Liga Europa

Rafael Leão brilha contra o Slavia Praga e faz Milan alcançar vantagem importante na Liga Europa

Craque português faz o 'arroz com feijão' bem feito, lidera ataque do Milan e marca o gol que dá tranquilidade para a volta das oitavas de final em Praga

Rafael Leão passou por altos e baixos na temporada, recebeu críticas da torcida por gols perdidos e oscilou bastante. Sendo a principal engrenagem do ataque milanista, o camisa 10 vinha se recuperando após passar por uma fase complicada, com muitos passes errados e falta de confiança nas jogadas mano a mano. No entanto, nesta quinta-feira (7), o craque português parece ter recuperado o seu “brilho”, teve uma atuação impecável e fez uma grande jogada para o gol que decretou a vitória sobre o Slavia Praga, no primeiro jogo das oitavas de final da Liga Europa.

Os gols do Milan foram marcados por Reijnders, Loftus-Cheek, Giroud e Pulisic. Doudera e Schranz balançaram a rede para o lado visitante.

O encontro da volta está agendado para a próxima quinta-feira,14 de março, às 14h45 (horário de Brasília). A partida será na Fortuna Arena, na República Tcheca. Os italianos podem sofrer uma derrota por até um gol de diferença e ainda assim avançam para as quartas.

Slavia Praga prova que é organizado

Apesar da goleada, a partida não foi tão fácil para os milanistas quanto pintou o placar. Mesmo jogando com todo o apoio de sua torcida, que lotou o San Siro, a equipe de Stefano Pioli encontrou dificuldades para surpreender a organizada defesa do time tcheco. Para quem não acompanhou a fase de grupos da competição, e só assistiu ao embate desta quinta, o “aperto” poder ter sido uma surpresa.

Isso porque o Milan virou o intervalo com uma vitória parcial por 3 a 1, impondo seu ritmo na partida, mas sofreu muito no contra-ataque dos slavie durante a segunda etapa. No entanto, a disciplina tática dos visitantes, comandados por Jindrich Trpisovsky, já era de conhecimento do técnico rossoneri. Pioli sabia que teria que tomar cuidado e, depois de sofrer o segundo gol, mudou o posicionamento do seu time.

– O Slavia Praga perdeu apenas para a Roma na fase de grupos. É uma equipa intensa, direta e enérgica. Joga com três jogadores na frente, todos próximos uns dos outros, e gosta de ameaçar. Eles têm jogadores fortes e atacantes físicos. O treinador é muito bom porque muda frequentemente as coisas, mas mantém um alto nível de desempenho. Não é o distintivo que entra em campo, mas os jogadores… E eles chegaram às quartas de final duas vezes nos últimos anos. Respeitamos nossos oponentes – afirmou Pioli em coletiva pré-jogo.

De fato, a equipe tcheca tem muitos méritos, mas está levando a desvantagem na bagagem para a República Tcheca.

Rafael Leão: craque também sabe fazer o ‘arroz com feijão'

Principal alvo do PSG para substituir Mbappé, Rafael Leão teve uma atuação bem abaixo do normal no último jogo, contra a Lazio, pela Serie A, e faz uma temporada de altos e baixos. Com direito a críticas da torcida e uma super cobrança da imprensa italiana, Leão chegou a ser chamado de “flop” na temporada 2023-24 pelo jornal La Repubblica.

Leão chegou a ser bastante criticado após perder um gol contra o Newcastle ainda durante a fase de grupos da Champions League.

Nesta quinta-feira, ele calou os críticos e incendiou as arquibancadas do San Siro. Quando a equipe corria risco de levar um empate, já na marca dos 40 minutos do segundo tempo, o camisa 10 fez o que sabe de melhor: usar o drible para ficar cara a cara com o goleiro. Ao contrário do que aconteceu na partida contra o Newcastle, em setembro de 2023, desta vez o português não se apegou ao lance plástico, foi objetivo na hora de finalizar, e a bola bateu em Christian Pulisic antes de entrar.

Botão Voltar ao topo