Conference League

El Kaabi faz o impossível e Olympiacos é campeão da Conference League

Pela primeira vez em sua história, o Olympiacos levantou um título internacional ao vencer a Fiorentina, que amarga mais um vice na Conference League

Nesta quarta-feira (29), o Olympiacos foi campeão da Conference League ao vencer a Fiorentina por 1 a 0, na prorrogação, na AEK Arena, em Atenas, na Grécia.

E o grande herói do título inédito dos Erythrolefki foi El Kaabi, que balançou as redes poucos minutos antes da decisão contra a Viola ir para os pênaltis.

E o centroavante marroquino entrou na história do Olympiacos, que conseguiu sua primeira conquista continental. Aliás, essa é a primeira vez que um time grego é campeão de um torneio europeu.

El Kaabi é o artilheiro dos Erythrolefki na temporada com 33 gols em 48 jogos. Só na Conference, o atacante marroquino foi às redes em 11 oportunidades, sendo fundamental para o Olympiacos.

Já a Fiorentina ficou com mais um vice da Conference League, pois também perdeu a final em 2022/23 para o West Ham. Agora, a Viola vai tentar a sorte na competição na próxima temporada.

Como foi Olympiacos x Fiorentina pela Conference League

Mesmo jogando no estádio do rival, o Olympiacos podia dizer que estava em casa. E esse apoio das arquibancadas serviu para dar um abafa inicial na Fiorentina, que chegou para o primeiro tempo um pouco mais tímido.

A primeira chance da partida saiu dos pés dos Erythrolefki, arriscando de fora da área. Dali para frente, a Viola se encontrou na partida e passou a dominar as principais ações da final da Conference League.

A Fiorentina chegou até mesmo a abrir o placar após cruzamento rasteiro da direita para Milinkovic, que dividiu com a marcação do Olympiacos e mandou a bola para o fundo do gol.

Entretanto, o zagueiro da Viola estava impedido na hora do passe. Apesar disso, os Erythrolefki continuaram sofrendo com as finalizações do rival, além de apresentarem muitas dificuldades de chegar ao ataque com perigo.

Tensão em campo

Até pelo tamanho da decisão, o 2º tempo começou ainda mais tenso. Fiorentina e Olympiacos se estudavam à procura de um caminho para o gol, ao mesmo tempo que protegiam sua defesa para não ficar em desvantagem.

Uma palavra que pode resumir a etapa final é equilíbrio. Nem Viola, tampouco Erythrolefki, fizeram o suficiente para inaugurarem o placar, até porque a falta de criatividade reinou na decisão da Conference.

Para ser justo, tanto Fiorentina, quanto Olympiacos, tiveram uma grande chance cada para balançar as redes. O problema é que nem um dos dois teve a eficiência necessária para evitar a prorrogação.

El Kaabi entra para a história

E a prorrogação serviu para dar uma injeção de ânimo na final da Conference League. Os Erythrolefki quase castigaram a Viola com um arremate que assustou a Viola.

Entretanto, como aconteceu em quase todo o jogo, Fiorentina e Olympiacos esbarraram nas paredes rivais e na própria falta de inspiração. E quando parecia que a decisão iria para os pênaltis, tudo mudou.

Em um cruzamento da esquerda de Santiago Hezze, a bola encontrou El Kaabi, que cabeceou para o fundo do gol, no apagar das luzes. E não dava tempo para mais nada. Os Erythrolefki foram campeões, e a Viola ficou com mais um vice.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo