Chamado de ‘melhor do mundo’, Perri volta à Seleção valorizado e em alta no Lyon de Textor
Goleiro brasileiro foi reserva nos primeiros seis meses, mas virou pilar do time francês e retorna ao selecionado brasileiro após grandes atuações

Lucas Perri deixou o Brasil, no fim de 2023, como um dos melhores goleiros do país após um seguro Brasileirão pelo Botafogo — apesar da queda de rendimento do time. Ele foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira nessa época, presente nas listas de três Datas Fifa. Após mais de um ano, o arqueiro retorna à Amarelinha para os jogos contra Colômbia e Argentina.
Mas não foi fácil para o atleta revelado pelo São Paulo trilhar esse caminho de retorno à Seleção, pois não encontrou espaço de cara no Lyon, parte da rede de clubes da Eagle Football, como o Glorioso, do americano John Textor. Nos primeiros seis meses de 2024, foram apenas quatro jogos, todos pela Copa da França, para o jogador de 27 anos.
A disputa era difícil com o consolidado Anthony Lopes, desde criança no clube francês. Eis que o ídolo dos Gones, após quase 500 jogos e dez anos como titular, foi afastado pelo time até ser negociado. O caminho ideal para o brasileiro começar sua trajetória de sucesso até aqui na França.
A decisão de afastar o arqueiro português, tão identificado com a torcida, para colocar Perri incomodou a torcida, segundo o jornalista francês Hubert De Thé, do portal Top Mercato.
— A decisão de deixar Anthony Lopes fora do time em favor de Perri inevitavelmente causou comoção e irritou os torcedores, mas essa raiva não foi direcionada ao jogador, mas à administração do time. Pouco a pouco, as atuações de Perri colocaram todos em acordo — explicou o repórter à Trivela.
Perri se tornou um dos melhores goleiros da França
Perri atuou em 36 das 38 partidas do OL em 2024/25 — só foi reserva para Rémy Descamps em partidas das copas. O brasileiro passou 12 desses jogos sem ser vazado e talvez seja o melhor da posição na França. Na verdade, para o técnico do Lyon, Paulo Fonseca, o ex-São Paulo e Botafogo é o melhor de todo o mundo.
— No momento, o melhor goleiro do mundo é Lucas Perri. Defensivamente, é muito bom. Ofensivamente, evoluiu bastante, especialmente na construção com os pés. Para o nosso estilo de jogo, precisamos de um goleiro que participe ofensivamente, e ele entendeu isso. Trabalhamos juntos no que precisava ser aprimorado, e ele tem mostrado essa evolução. Além disso, é um jogador equilibrado e entende a importância do seu papel no time.
Que moral 😳
— Trivela (@trivela) March 12, 2025
Lucas Perri, ex-goleiro do Botafogo, está encantando o treinador Paulo Fonseca com sua evolução no futebol francêshttps://t.co/oIzIuKhvam
De Thé vê o retorno do goleiro à seleção como uma “recompensa adequada” após o grande nível que apresentou, especialmente nas últimas partidas.
— Ele tem impressionado nas últimas semanas. Um exemplo é sua excelente atuação frente ao Olympique de Marseille. Apesar da derrota, 3 a 2, o brasileiro fez um total impressionante de oito defesas. Lucas Perri também brilhou na Liga Europa, contra o FCSB, quando suas várias defesas impediram o OL de afundar logo no início. Na partida de volta contra o time romeno, ele se destacou pela qualidade de seus reflexos de mão, com uma assistência quase decisiva para o terceiro gol dos Gones — analisou o jornalista.
Apenas no recorte em jogos da Ligue 1, o goleiro brasileiro foi titular em todas as 26 rodadas, sendo duas vezes o melhor em campo, e está entre os primeiros em quase todas as estatísticas da posição:
- Vice-líder em clean sheets (9)
- Quarto em gols evitados (7.27, segundo estatística que analisa gols esperados)
- Quarto em defesas (99, sendo 62 de dentro da área)
- Defende 67% dos chutes que vão em direção ao gol do OL
Como citado por Fonseca, ele também evoluiu no jogo com os pés e se tornou uma importante peça também para saída de bola do time.
Por isso que quando Ederson, do Manchester City, foi cortado da seleção brasileira por lesão, o técnico Dorival Júnior chamou Perri. Apesar de ser o terceiro goleiro e provavelmente nem jogar nesta Data Fifa, é uma recompensa ao jogador pela grande temporada.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Desempenho de Perri não passa despercebido e Newcastle se interessa

Segundo o portal “Uol”, o atleta atrai o interesse de clubes europeus para próxima janela de transferências e o Newcastle é o primeiro a colocá-lo no radar. O clube inglês apenas fez contatos iniciais pelo atleta na última semana, mas ainda não abriu negociação.
Negociado por 3,25 milhões de euros em janeiro de 2024 (à época R$ 17,3 milhões), Lucas Perri ainda pode render mais dinheiro ao Botafogo. O clube carioca tem direito a receber 50% de mais-valia, que significa a metade do que o time francês lucrar na venda em comparação à compra inicial.
O brasileiro tem contrato com o Lyon até o meio de 2028 e tem tudo para continuar se destacando, pelo menos até o fim da temporada, na equipe que luta pelo título da Liga Europa e quer uma vaga em competição europeia via Campeonato Francês.
A situação do Lyon na temporada 2024/25:
- A oito rodadas do fim da Ligue 1, é o 5º colocado com 45 pontos, posição que dá vaga na próxima Europa League. Está apenas dois de pontuação do terceiro (Monaco) e quarto (Nice) e por isso ainda pode beliscar vaga na Champions League 2025/26
- Enfrentará o Manchester United nas quartas de final da Liga Europa. A ida, na França, acontece em 10 de abril, enquanto a volta, em Old Trafford, ocorre sete dias depois.