O motivo por trás dos ‘nãos’ de De Bruyne e Lukaku à convocação na Bélgica
Dupla está fora dos confrontos da próxima Data Fifa, que ocorrem nos dias dez e 14 de outubro
A seleção da Bélgica terá dois desfalques de peso para seus próximos compromissos na Data Fifa de outubro. O meia De Bruyne e o atacante Lukaku estão fora dos confrontos diante de Itália e França, pela Nations League.
A dupla decidiu renunciar à próxima convocação da Bélgica para aprimorar seu condicionamento físico. As informações são do jornal HNL.
Vale lembrar que o atacante do Napoli ficou fora da última Data Fifa pois estava em negociações com o clube italiano na época.
Já o meia do Manchester City se recupera de uma lesão no joelho e ficou fora dos últimos quatro jogos do clube inglês.
No entanto, os dois jogadores planejam disputar a próxima Copa do Mundo, em 2026, por isso, a ausência da seleção belga é momentânea.
A Bélgica está na terceira colocação do Grupo 2 da Nations League, com a mesma campanha da seleção da França.
Porém, no confronto direto contra os franceses, os Le Bleus levaram a melhor, venceram por 2 a 0, e estão na vice-liderança da chave.
De Bruyne abdica de convocação um mês após fala polêmica
Aliás, a derrota para a França causou um grande constrangimento nos bastidores da equipe. Durante a última Data Fifa, câmeras flagraram De Bruyne dizendo que deixaria a seleção. Em entrevista pós-jogo, o jogador criticou a atual estrutura da Bélgica.
A relação com o técnico Domenico Tedesco também não é das melhores. O experiente jogador reclamou do esquema tático implementado pelo treinador, e afirmou que parte da equipe não cumpria suas funções em campo.
— É preciso melhorar em todos os sentidos. Se o padrão a que se quer chegar é o melhor, mas não somos mais bons o suficiente para isso, então você precisa dar tudo, senão está acabado. Posso aceitar que não somos tão bons quanto em 2018, fui o primeiro a enxergar isso, mas outras coisas são inaceitáveis. Somos muitos atrás. Se ficar com seis atrás, não tem conexão. Não é sobre transição, é sobre pessoas que não cumprem suas funções — disse De Bruyne após a derrota para a França.
Apesar da lesão no joelho, a fala do meia após a derrota para a França deixou em aberto a possibilidade de continuidade de De Bruyne na seleção enquanto Tedesco permanecer como treinador.
Revista belga pontua outro motivo para renúncia da convocação
A revista belga Le Soir publicou nesta quarta-feira (2) que o principal motivo para a não convocação de De Bruyne e Lukaku seria o desentendimento da dupla com Tedesco.
Não é a primeira vez que a relação com o treinador causa a renúncia de um atleta da seleção da Bélgica. Em agosto deste ano, o goleiro Courtois também anunciou sua saída temporária da equipe.
— No entanto, olhando para o futuro, a minha falta de confiança nele [Domenico Tedesco] não contribuiria para manter a necessária atmosfera de cordialidade. A Federação, com quem tive várias discussões, aceita a minha posição e as razões que me levaram a esta decisão dolorosa mas coerente — escreveu Courtois na época.
Segundo informações do portal A Bola, a crise entre os dois teria ocorrido após Tedesco tirar a braçadeira de capitão do goleiro em 2023.
Isso deixou o jogador do Real Madrid irritado, o que posteriormente motivou uma discussão da dupla após Courtois deixar a concentração antes de um jogo contra a Estônia.