Futebol francês

Mônaco de Filipe Luís corrige erros defensivos e conquista vitória na estreia da Ligue 1

Treinador chega à segunda partida sem ser vazado na França e inicia liga nacional com triunfo sobre Le Havre

Filipe Luís continua encantando em sua passagem pela França. Depois de vitória na estreia oficial à frente do Mônaco, em duelo pela fase preliminar da Conference League, o treinador brasileiro deu seu primeiro passo na Ligue 1 com novo triunfo. Neste domingo (23), a equipe superou, fora de casa, o Le Havre e venceu por 1 a 0.

Diferentemente do compromisso com o Górnik Zabrze, na Polônia, o Mônaco encarou a estreia na Ligue 1 sem sustos. A equipe de Filipe Luís manteve o domínio durante os 90 minutos no Stade Oceane — com exceção da reta final da primeira etapa, em que o Le Havre ameaçou a meta defendida por Lukáš Hrádecký.

Além do gol marcado pelo zagueiro Eric Dier, o Mônaco liderou as estatísticas ofensivas, de posse de bola e finalização, e teve oportunidades para ampliar o marcador. Com as linhas altas, Vanderson, brasileiro e lateral-direito, também apoiou ofensivamente o ataque da equipe visitante neste domingo.

LaLiga 2026/27: As cinco melhores contratações da nova temporada

LaLiga 2026/27: As cinco melhores contratações da nova temporada

Leia →

Com a vitória, o Mônaco inicia positivamente a campanha na Ligue 1, antes do confronto de volta nos playoffs da Conference League diante do Górnik Zabrze. No próximo domingo (30), terá o maior desafio até aqui na temporada, diante do Olympique de Marseille, pela segunda rodada do Campeonato Francês, no Estádio Luís II.

Mônaco se impõe em estreia da Ligue 1 com Filipe Luís

Em seu primeiro trabalho após deixar o Flamengo, Filipe Luís tem se destacado sob o comando do Mônaco. Além de apresentações positivas na pré-temporada, o treinador tem recebido elogios da imprensa francesa pela metodologia e ideias aplicadas em campo.

Contra o Le Havre, o Mônaco conseguiu se aproximar daquilo que o treinador almeja para a equipe. Antes mesmo do gol de Dier, marcado após escanteio cobrado por Flávio Nazinho, os visitantes já haviam chegado ao menos cinco vezes ao ataque — ainda que sem ter uma finalização tão clara quanto àquela que chegou ao gol.

No esquema tático de Filipe Luís, o Mônaco chega a atacar com até oito jogadores depois da linha de meio-campo. Destaques para Stanis Muzambo e Mamadou Coulibaly, pelas pontas, e Aleksandr Golovin, centralizado como meia-atacante.

Filipe Luís conversa com Nazinho em duelo entre Mônaco e Le Havre
Filipe Luís conversa com Nazinho em duelo entre Mônaco e Le Havre (Foto: Johnny Fidelin/Icon Sport)

Desde que assumiu na pré-temporada, esta é apenas a segunda vez que a equipe de Filipe Luís não é vazada. A outra se deu em amistoso contra o Getafe, no início de agosto, em vitória por 1 a 0. Isto não significa que o Mônaco não tenha sido ameaçado: na reta final, Hrádecký precisou agir para manter o clean sheet na estreia do Mônaco.

Além disso, ainda na etapa inicial, o Le Havre chegou a marcar com Amir Richardson, antes do lance ser anulado por impedimento na origem da jogada após revisão do árbitro de vídeo (VAR). No segundo tempo, diante dos desfalques e mudanças de Filipe Luís, o Mônaco perdeu força, mas foi capaz de assegurar a vitória.

Defesa do Mônaco foi ponto de atenção na última temporada

Eric Dier celebra gol do Mônaco contra o Le Havre
Eric Dier celebra gol do Mônaco contra o Le Havre (Foto: Johnny Fidelin/Icon Sport)

Além dos ideais ofensivos, Filipe Luís foi contratado para substituir Adi Hütter e corrigir problemas defensivos da equipe. Na última temporada, apesar de ter assegurado uma vaga à fase preliminar da Conference League, o Mônaco teve a pior defesa dentre os dez melhores colocados da Ligue 1.

Foram 54 gols sofridos pela equipe em 34 rodadas — média superior a um por jogo — e a quarta pior defesa da competição, à frente apenas de Metz, Nice e Brest. Esses números negativos defensivamente fizeram com que, na reta final, a equipe perdesse força na briga por vagas à Champions e Europa League.

Dier, que teve passagem pelo Tottenham ao longo de sua carreira, é uma das principais peças na defesa do Mônaco. Além de cumprir o papel de artilheiro à frente, o defensor teve 12 contribuições defensivas, para manter Hrádecký sem ser vazado.

Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo