Europa
Não perde mais: Zenit vira contra o Lokomotiv e se sagra tetracampeão russo
De virada, equipe de São Petersburgo comemorou diante de sua torcida, em grande atuação do trio brasileiro

Apesar dos conflitos com a Ucrânia, o futebol na Rússia não parou. Enquanto a guerra assola o país vizinho, o campeonato local segue como se nada estivesse ocorrendo. Neste sábado (30), o Zenit venceu o Lokomotiv Moscou por 3 a 1, na Gazprom Arena, e se sagrou campeão pela quarta vez consecutiva.
A tabela não mente: após 27 rodadas, o Zenit chegou a 61 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Dynamo Moscou, que parou nos 52. Restam apenas três partidas, o que impossibilita a aproximação da equipe moscovita, independente do que aconteça com os líderes. A distância não foi só em pontos: o Zenit de Sergej Semak marcou 64 gols e se consolidou como melhor ataque, muito à frente do Sochi, que marcou apenas 48.
O Zenit chega ao seu sétimo título russo (nono se considerarmos a Liga Soviética), se afirmando como grande potência do país no momento. Historicamente, esse posto ainda é do Spartak Moscou, que conquistou 10 vezes o Campeonato Russo e outras 12 o da União Soviética. Como a conta é feita apenas considerando o histórico pós-União Soviética, podemos dizer que mais um título celeste iguala a questão.
Desde 1992, na primeira edição do Campeonato Russo após a dissolução da URSS, apenas outros quatro clubes além de Spartak e Zenit foram campeões: Alania Vladikavkaz, Lokomotiv e CSKA. O Lokomotiv, rival deste sábado, foi o último vencedor da Liga antes da hegemonia da equipe de São Petersburgo, que pelo visto, ainda deve durar um bom tempo.
A maior implicação para o Zenit após o título é a participação na Liga dos Campeões. Não há previsão para que a Uefa reveja o banimento de todas as equipes russas de suas competições, bem como a Fifa baniu a seleção da Rússia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Tudo isso dependerá de uma possível ação de cessar-fogo na Guerra da Ucrânia, o que infelizmente também não tem uma data para acontecer. Até lá, equipes russas devem apenas jogar entre si.