Dupla ex-Botafogo é tratada como ‘essencial’ em Lyon de Textor por jornal francês
Equipe francesa venceu Nice por 2 a 0 com brilho de dois jogadores que passaram pelo Glorioso no Brasil

O Lyon, de propriedade do empresário americano John Textor como o Botafogo, superou a complicada suspensão de nove meses do técnico Paulo Fonseca com uma grande vitória sobre o Nice no último domingo (9). Fora de casa, os Gones venceram por 2 a 0 com uma participação decisiva de uma dupla conhecida no Brasil.
Lucas Perri e Thiago Almada, que atuaram pelo Glorioso nos últimos anos, desequilibram e foram tratados como os “novos essenciais” para a equipe francesa pelo jornal “L'Équipe”. Na tradicional matéria pós-jogo do periódico, os dois receberam grandes notas e foram elogiados pelo nível apresentado.
— Perri e Almada, os novos essenciais — manchetou o “L'Équipe”, emendando no subtítulo: “Após inúmeras defesas de Lucas Perri, Thiago Almada se destacou com duas assistências para dar a vitória ao OL no gramado do Nice”.

Perri e Almada recebem as maiores notas na vitória do Lyon sobre o Nice
Apesar do bom placar, o Lyon sofreu na etapa inicial contra o mandante na Allianz Riviera. A equipe treinada por Fonseca (e com o auxiliar Jorge Maciel à beira do campo) só não saiu perdendo porque Lucas Perri fechou o gol.
Foram três defesas do goleiro formado pelo São Paulo, todas de dentro da área. A com maior grau de dificuldade veio aos 18: Mohamed-Ali Cho completou com o joelho cruzamento da direita e o brasileiro se esticou todo para espalmar. Ele ainda salvou tentativas de Guessand e de Dante na pequena área (em lance irregular por toque de mão).
O “L'Équipe”, além de agraciar Perri com a nota sete, o definiu como um dos melhores goleiros da Ligue 1.
— Uma grande defesa aos 18 minutos e um cabeceio bem-sucedido de Laborde na trave (32 minutos), outra bela defesa no chão após um escanteio (56 minutos) e uma defesa tranquila de um cabeceio de Dante (80 minutos): o goleiro brasileiro tem estatura e, semana após semana, irradia serenidade. Não há muitos melhores que ele na posição que ocupa atualmente na Ligue 1.
Já Almada, a maior nota do time (oito), ditou ritmo no meio-campo e mudou o placar no segundo tempo. O argentino começou a vitória dos Gones após achar Cherki na cara do gol em roubada de bola no campo de ataque aos 32. Cinco minutos depois, o meia aproveitou vantagem de falta e, do grande círculo, acionou Nuamah antes de um golaço.
— Duas assistências para o argentino, que foi o único jogador de ataque a não afundar no primeiro tempo. Após o intervalo, sua movimentação e a precisão dos passes foram mais destacadas, pois havia mais apoio e movimentação ao seu redor. Será difícil tirá-lo do time agora porque ele é um revezamento valioso sob pressão.
A ótima vitória do OL, a quarta nos últimos cinco jogos do Campeonato Francês, deixou o time em sexto lugar e com 42 pontos, apenas dois a menos que o Monaco, em quarto, posição que leva à fase prévia da próxima Champions League.
Para manter a boa sequência, o Lyon enfrenta Le Havre, em casa, no próximo final de semana. Antes, os Gones decidem as oitavas de final da Liga Europa com o FCSB após encaminhar a classificação na ida com o triunfo por 3 a 1.