Liga Europa

A Atalanta fez o suficiente para empatar com o Sporting e se garantiu nas oitavas da Liga Europa

Em Bérgamo, a Atalanta não teve uma grande atuação, mas empatou com o Sporting e se assegurou antecipadamente nas oitavas de final

Se na Serie A a Atalanta vem de três jogos sem vencer e saiu da zona de classificação para torneios continentais da próxima temporada, na Liga Europa o cenário é outro. Nesta quinta-feira (30), a equipe comandada por Gian Piero Gasperini nem teve uma grande exibição, mas fez o suficiente para empatar em 1 a 1 com o Sporting, no Gewiss Stadium, e assegurar o primeiro lugar do Grupo D e a vaga nas oitavas de final.

O time de Bérgamo sofreu com a marcação alta do Sporting em vários momentos do jogo, mas quando superou a pressão conseguiu ter espaço no campo de ataque e abrir o placar no primeiro tempo com um golaço de Gianluca Scamacca. Depois do intervalo, os Leões fizeram 25 minutos muito bons e empataram com Marcus Edwards, que saiu do banco para aproveitar uma bela jogada trabalhada com passes rápidos e curtos.

A igualdade foi melhor para a Atalanta, que chegou a 11 pontos no Grupo D e se garantiu nas oitavas de final da Liga Europa com uma rodada de antecedência. O Sporting até pode igualar a pontuação do clube italiano na última rodada, mas leva a pior no confronto direto, que é o primeiro critério de desempate. Mesmo assim, a derrota do Sturm Graz em casa para o Raków Częstochowa assegurou o time português na segunda colocação, que assegura vaga na fase de 16-avos de final.

Scamacca abre o placar com um golaço

Atalanta e Sporting fizeram um primeiro tempo movimentado e com boas chances para ambos os lados. A primeira oportunidade foi dos donos da casa, aos 13 minutos, com Hans Hateboer acertando um grande lançamento rasteiro para deixar Gianluca Scamacca frente a frente com Antonio Adán. O atacante italiano tentou um chute colocado, mas o goleiro espanhol fez uma bela defesa com o braço esquerdo.

A resposta visitante veio seis minutos depois. Viktor Gyökeres recebeu passe no meio-campo e, tal qual Vinícius Júnior contra Fernandinho no jogo de ida da semifinal da Champions League 2021/22, fez um lindo drible de corpo para superar a marcação de Berat Djimsiti. O sueco disparou em velocidade, invadiu a área e, mesmo com Sead Kolašinac tendo se aproximado, bateu colocado de pé direito para tirar tinta da trave esquerda de Juan Musso.

O Sporting marcava alto a saída de bola da Atalanta e saiu atrás no marcador justamente por isso. Aos 22 minutos, a equipe de Gian Piero Gasperini conseguiu superar a pressão portuguesa achando uma bola longa para Scamacca no meio-campo. O camisa 90 tocou de primeira para Teun Koopmeiners e já se projetou nas costas da defesa para receber enfiada de bola, sair com liberdade no campo de ataque e marcar um golaço em finalização de fora da área que morreu no ângulo esquerdo de Adán.

Ainda na primeira etapa, o Sporting teve uma grande chance de igualar o marcador. Já aos 35 minutos, Gyökeres venceu a disputa com a marcação e deixou Pedro Gonçalves sozinho dentro da área e cara a cara com Musso. O português, no entanto, pegou muito mal na bola ao tentar um chute por cobertura de primeira com o pé esquerdo e praticamente recuou para o goleiro argentino.

Sporting volta melhor e busca o empate

O segundo tempo também foi movimentado e com boas oportunidades, mas o Sporting voltou bem melhor do intervalo e foi superior até os 25 minutos. Logo de cara, Marcus Edwards ficou de frente para o gol em sua primeira participação na partida e só não balançou a rede porque foi travado pela marcação na hora de finalizar.

A chance perdida no começo acabou não fazendo muita diferença. Aos 10 minutos o atacante inglês participou da boa jogada trabalhada do time português, tabelou com Gyökeres, invadiu a área e chutou colocado no canto esquerdo de Musso para empatar o confronto.

O Sporting ainda seguiu no ataque visando virar a partida e continuar sonhando com uma vaga direta nas oitavas de final da Liga Europa. Aos 21, Pedro Gonçalves carimbou a trave direita da Atalanta em arremate de dentro da área. Cinco minutos depois, mandou para fora ao arriscar da meia-lua na que foi a última finalização visitante no jogo.

Na reta final, os Leões diminuíram o ritmo, e a Atalanta aproveitou para equilibrar o duelo mais uma vez. Por mais que tenha conseguido controlar mais a posse de bola, a equipe italiana não fez muita questão de atacar e se expor, até porque o resultado era suficiente para assegurar a liderança do grupo. Com isso, o 1 a 1 persistiu até o fim.

Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo