Conversas com Chelsea e United, propostas inglesas e mais: como Willian foi parar no Olympiacos
Atacante brasileiro deu prioridade a clubes da Premier League, mas deixa a Inglaterra para brigar por títulos na Grécia
Após se despedir do Fulham, o meia Willian esperou até o último instante da janela de transferências para seguir na Premier League. Mas seu destino será o futebol grego.
O Olympiacos anunciou nesta segunda-feira (2) a contratação do atacante brasileiro de 36 anos. O contrato é válido por uma temporada.
Willian teve conversas com Chelsea e United e recusou propostas da Premier League
Desde que tomou a decisão de deixar o Fulham, ao final da última temporada, Willian deu prioridade total a seguir na Premier League.
Apaixonado pela cidade de Londres, o meia-atacante pretendia “subir” de patamar e esperou propostas de clubes que brigassem por objetivos maiores no campeonato.
O atacante, inclusive, teve conversas com o Chelsea, onde é ídolo, e com o Manchester United.
Willian chegou a tratar diretamente com Todd Boehly, dono dos Blues. No caso dos Red Devils, o técnico Ten Haag é apreciador do futebol do brasileiro e já havia o procurado na janela anterior. Não houve, porém, avanço em nenhuma das duas frentes.
Além dos dois integrantes do “Big Six”, o Wolverhampton e o Nottingham Forest fizeram propostas ao atacante. O Forest também pertence ao grego Evangelos Marinakis, dono do Olympiacos.
Willian, porém, entendeu que não fazia sentido trocar o Fulham por uma outra equipe que briga na parte inferior da tabela.
Por que o Olympiacos?
De tanto esperar uma oferta, Willian viu o mercado afunilar com a proximidade do fim da janela de transferências.
Não restavam muitas opções atraentes para o jogador — clubes da MLS, nos Estados Unidos, e do mundo árabe fizeram propostas, não conseguiram seduzi-lo.
Foi quando surgiu o Olympiacos. Willian entende que voltará a brigar por títulos no clube grego. Além disso, disputará a Europa League pelo atual campeão da Conference League.
Por que Willian não quis voltar para o futebol brasileiro?
Em entrevista recente à BBC Sport, Willian afirmou que já estava decidido a deixar o Fulham entre janeiro e fevereiro. Contudo, em nenhum momento o atacante cogitou uma volta ao futebol brasileiro:
— Eu tinha em mente que sairia depois de falar com meu agente e minha família. Não foi uma decisão tomada no final da temporada, mas alguns meses atrás. Estou analisando algumas opções no momento. Estou pensando em possibilidades na Europa, Inglaterra, Arábia Saudita, Qatar e MLS, mas não no Brasil como uma opção para mim — declarou ele em sua entrevista mais recente.
Vale lembrar que Willian retornou a sua terra natal em 2021 para jogar pelo Corinthians, que o revelou para o futebol. Entretanto, a passagem do atacante pelo Timão foi conturbada.
Além do desempenho em campo ser abaixo do esperado, Willian e sua família sofreram diversas ameaças nas redes sociais, o que justificou sua rescisão de contrato depois de um ano no Corinthians. Desde então, o atacante não tem mais vontade de atuar no Brasil, mesmo recebendo novas sondagens.