Liga Europa

Joia do Manchester United coloca o FCSB no bolso em vitória na Europa League

O Manchester United se garantiu nas oitavas de final da Liga Europa graças a uma de suas jovens promessas, que dominou o FCSB

Em apuros na Premier League, o Manchester United pode pelo menos se orgulhar de sua campanha na Liga Europa. Os Red Devils demoraram para pegar no tranco, porém, uma joia colocou o FCSB no bolso para garantir a vaga nas oitavas de final.

Nesta quinta-feira (30), o Manchester United venceu o antigo Steaua Bucareste por 2 a 0, na Romênia, pela última rodada da primeira fase do torneio. Com o resultado, a equipe de Rúben Amorim ficou com a 3ª melhor campanha da Europa League com 18 pontos, sendo cinco vitórias e três empates.

Contudo, os Red Devils deram um verdadeiro show de horrores no 1º tempo. Mesmo com 69% de posse de bola, o Manchester United não soube transformar seu domínio em finalizações perigosas, rendendo uma ida para o intervalo com um futebol decepcionante.

Aliás, isso tem sido um costume nesta temporada. Com Erik ten Hag ou o técnico português, os Red Devils só conseguiram marcar gols na etapa inicial em 12 das 36 partidas disputadas em 2024/25 até. E muito disso se deve à postura pouco agressiva.

Contra o Steaua Bucareste, o Manchester United voltou para o 2º tempo parecendo outro time. A busca incessante pelo ataque rendeu o esperado: oportunidades claras de gol, cujos lances foram convertidos graças a Kobbie Mainoo.

Mainoo traz esperança ao Manchester United

Mainoo é o xodó da torcida do Manchester United (Foto: Icon Sport)
Mainoo é o xodó da torcida do Manchester United (Foto: Icon Sport)

Os Red Devils abriram o placar em uma bela jogada ensaiada. Em cobrança lateral perto da grande área, o volante de 19 anos acertou um belo cruzamento rasteiro para Diogo Dalot só ter o trabalho de empurrar para a rede.

Na sequência, o próprio Kobbie Mainoo recebeu um passe açucarado de Alejandro Garnacho para bater de primeira para o fundo do gol. Essa foi a primeira vez que o jovem talento do Manchester United foi titular em uma competição europeia na carreira.

Cria das categorias de base dos Red Devils, o volante fez sua estreia entre os profissionais em 2023/24 e, desde então, tem sido peça fundamental. As boas atuações no Manchester United já levaram Mainoo a vestir a camisa da seleção da Inglaterra em 10 oportunidades.

Entretanto, nas últimas semanas, o nome do volante passou a ser especulado no mercado. O “The Guardian” noticiou que os Red Devils estavam dispostos a ouvir qualquer “proposta séria” por seus jogadores, incluindo Kobbie Mainoo.

Por ser prata da casa, uma possível transferência da joia poderia representar um lucro considerável aos cofres do Manchester United, que não quer desrespeitar o fair play financeiro da Premier League.

Apesar do interesse no mercado, Mainoo foi blindado por Amorim, que confia no futebol do inglês para o sucesso a longo prazo. O jogo de gala contra o FCSB só reforça a importância do volante para os Red Devils.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo