Liga das Nações

Itália aumenta problemas da Bélgica, que corre risco de rebaixamento na Liga das Nações

Com a vitória da Itália, Bélgica protagoniza mais um capítulo decepcionante na Liga das Nações, que pode piorar ainda mais

A geração de ouro da Bélgica já é passado. Isso todo mundo já sabe. Contudo, a derrota para a Itália na Liga das Nações pode representar um vexame para os Diables Rouges, que correm risco de rebaixamento.

Nesta quinta-feira (14), os belgas perderam para a Squadra Azzurra por 1 a 0, em Bruxelas, pela 5ª rodada do Grupo A2. Com o resultado, a seleção já não tem chances de classificação ao mata-mata da Nations League.

A Bélgica tem quatro pontos, enquanto a vice-líder França tem 10. Além disso, os Diables Rouges estão na zona de playoff de rebaixamento, que pode selar a queda para a Liga B, uma espécie de “segunda divisão” da Nations.

E não seria nenhum exagero a seleção belga cair, pois, quando enfrentou países de peso — França e Itália –, conseguiu apenas um empate e três derrotas. A única vitória foi contra Israel, que tem apenas um ponto no Grupo A2.

A Bélgica foi dominada pelos italianos no 1º tempo. Mesmo jogando em casa, a equipe de Domenico Tedesco não teve a posse de bola, e acabou sendo punida com o gol de Sandro Tonali.

Foto: (IconSport) - Tonali marcou o gol da vitória da Itália
Foto: (IconSport) – Tonali marcou o gol da vitória da Itália

É verdade que os Diables Rouges melhoraram na etapa final, inclusive quase conquistando o empate. Contudo, a melhora pós-intervalo não foi suficiente para evitar a eliminação precoce na Liga das Nações.

Os problemas da Bélgica

Após a Copa do Mundo de 2022, a Bélgica contratou Tedesco para comandar uma reformulação. O problema é que o treinador se envolveu em diversas polêmicas com os líderes de vestiário.

Thibaut Courtois, por exemplo, chegou a abandonar a concentração dos Diables Rouges em 2023 quando foi notificado de que perderia a braçadeira de capitão. Dali para frente, o goleiro não escondeu suas diferenças com Domenico Tedesco.

O técnico da seleção belga deixou Courtois de fora da convocação para a Eurocopa sob a justificativa de que ele não estava 100% fisicamente. Vale lembrar que o arqueiro do Real Madrid sofreu duas graves lesões no joelho na última temporada.

Entretanto, à época da divulgação da lista final da Bélgica, Thibaut Courtois já tinha voltado a atuar pelos Merengues, inclusive sendo titular na final da Champions League. E isso foi suficiente para o goleiro abandonar o barco.

Cansado das desculpas de Tedesco, Courtois anunciou que não irá mais defender a Bélgica enquanto o técnico continuar no cargo. Além do arqueiro, Romelu Lukaku e Kevin De Bruyne já tiveram suas diferenças com o comandante.

Foto: (IconSport) - Domenico Tedesco, técnico da Bélgica
Foto: (IconSport) – Domenico Tedesco não é unanimidade na Bélgica

A imprensa europeia noticiou que o centroavante já discutiu com Domenico Tedesco, enquanto o meia já criticou publicamente a estratégia do treinador após a eliminação nas oitavas de final da Euro 2024.

Lukaku esteve em campo contra a Itália, porém, desperdiçou as (poucas) chances de gol. Já De Bruyne não foi chamado por estar se recuperando de uma lesão no Manchester City.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo