Champions League

Evanilson sai do banco, coloca jogo no bolso com hat-trick e comanda virada do Porto sobre o Real Antwerp

Após primeiro tempo irreconhecível, Porto se recupera na etapa complementar e conta com show de Evanilson para golear equipe belga

Royal Antwerp e Porto se enfrentaram nesta quarta-feira (25), no Bosuilstadion, na Antuérpia (Bélgica), em jogo válido pela terceira rodada do Grupo H da Champions League. Favoritos no confronto, os Dragões sofreram no primeiro tempo, mas deram a volta por cima na etapa complementar e venceram a equipe belga. Com direito a hat-trick de Evanilson, o time português goleou os donos da casa por 4 a 1, de virada.

Com a vitória, o Porto foi a seis pontos e se manteve na segunda colocação do Grupo H, atrás do Barcelona, que venceu o Shakhtar Donetsk e chegou a nove. Os ucranianos ocupam a terceira colocação, com três pontos, enquanto o Royal Antwerp segue zerado na lanterna da chave.

Antwerp se aproveita de primeiro tempo terrível do Porto e abre o placar

Engana-se quem acha que o Porto teve o controle do jogo. O Royal Antwerp começou melhor, pressionou e dificultou as ações ofensivas dos portugueses que, sem resposta, abusavam dos passes errados e lançamentos forçados. Somente aos 20′, o time de Sérgio Conceição chegou com perigo pela primeira vez. Após roubo de bola no meio-campo, os Dragões puxaram contra-ataque, envolveram a defesa belga com movimentação rápida até Taremi ficar em boas condições. Livre, o centroavante chutou em cima da marcação e desperdiçou o ataque.

Com 35′ no relógio, a resposta do Antwerp. Muja recebeu pelo lado direito, acelerou a passada, cortou para o meio e finalizou por cima da meta de Diogo Costa que, bem posicionado, acompanhou sem sustos o arremate. No lance seguinte, o gol belga e o castigo aos portugueses. A defesa portista falhou e Janssen chutou em cima da marcação. Mas a sobra ficou com Yusuf, que não desperdiçou. Frio, o meio-campista nigeriano tirou totalmente do raio de alcance do arqueiro adversário e abriu o placar na Bélgica.

O segundo tempo veio e, com ele, o show de Evanilson

Com 40 segundos de etapa complementar, Evanilson empatou. O atacante brasileiro, que havia entrado no final do primeiro tempo, recebeu passe de Galeno após bobeada da defesa do Antwerp, finalizou e contou com desvio em Coulibaly para deixar tudo igual no marcador. Era um outro Porto. Sérgio Conceição corrigiu os erros da equipe durante o intervalo e os Dragões voltaram com outra pegada.

Aos oito minutos, João Mario entortou Bataille no lado direito e serviu Eustáquio na área. O volante dominou e com extrema categoria, acertou o ângulo de Butez: 2 a 1. Atrás no marcador, o Antwerp tentou retomar a intensidade apresentada no primeiro tempo. Alderweireld, de cabeça, acertou o travessão. Mas não teve jeito. A noite era de Evanilson. Inspirado, o atacante brasileiro marcou o terceiro do Porto e encaminhou a vitória lusitana. João Mário inverteu o jogo e achou Pepê que, de forma sutil, ajeitou para o camisa 30. De primeira, ele emendou petardo e colocou lá dentro.

Imparável. Evanilson estava sem freio e voltou a balançar as redes. Aos 39′, o brasileiro foi lançado por Taremi, notou Butez adiantado e tocou por cima do arqueiro. Era o terceiro gol do atacante na partida e o quarto do Porto. Vitória maiúscula dos Dragões, na conta de Evanilson, que saiu do banco para mudar a partida por completo.

Próximos jogos de Porto e Royal Antwerp

Após vitória importante na Champions League, o Porto volta as atenções para o Campeonato Português. Terceiro colocado do certame, com 19 pontos conquistados, a equipe de Sérgio Conceição encara o Vizela, domingo (29), a partir das 17h30 (horário de Brasília), no Estádio do Futebol Clube de Vizela.

O Royal Antwerp, por sua vez, tem pela frente o Clube Brugge, no Campeonato Belga. As equipes medem forças também neste domingo (29), às 9h (horário de Brasília), no Estádio Jan Breydel. Atual campeão nacional, os Reds ocupam apenas a sexta colocação da atual edição do torneio, com 17 pontos.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo