonstra amor pelo jogo e o seu desejo de defender um projeto coletivo em suas equipes.”
Fréderic Piquionne, atacante do Rennes entre 2001 e 2004 e comentarista do canal de TV do L'Équipe, entende que a chegada de Sampaoli é fundamental a curto prazo para o clube:
“Para mim é uma ótima ideia a curto prazo, porque não é um treinador que tenha reputação de construir um projeto longo, mas pode dar um novo impulso ao clube e ser interessante para recuperar o jogo e as emoções dos atletas, além de contagiar os torcedores. Após esse ‘boom' inicial, podemos questionar se o projeto a longo prazo faz sentido mesmo. Mas hoje é preciso impulsionar esse time, que ainda pode brigar por uma vaga em competições internacionais, mesmo que esteja ficando cada vez mais complicado. É preciso ver como o vestiário vai recebê-lo também. Sabemos que ele não é alguém que olha para o seu contrato ou para o seu salário: ele sempre vai colocar em campo aqueles que considera preparados mental e fisicamente.”
Benoît Costil, ex-goleiro do clube, também conversou com o L'Équipe e disse que, para ele, Sampaoli chega para agitar o vestiário e protagonizar uma remontada no clube francês:
“Eu o vejo mais como um treinador que chega no início da temporada, com os perfis de jogadores que deseja, com a sua preparação atlética. Há nele um verdadeiro conceito de futebol, verdadeiros princípios de jogo, e espero que o Rennes volte a apresentar um futebol bonito. Ele vai agitar tudo, nós o conhecemos. Estou curioso para ver como isso vai acontecer.”
Rennes é o segundo clube francês de Sampaoli na carreira
Aos 64 anos, Sampaoli assume o segundo clube francês da sua carreira como técnico; anteriormente, ele dirigiu o Olympique de Marselha entre 2021 e 2022.
No sul da França, Sampaoli conduziu a equipe ao vice-campeonato da Ligue 1 na temporada 2021/22, garantindo vaga na Liga dos Campeões.
Sua passagem foi marcada por um estilo de jogo ofensivo e pela contratação de jogadores como Gerson, capitão do Flamengo na conquista da Copa do Brasil de 2024.
Apesar dos bons números em campo, as divergências de Sampaoli com a diretoria sobre reforços levaram à sua saída em julho de 2022.