Em novo caso de violência no futebol francês, torcedor morre esfaqueado antes de Nantes x Nice
Promotor francês relata que o confronto começou após ataque de torcedores do Nantes contra ônibus de adeptos do Nice
O Nantes venceu o Nice no último sábado (2) por 1 a 0, em jogo válido pela 14ª rodada da Ligue 1. Apesar da boa atuação e do resultado surpreendente conquistado pelos donos da casa, um lamentável fato ocorrido do lado de fora do Estádio Beaujoire acabou roubando a cena do confronto.
Um torcedor do Nantes foi esfaqueado e morreu após embate entre torcidas nos arredores do estádio. Segundo o jornal francês L'Equipe, o adepto fazia parte do grupo de torcedores organizados do clube, chamado Brigada Loire.
O promotor público de Nantes, Renaud Gaudeul, disse em entrevista que a confusão teve início pouco antes das 20h, horário local, quando diversos veículos particulares alugados que transportavam fãs do Nice a caminho do jogo foram atacados por grupos violentos de torcedores do Nantes.
– As primeiras investigações forenses mostram que a vítima tinha um ferimento nas costas, possivelmente causado por uma arma branca (…) O torcedor do Nantes de 31 anos desmaiou e morreu no local, apesar da rápida intervenção dos serviços de emergência -, relatou o promotor.
Renauld Gaudeul anunciou que uma investigação por homicídio culposo (sem intenção de matar) foi aberta após o incidente. De acordo com fonte próxima do caso, o torcedor teria recebido uma facada, provavelmente de um dos motoristas agredidos. O promotor informou ainda que um motorista de 35 anos foi detido na manhã deste domingo (3), após se entregar em uma delegacia de polícia na cidade de Nantes.
Posicionamento do Nantes
“Em circunstâncias que são objeto de uma investigação legal em curso, o jovem de 31 anos desmaiou e foi atingido nas costas. Apesar da intervenção dos serviços de emergência, o torcedor não conseguiu ser salvo.
O Ministério Público anunciou que foi aberta uma investigação sobre homicídio doloso. Numerosas entrevistas com testemunhas estão em andamento e continuarão noite adentro.
O Clube só pode lamentar que uma pessoa tenha perdido a vida em tais circunstâncias.
O FC Nantes gostaria de expressar as mais sinceras condolências à família da vítima e às pessoas próximas”.
Jocelyn Gourvennec, que assumiu o comando técnico do Nantes nesta semana, disse que soube da morte do torcedor após a partida. O treinador lamentou a situação e revelou que os jogadores da equipe ficaram emocionados com a trágica notícia do óbito.
– Não consigo imaginar como você pode ir a uma partida de futebol, às vezes com a família, e ficar entre a vida e a morte depois de um jogo. É inconcebível. Os jogadores conversaram muito sobre isso no vestiário, ficaram muito emocionados.
Ligue 1 vive onda de violência nos estádios
A Ligue 1, principal competição do futebol francês, lida com um aumento significativo da violência nos estádios espalhados pelo país nas últimas duas temporadas. Segundo o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, mais de 100 agentes policiais foram feridos em incidentes relacionados a futebol na temporada passada.
No último domingo (26), por exemplo, dois torcedores do Brest ficaram feridos depois que vários projéteis foram lançados contra o ônibus em que estavam. O incidente ocorreu momentos após a vitória do time por 3 a 1 sobre o Montpellier, fora de casa.
Diante do mais novo caso de violência no futebol francês, que resultou na morte a facadas de um torcedor, a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) se manifestou através das redes sociais.
“A LFP gostaria de expressar as suas mais sinceras condolências à família da vítima, aos seus entes queridos e ao clube FC Nantes”, diz parte do comunicado.