Como Vitor Roque no Palmeiras pode afetar futuro de Lamine Yamal no Barcelona
A venda do "Tigrinho" foi um ótimo negócio para o clube catalão

A venda do atacante Vitor Roque para o Palmeiras rendeu 25 milhões de euros (cerca de R$ 150 milhões) ao Barcelona. Além disso, diminuiu a folha salarial do clube catalão, permitindo que o Barça registre novos contratos sem infringir regras de fair play financeira do Campeonato Espanhol.
Assim, o Barcelona pode inscrever novos contratos do meia-atacante Lamine Yamal e do zagueiro Iñigo Martínez. O vínculo do defensor se encerra no final da temporada, enquanto o do atacante termina em 30 de junho de 2026.
Em meio a especulações sobre uma possível saída de Yamal, inclusive para o Paris Saint-Germain, o prodígio de apenas 17 anos já manifestou seu desejo de permanecer no Barcelona. De acordo com o jornal “Marca”, da Espanha, o time catalão quer estender o vínculo com a joia de La Masia até 2030.
— O Barça é o clube da minha vida, espero renovar e ficar o máximo possível. Quero jogar na Liga e no Barça. Sim, vou renovar meu contrato — disse Yamal em entrevista à “CNN Sports Dubai”, em janeiro.
A crise financeira do Barcelona não permite que o clube faça grandes investimentos. Sua dívida global está na casa de 2,5 bilhões de euros (cerca de R$ 15,2 bilhões).
Em janeiro, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e La Liga rejeitaram o pedido do Barcelona de registrar o meia Dani Olmo para o restante da temporada.
Segundo as entidades, o Barcelona não atendia às exigências financeiras para manter o jogador registrado. Porém, o clube conseguiu uma liberação para registrá-lo até o final da temporada, em caráter provisório.
Vitor Roque no Palmeiras

O Palmeiras comprou 80% dos direitos econômicos de Vitor Roque. A transação pode incluir mais 5 milhões de euros em metas alcançadas, conforme foi definido no acordo com o Barcelona.
La Liga chegou a travar a negociação alegando que o jogador precisaria ser devolvido ao Barcelona, já que estava emprestado ao Real Betis. Porém, o time culé recorreu à Fifa para conseguir oficializar a compra de Vitor Roque.
Vitor Roque chegou ao Barcelona em 2023. A transferência poderia alcançar 74 milhões de euros e, de acordo com o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, o clube catalão precisaria pagar 23,5 milhões de euros do valor fixo estabelecido no acordo com o Athletico-PR.
Porém, a venda do jovem de 20 anos ao Verdão fez com que o Barcelona não precisasse mais gastar o valor.
É o bonde do… Tigrinho! 🐅 pic.twitter.com/ThlFMJy1W9
— SE Palmeiras (@Palmeiras) February 28, 2025