França

Em 3º na Ligue 1, De Zerbi entrega seu cargo no Olympique de Marseille; entenda

De Zerbi faz um bom início de temporada no Olympique de Marseille, porém, ofereceu sua demissão publicamente à diretoria

Após transformar o Brighton em uma das sensações da Premier League, Roberto De Zerbi foi para o Olympique de Marseille para tentar desafiar a hegemonia do PSG.

Mesmo no G-3 da Ligue 1 — que garante vaga direta na próxima Champions League –, o treinador italiano entregou seu cargo à diretoria do OM.

Tudo aconteceu na última sexta-feira (8), quando o Olympique de Marseille perdeu por 3 a 1 para o Auxerre — que foi recém-promovido da segunda divisão francesa –, no Velodrome, pela 11ª rodada do campeonato.

Contratado em junho após um trabalho de sucesso na Inglaterra, De Zerbi ofereceu sua demissão publicamente no Marseille em entrevista à agência Reuters, inclusive abrindo mão do que teria a receber pelo restante de seu contrato:

— Se eu for o problema, estou pronto para sair. Vou deixar o dinheiro e devolver meu contrato – disse De Zerbi.

Até o momento, nenhuma decisão foi tomada acerca do futuro do italiano.

Por que De Zerbi quis se demitir do Olympique de Marseille?

Foto: (IconSport) - Olympique de Marseille faz péssima campanha como mandante na Ligue 1
Foto: (IconSport) – Olympique de Marseille faz péssima campanha como mandante na Ligue 1

O técnico do Olympique de Marseille quis se demitir após as fortes cobranças pela campanha ruim em casa na Ligue 1. O OM de Roberto De Zerbi tem o segundo pior aproveitamento do campeonato jogando como mandante.

Olympique de Marseille jogando no Velodrome pela Ligue 1 2024/25

  • Jogos: 5
  • Vitórias: 1
  • Empates: 2
  • Derrotas: 2
  • Gols marcados: 6
  • Gols sofridos: 9

Por mais que o Auxerre seja o 8º colocado da Ligue 1, os torcedores do Olympique de Marseille ficaram ainda mais insatisfeitos porque o tropeço aconteceu depois da derrota para o rival PSG por 3 a 0, no dia 27 de outubro, em casa, pela 9ª rodada da competição.

O italiano foi contratado pelo Marseille sob a expectativa de brigar pelo título francês, porém, a péssima campanha como mandante já possibilitou os Parisienses a abrirem nove pontos de distância na ponta da tabela.

De Zerbi deixou claro que a culpa pelos resultados ruins no Velodrome estão em sua conta. O treinador do Olympique de Marseille também aproveitou para pedir desculpas aos fãs:

— Vim para o Marseille pelo Velodrome, para jogar no Velodrome. E não consigo fazer com que os jogadores deem aqui o que vejo nos treinos e nos jogos fora de casa. A culpa é minha. Jogar no Velodrome é um privilégio. Quero poder passar para as pessoas que trabalham comigo o que penso sobre futebol. E eu não consigo fazer isso.

A saída do Brighton

(Foto: Icon Sport) - De Zerbi pelo Brighton
(Foto: Icon Sport) – De Zerbi chamou a atenção da Europa quando treinou o Brighton

Antes de chegar ao OM, Roberto De Zerbi se destacou no Brighton, onde chegou em 2022/23. Em sua temporada de estreia, o treinador italiano levou os Seagulls à 6ª posição da Premier League, sua melhor colocação na história do campeonato.

Mais do que isso, De Zerbi classificou o Brighton à Conference League, que representou a primeira competição internacional da história do time. Contudo, o técnico decidiu encerrar seu trabalho nos Seagulls na última temporada.

O principal motivo para a saída de Roberto De Zerbi do Brighton foram as diferenças com o presidente Tony Blow a respeito da postura do clube no mercado de transferências.

A gestão dos Seagulls preza pela contratação de jovens promessas para revenda, enquanto o italiano queria jogadores mais renomados para dar o próximo passo no futebol inglês.

Livre no mercado, De Zerbi chegou a ser especulado no Chelsea e no Manchester United. Contudo, o treinador italiano decidiu assinar com o Olympique de Marseille, cujo vínculo vai até junho de 2027. Resta saber se os resultados ruins em casa encurtaram sua passagem pela França.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo