A Roma ainda tem chances contra o Leverkusen? De Rossi, apesar dos pesares, acredita
De Rossi admite dificuldade em enfrentar a grande sensação da Europa, porém, deposita confiança na Roma para jogo de volta
O imparável Bayer Leverkusen fez mais uma vítima em sua histórica temporada 2023/24. Na última quinta-feira (2), os comandados de Xabi Alonso venceram o bom time da Roma, por 2 a 0, em pleno Estádio Olímpico, e largaram na frente na semifinal da Liga Europa. Antes da bola rolar na capital italiana, Daniele De Rossi, técnico giallorossi, havia adotado tom otimista para o embate contra os alemães. Após o revés, o treinador se rendeu à qualidade do atual campeão da Bundesliga, entretanto, manteve a esperança. Para ele, a eliminatória ainda não acabou, e a Roma tem condições de buscar a vaga na Bay Arena.
— Do ponto de vista da atitude, os rapazes foram bons. Também vamos jogar o nosso jogo na volta. Acredito muito nisso, obviamente que será difícil, mas não vamos desistir. Jogamos contra uma equipe forte e se eles assumirem a liderança será difícil recuperar. A maneira como eles administram a bola e como avançam os entusiasma — disse De Rossi.
Apesar do otimismo, De Rossi, como citado, foi só elogios ao Leverkusen. O ex-volante destrinchou a estratégia certeira de Xabi Alonso na partida de ida e destacou a versatilidade do time alemão, capaz tanto de administrar a posse de bola, bem como golpear o adversário através de contra-ataques rápidos. A missão na BayArena não será nada fácil. Ao menos, De Rossi está ciente disso.
— Havíamos nos preparado para este jogo. Eles costumam jogar com um centroavante, mas contra equipes como o Borussia (Dortmund) e o Bayern (de Munique) jogam assim (Wirtz de falso 9). Sabíamos que seriam mais fechados com esta formação. Ficamos um pouco apressados depois do primeiro gol sofrido. O desempenho geral foi bem feito, gostei da etapa inicial. Eles sabem administrar a bola, mas também jogam no contra-ataque. Eles são fortes, mostraram isso o ano todo.
— Eles têm velocidade, rapidez. Talvez tenhamos mais técnica. Temos que saber aproveitar o momento certo. Quanto mais você os ataca, menos eles podem girar e vice-versa. Se você quiser ser agressivo, que foi o que tentamos, tem que levar em conta que eles têm jogadores de qualidade e rápidos, e não é fácil mantê-los afastados durante todo o jogo.
Quais resultados classificam a Roma no jogo de volta?
Para garantir vaga na grande final da Liga Europa, a Roma terá de fazer o que nenhuma equipe conseguiu diante do Bayer Leverkusen na atual temporada: vencer. Mas não se trata de qualquer vitória. Os Giallorossi precisarão triunfar por três ou mais gols de diferença se quiserem avançar na competição continental. Triunfo italiano por dois tentos leva a decisão para prorrogação — e pênaltis caso a igualdade permaneça. Qualquer outro resultado classifica o esquadrão de Xabi Alonso.
Por que o título da Liga Europa é tão importante para Roma?
Campeã da Conference League em 2021/22 e vice-campeã da Liga Europa em 2022/23, a Roma quer voltar a levantar um título continental. Mais do que o troféu e a glória em si, a conquista da Liga Europa garantiria automaticamente a equipe da capital italiana na próxima edição da Champions League. Atual quinto colocado da Serie A, o time comandado por De Rossi, neste momento, estaria classificado para o principal torneio da Uefa. Entretanto, vê a Atalanta ameaçar tal posto rodada a rodada.