O que fez o Porto recusar duas propostas da Premier League por Evanilson
Após boa temporada do atacante brasileiro, os Dragões rejeitaram investidas de Bournemouth e Nottingham Forest
Fazer uma temporada com 30 participações em gols para um centroavante no futebol europeu é algo que poucos podem se gabar. Quem ostentou esses números em 2023/24 foi o brasileiro Evanilson, em outra ótima sequência no Porto.
A cria do Fluminense brilhou na capacidade de finalizar de todos os jeitos, seja de esquerda ou de direita. Foram 25 gols, 13 só na Liga Portugal, além de quatro na Champions League, com direito a hat-trick contra o Royal Antwerp. Tudo isso em um time que ficou abaixo dos concorrentes no campeonato local.
Em junho, recebeu a primeira oportunidade de jogar pela seleção brasileira e também esteve no grupo da última Copa América.
Valorizado, ganhou os holofotes de dois clubes da Premier League nesta janela de transferências: Bournemouth e Nottingham Forest. Ambos fizeram propostas, ambas negadas pelo Porto, conforme relatou a imprensa portuguesa.
A investida mais recente partiu do Bournemouth, em busca do substituto do artilheiro inglês Dominic Solanke, que se transferiu para o Tottenham. Dias atrás, foi o Forest, fã de atletas brasileiros, que tentou, sem sucesso.
Mas o que explica a recusa dos Dragões? É o que explicamos com a ajuda do jornal português A Bola.
Porto quer valor inacreditável por Evanilson
Não há confirmação de exatamente quanto os ingleses ofereceram por Evanilson, mas não foi o que o Porto acredita que ele vale e quer vender.
Conforme A Bola, o clube português espera que a quantia oferecida seja por volta do dobro disso, entre 60 e 70 milhões de euros (entre R$ 360 e R$ 420 milhões), para, aí, sim, vendê-lo. O jornal ainda relatou ser possível que até o fechamento do mercado novas propostas, mais altas, cheguem pelo jogador.
Números de Evanilson no Porto em 2023/24
- 42 jogos (35 como titular)
- 3053 minutos em campo (média de 73 por jogo)
- 24 gols
- 5 assistências
O contrato do centroavante com os portugueses vai até o meio de 2027 e a cláusula de rescisão, normalmente apenas um valor simbólico, é de 100 milhões de euros.
O outro brasileiro do Porto, Wanderson Galeno, também movimenta o mercado e, como Evanilson, viu o Porto recusar proposta para tentar lucrar mais.
Evanilson lutou por espaço no Porto e conquistou com gols
Contratado em 2020 após polêmica entre Fluminense, Tombense e empresários, o atacante chegou a atuar pelo time B dos Dragões para se adaptar ao futebol português, mas não ficou por lá por muito tempo.
Já na segunda temporada em Portugal, foi essencial para o título nacional do Porto ao marcar 14 vezes em 30 rodadas disputadas. No geral, terminou o 2021/22 com 26 participações em gols.
Apesar de ter feito uma temporada de 2022/23 abaixo, impactado por 4 lesões que o tiraram dos gramados por 80 dias, conseguiu retomar o nível na temporada passada.
Na temporada atual, já iniciada no país lusitano, o Porto abriu com título da Supercopa de Portugal e venceu a estreia da liga por 3 a 0 em cima do Gil Vicente. Nesta sexta-feira (16), visita o Santa Clara pela 2ª rodada.