Ligue 1

Nice x Reims marca encontro de técnicos jovens e com ideias bem claras em meio a uma tensão na Ligue 1

Francesco Farioli, do Nice, enfrentará o Reims de Will Still visando a liderança da Ligue 1, mas o momento do futebol francês não é positivo

Neste domingo (10), às 9h (horário de Brasília), o Nice recebeu o Reims no Allianz Riviera, pela 15ª rodada da Ligue 1. Os Aiglons estão na 2ª posição do campeonato com 29 pontos, quatro atrás do líder PSG, e querem voltar à ponta da tabela. Já os Rouges et Blancs ocupam a 5ª colocação com 23 pontos, e sonham com uma vaga em competição internacional.

O OGC Nice estava invicto até semana passada e promete fazer frente aos parisienses na luta pelo título francês. O Stade de Reims empata pouco na competição e anseiam com uma classificação à próxima Champions League. O que as duas equipes têm em comum são os perfis de seus técnicos: jovens e com ideias bem claras para o futebol. Francesco Farioli, dos Aiglons, tem 34 anos, enquanto Will Still, dos Rouges et Blancs tem 31.

O encontro da nova geração italiana e da belga promete ser animado. Em meio a esse cenário, a França não tem muito o que celebrar no futebol. Isso porque as polêmicas, como o caso de racismo de Christophe Galtier, ex-Nice, e a crescente violência nos estádios do país geram um alerta nacional.

Nice quer a liderança da Ligue 1

Até a derrota para o Nantes, o Nice vinha fazendo uma campanha fenomenal na Ligue 1. O time de Farioli tem oito vitórias, cinco empates e apenas um revés até aqui. Por mais que o ataque tenha marcado apenas 14 gols no campeonato, ou seja, média de um por partida, o que chama a atenção nos Aiglons é a força defensiva, que se mostrou uma das melhores do futebol europeu nesta temporada.

O OGC Nice foi vazado somente cinco vezes no Campeonato Francês, o que significa a melhor marca entre as cinco principais ligas do continente (Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália sendo as outras quatro). O que ajuda a explicar o sucesso lá atrás é o trabalho do treinador de 34 anos, contratado no início de 2023/24 sob o discurso de ser um profissional moderno.

Em coletiva, o técnico dos Aiglons fez questão de elogiar o jovem professor do Reims. Francesco Farioli ainda se mostrou surpreso por enfrentar um treinador ainda mais novo do que ele. Apesar da pouca idade, Will Still já tem experiência na Ligue 1, pois foi contratado em outubro de 2022:

“Somos dois jovens técnicos sortudos por podermos dirigir clubes que depositaram tanta fé nos treinadores mais novos. Ele é ainda mais novo que eu! Será a primeira vez que enfrentarei um técnico mais jovem que eu! Ele tem conseguido trabalhar e construir, principalmente durante a última janela de transferências, trazendo perfis que correspondem ao seu estilo. É uma equipe construída com visão. Ele é um técnico que sabe o que quer e continua fazendo um bom trabalho. Parabéns para ele”.

Tragédia extracampo mancha Ligue 1

Contudo, nem tudo são flores na França, já que uma tragédia extracampo manchou a Ligue 1. No jogo entre Nantes x Nice, um torcedor foi esfaqueado no lado de fora do Estádio Beaujoire após embate entre as torcidas. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. O problema é que esse foi apenas mais um caso de confrontos violentos nesta temporada.

Por conta disso, O Ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, publicou um decreto oficial proibindo o deslocamento de algumas torcidas para os jogos desta 15ª rodada da competição e da Copa da França. Aliás, os torcedores do próprio Reims não poderão assistir à partida contra os Aiglons no estádio.

Ainda segundo o decreto, a medida se baseia no “risco real e grave de confrontos entre adeptos” em meio à “exacerbação da violência cada vez mais grave observada desde o início da temporada desportiva de futebol”.

Reims quer se manter na parte de cima da tabela

O Stade de Reims comandado pelo belga ganhou destaque mundial na última temporada quando alcançou uma sequência de 17 jogos de invencibilidade. Mais do que isso, Still decidiu seguir a carreira como técnico após influência do game Football Manager, que simula as funções de um treinador e seu trabalho na direção de um clube.

Enquanto os Rouges et Blancs continuam dando show nos gramados, a vontade geral da equipe é se manter na parte de cima da tabela. Uma vaga em competição europeia serviria para coroar o bom trabalho de Will Still. Com esse objetivo, o Reims precisa parar um embalado OGC Nice. A expectativa é de um duelo disputado dentro de campo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo