Como Atalanta campeã europeia pode abastecer gigantes europeus na próxima janela
Éderson, Koopmeiners, Lookman e Scalvini: Atalanta terá trabalho para segurar destaques de 2023/24
Sob comando de Gian Piero Gasperini desde 2016, a Atalanta mudou de patamar no futebol italiano e europeu. Antes na luta por posições do meio para baixo na Serie A, passou a ser presença em competições europeias, terminando três vezes como terceiro (pode conseguir a quarta esse ano), ficou com três vices da Copa da Itália e até alcançou as quartas de final de Champions League. O auge dos oito anos do comandante de 66 anos veio nesta quarta-feira (22), com o título da Liga Europa ao bater o Bayer Leverkusen por 3 a 0.
Em todo esse período de sucesso para as realidades do time de Bérgamo, vários jogadores foram adquiridos por quantias baixas e depois revendidos por uns bons milhões: Rasmus Hojlund (negociado por 73 milhões de euros), Cristian Romero (52), Dejan Kulusevski (39) e muitos outros. Obviamente, com a consagração europeia hoje, podemos ter outras negociações na janela de transferências do verão, aberta a partir de 1º de junho. Por isso, a Trivela listou alguns dos nomes que podem dar o salto da Dea para outra equipe na Europa.
Éderson
Na decisão da Liga Europa, o brasileiro Éderson foi um verdadeiro cão de guarda. Aparecia em todo lugar do campo para roubar a bola ou efetuar interceptações essenciais aos italianos. O meio-campista, com passagens por Cruzeiro e Corinthians, venceu oito disputas individuais no jogo contra o Leverkusen, atrás apenas de Ademola Lookman (nove). Ao longo de toda competição foram 59 duelos vencidos, o líder do elenco empatado com o zagueiro Djimsiti, segundo o OptaJoao.
Já em meio à atual temporada, o jogador foi especulado na Juventus pelo bom desempenho, que também o levou a ser convocado pela primeira vez para Seleção Brasileira, incluso no grupo de 26 atletas que vão à Copa América.
Ederson fechou com a Atalanta no meio de 2022, adquirido por 22 milhões de euros após apenas cinco meses — de ótimo nível — na Salernitana. Na primeira temporada em Bérgamo, atuou em 37 vezes, 25 como titular, ganhando a vaga entre os 11 iniciais definitivamente em 23/24.
? Ederson entre todos da Atalanta na temporada 23/24:
1º em bolas recuperadas (273)
1º em desarmes (109)
1º em duelos ganhos no chão (200)
1º em duelos ganhos (256)
2º em faltas sofridas (57)
3º em interceptações (65)
3º em dribles certos (35)
4º em ações defensivas (233)??? pic.twitter.com/8MzxkDMiYS
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) May 22, 2024
Lookman
O herói do título europeu não esteve envolvido em nenhuma especulação durante a temporada, mas quem marca um hat-trick, o primeiro em finais europeias desde 1975, pode despertar interesses. Em Bérgamo desde 2022, Lookman recuperou o bom futebol que prometia e vem das duas temporadas mais goleadores da carreira, com 15 gols em ambas — na atual, somou nove assistências contra seis na anterior.
Aos 26 anos, o inglês de origem nigeriana já tem carreira até que rodada. Saiu da base do Charlton Athletic para estrear no profissional, deu o salto para Premier League com apenas 20 anos para defender o Everton, que o venderia em 2019 ao RB Leipzig por 18 milhões — já tinha sido emprestado para o time alemão um ano antes.
Na segunda passagem na Alemanha, o atacante não ganhou muitas oportunidades e foi emprestado para Fulham e Leicester antes de fechar com a Atalanta pela metade do que o Leipzig desembolsou para tirá-lo do Everton.
De Ketelaere
Após sofrer em sua primeira temporada na Itália pelo Milan, Charles de Ketelaere, grande promessa do futebol belga, fechou a Atalanta por empréstimo de uma temporada para reencontrar o futebol. E realmente deu certo. O jovem meia é essencial até aqui na boa campanha da Dea no Campeonato Italiano com 16 participações em gols — terceiro no elenco.
Em teoria, ele deveria voltar para o Rossonero ao término da temporada. Porém, antes da decisão, o presidente da Atalanta, Antonio Percassi, garantiu que iria “fazer acontecer” a negociação para a permanência do jovem de 23 anos. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, a cláusula de venda é 23 milhões de euros.
Koopmeiners
A saída de Teun Koopmeiners da Atalanta parece uma questão de tempo. O próprio jogador assumiu, em março, o desejo de sair em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf.
— Disse à Atalanta que quero sair no verão. Eu e a minha namorada nos divertimos muito em Itália, mas, por alguns clubes ingleses, eu aguento a chuva (risos)! Espero que haja boas opções para considerar. E espero que a Atalanta receba uma boa quantia, porque eu passei lá momentos maravilhosos — revelou o sincero holandês.
Depois da final de Liga Europa, ele não quis abordar o assunto, focando em comemorar a taça: “Próxima temporada? Não sei. Veremos…”.
Apesar do interesse da Juventus, o Liverpool desponta como um dos favoritos para contratação do meia e a explicação é o novo treinador da equipe. Arne Slot treinou Koopmeiners entre 2019 e 2021 no AZ. Foi exatamente quando fez as melhores temporadas da carreira, com 16 e 17 gols, respectivamente — 23/24 é a terceira, com 15 tentos.
A Atalanta investiu 14 milhões em Teun, mas quer vendê-lo entre 60 e 70 milhões de euros, segundo o portal italiano Tuttosport. Bem o estilo de revenda que marca a era Gasperini.
Is Teun Koopmeiners x Éderson your new favourite midfield duo? ?#UELFinal pic.twitter.com/MT92Nlg7j9
— Squawka (@Squawka) May 22, 2024
Scalvini
“Ele pode ser um novo Bastoni”, disse, certa vez, Gasperini, comparando Giorgi Scalvani com o zagueiro ex-Atalanta que hoje defende a Internazionale. Talvez, seja até mais do que isso, já que o defensor de 20 anos, titular da Dea – mesmo reserva no início da decisão -, viu o nome ser especulado em Paris Saint-Germain, Real Madrid e Manchester United.
No clube de Bérgamo desde os 12 anos, Scalvani não demorou muito para engatar sequência no time principal e jogou 21 vezes logo na temporada de estreia, quando tinha apenas 17. Foram mais 34 partidas na temporada passada, fechando a atual com 43. Destro, o jovem defensor de 1,94 m também atua de lateral e já afirmou em entrevistas ser fã de Thiago Silva.