Inglaterra ou Itália? Galeno é recompensado após boa temporada e movimenta mercado
Atacante brasileiro desperta interesse da Juventus e do Nottingham Forest, e Porto confia em contrato para lucrar em leilão
Apesar de pouco competitivo no Campeonato Português, o Porto fez boas copas na última temporada. Só caiu para o Arsenal nos pênaltis na Champions League e foi campeão da Copa de Portugal. Tudo isso teve uma boa contribuição do brasileiro Wenderson Galeno.
O ponta esquerda de bom drible acumulou 28 participações em gols em 48 partidas (16G e 12A), incluindo 5 bolas nas redes e 3 assistências na competição europeia.
Um desempenho incrível que rendeu ao atacante de 26 anos a primeira convocação para seleção brasileira em março de 2024, estreando ao sair do banco no amistoso contra a Espanha.
Claro que esse combo em menos de um ano não passaria despercebido pelas cinco grandes ligas europeias. O mercado se abriu ao brasileiro na Inglaterra e na Itália, conforme relatos da imprensa da Europa.
De Barra do Corda-MA para o mundo ✈️
O @guicalvano contou a brilhante e inspiradora trajetória de Galeno, o herói do Porto que marcou uma pintura contra o Arsenal na Champions ⬇️https://t.co/c1WwMqcXEM
— Trivela (@trivela) February 22, 2024
Juventus tem interesse em Galeno, mas argentino é concorrência
A gigante italiana Juventus desponta como a grande favorita para contar com Galeno. Segundo o jornal Corriere dello Sport, já até existiria um plano para conseguir convencer o jogador e o clube português.
Os Bianconeri dobrariam o salário atual do brasileiro no Porto, que ganharia 30 milhões de euros com a transferência, mais metas batidas pelo atleta.
O novo técnico ítalo-brasileiro Thiago Motta teria aprovado a contratação, sugerida pelo diretor Cristiano Giuntoli. As conversas com os representantes do jogador se intensificaram nos últimos dias após semanas de negociação.
Mas Galeno não é o único ponta monitorado pela Velha Senhora. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o argentino Nico González, da Fiorentina, é outro que possui negócio aberto com a Juve.
Nottingham Forest aparece como outro interessado em brasileiro do Porto
Também conforme o que publicou Romano, o Porto teria recusado uma proposta do Nottingham Forest por Wenderson, o que ainda não diminui o interesse dos ingleses pelo atleta.
🚨🇧🇷 EXCL: Nottingham Forest had formal bid rejected by FC Porto for Galeno, interest remains strong.
Galeno, on Juventus list as new winger but they keep advancing on talks for Nico González deal with Fiorentina.
Porto ask around €40m package add-ons included for Galeno. pic.twitter.com/TMjlSX6RI0
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 8, 2024
No entanto, o jornal português O Jogo desmentiu essa informação e garantiu que, até esta quinta-feira (8), não chegou nenhuma oferta do clube da Premier League por Galeno.
Este é o cenário ideal para as pretensões da equipe portuguesa.
Como o brasileiro tem contrato até 2028, eles querem que aconteça um leilão pelo jogador. O valor estabelecido seria de 40 milhões de euros, incluindo adicionais, garante Fabrizio Romano.
Porto enfrenta ‘nova era' com início da temporada — mas Galeno segue brilhando
A temporada 2024/25 já iniciou em Portugal, com grandes mudanças nos lados do time do norte da nação lusa. Após sete anos à beira do campo, Sérgio Conceição saiu e foi substituído pelo jovem auxiliar Vítor Bruno.
Na presidência, Jorge Nuno Pinto da Costa perdeu as eleições e encerrou mais de quatro décadas de mandato, dando lugar ao ex-técnico André Villas-Boas.
Em campo, porém, parece não ter mudado tanta coisa assim. Na primeira partida da nova época, o Porto bateu o Sporting e conquistou a Supercopa Portuguesa em uma final espetacular.
Após sofrer três gols com apenas 24 minutos do 1º tempo, iniciou uma remontada especular conduzida por Galeno, autor de dois gols. O 3 a 3 persistiu até a prorrogação, quando Iván Jaime fez o do título.
A estreia dos Dragões no Campeonato Português acontece já neste sábado (10), em casa, contra o Gil Vicente.