Itália aumenta problemas da Bélgica, que corre risco de rebaixamento na Liga das Nações
Com a vitória da Itália, Bélgica protagoniza mais um capítulo decepcionante na Liga das Nações, que pode piorar ainda mais
A geração de ouro da Bélgica já é passado. Isso todo mundo já sabe. Contudo, a derrota para a Itália na Liga das Nações pode representar um vexame para os Diables Rouges, que correm risco de rebaixamento.
Nesta quinta-feira (14), os belgas perderam para a Squadra Azzurra por 1 a 0, em Bruxelas, pela 5ª rodada do Grupo A2. Com o resultado, a seleção já não tem chances de classificação ao mata-mata da Nations League.
A Bélgica tem quatro pontos, enquanto a vice-líder França tem 10. Além disso, os Diables Rouges estão na zona de playoff de rebaixamento, que pode selar a queda para a Liga B, uma espécie de “segunda divisão” da Nations.
E não seria nenhum exagero a seleção belga cair, pois, quando enfrentou países de peso — França e Itália –, conseguiu apenas um empate e três derrotas. A única vitória foi contra Israel, que tem apenas um ponto no Grupo A2.
A Bélgica foi dominada pelos italianos no 1º tempo. Mesmo jogando em casa, a equipe de Domenico Tedesco não teve a posse de bola, e acabou sendo punida com o gol de Sandro Tonali.
É verdade que os Diables Rouges melhoraram na etapa final, inclusive quase conquistando o empate. Contudo, a melhora pós-intervalo não foi suficiente para evitar a eliminação precoce na Liga das Nações.
Os problemas da Bélgica
Após a Copa do Mundo de 2022, a Bélgica contratou Tedesco para comandar uma reformulação. O problema é que o treinador se envolveu em diversas polêmicas com os líderes de vestiário.
Thibaut Courtois, por exemplo, chegou a abandonar a concentração dos Diables Rouges em 2023 quando foi notificado de que perderia a braçadeira de capitão. Dali para frente, o goleiro não escondeu suas diferenças com Domenico Tedesco.
O técnico da seleção belga deixou Courtois de fora da convocação para a Eurocopa sob a justificativa de que ele não estava 100% fisicamente. Vale lembrar que o arqueiro do Real Madrid sofreu duas graves lesões no joelho na última temporada.
Entretanto, à época da divulgação da lista final da Bélgica, Thibaut Courtois já tinha voltado a atuar pelos Merengues, inclusive sendo titular na final da Champions League. E isso foi suficiente para o goleiro abandonar o barco.
Cansado das desculpas de Tedesco, Courtois anunciou que não irá mais defender a Bélgica enquanto o técnico continuar no cargo. Além do arqueiro, Romelu Lukaku e Kevin De Bruyne já tiveram suas diferenças com o comandante.
A imprensa europeia noticiou que o centroavante já discutiu com Domenico Tedesco, enquanto o meia já criticou publicamente a estratégia do treinador após a eliminação nas oitavas de final da Euro 2024.
Lukaku esteve em campo contra a Itália, porém, desperdiçou as (poucas) chances de gol. Já De Bruyne não foi chamado por estar se recuperando de uma lesão no Manchester City.