Europa

Inglaterra ou Itália? Galeno é recompensado após boa temporada e movimenta mercado

Atacante brasileiro desperta interesse da Juventus e do Nottingham Forest, e Porto confia em contrato para lucrar em leilão

Apesar de pouco competitivo no Campeonato Português, o Porto fez boas copas na última temporada. Só caiu para o Arsenal nos pênaltis na Champions League e foi campeão da Copa de Portugal. Tudo isso teve uma boa contribuição do brasileiro Wenderson Galeno.

O ponta esquerda de bom drible acumulou 28 participações em gols em 48 partidas (16G e 12A), incluindo 5 bolas nas redes e 3 assistências na competição europeia.

Um desempenho incrível que rendeu ao atacante de 26 anos a primeira convocação para seleção brasileira em março de 2024, estreando ao sair do banco no amistoso contra a Espanha.

Claro que esse combo em menos de um ano não passaria despercebido pelas cinco grandes ligas europeias. O mercado se abriu ao brasileiro na Inglaterra e na Itália, conforme relatos da imprensa da Europa.

Juventus tem interesse em Galeno, mas argentino é concorrência

A gigante italiana Juventus desponta como a grande favorita para contar com Galeno. Segundo o jornal Corriere dello Sport, já até existiria um plano para conseguir convencer o jogador e o clube português.

Os Bianconeri dobrariam o salário atual do brasileiro no Porto, que ganharia 30 milhões de euros com a transferência, mais metas batidas pelo atleta.

O novo técnico ítalo-brasileiro Thiago Motta teria aprovado a contratação, sugerida pelo diretor Cristiano Giuntoli. As conversas com os representantes do jogador se intensificaram nos últimos dias após semanas de negociação.

Mas Galeno não é o único ponta monitorado pela Velha Senhora. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o argentino Nico González, da Fiorentina, é outro que possui negócio aberto com a Juve.

Nottingham Forest aparece como outro interessado em brasileiro do Porto

Também conforme o que publicou Romano, o Porto teria recusado uma proposta do Nottingham Forest por Wenderson, o que ainda não diminui o interesse dos ingleses pelo atleta.

No entanto, o jornal português O Jogo desmentiu essa informação e garantiu que, até esta quinta-feira (8), não chegou nenhuma oferta do clube da Premier League por Galeno.

Este é o cenário ideal para as pretensões da equipe portuguesa.

Como o brasileiro tem contrato até 2028, eles querem que aconteça um leilão pelo jogador. O valor estabelecido seria de 40 milhões de euros, incluindo adicionais, garante Fabrizio Romano.

Porto enfrenta ‘nova era' com início da temporada — mas Galeno segue brilhando

André Villas-Boas virou presidente do FC Porto no fim de abril
André Villas-Boas virou presidente do FC Porto no fim de abril (Foto: Icon Sport)

A temporada 2024/25 já iniciou em Portugal, com grandes mudanças nos lados do time do norte da nação lusa. Após sete anos à beira do campo, Sérgio Conceição saiu e foi substituído pelo jovem auxiliar Vítor Bruno.

Na presidência, Jorge Nuno Pinto da Costa perdeu as eleições e encerrou mais de quatro décadas de mandato, dando lugar ao ex-técnico André Villas-Boas.

Em campo, porém, parece não ter mudado tanta coisa assim. Na primeira partida da nova época, o Porto bateu o Sporting e conquistou a Supercopa Portuguesa em uma final espetacular.

Após sofrer três gols com apenas 24 minutos do 1º tempo, iniciou uma remontada especular conduzida por Galeno, autor de dois gols. O 3 a 3 persistiu até a prorrogação, quando Iván Jaime fez o do título.

A estreia dos Dragões no Campeonato Português acontece já neste sábado (10), em casa, contra o Gil Vicente.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo