Liga das Nações

‘Patético’: Goleiro da Espanha se recusa a responder jornalista após treta na Euro

Em coletiva, Unai Simón deixou claro que não vai conversar com jornalista da Espanha que foi pivô de polêmica na Eurocopa 2024

A Espanha se prepara para as quartas de final da Liga das Nações contra a Holanda. Entretanto, muito antes da bola rolar, uma situação atípica marcou a coletiva de Unai Simón. O goleiro se recusou a responder à pergunta de um jornalista.

Nesta terça-feira (18), Fernando Burgos, da rádio “Onda Cero”, foi o primeiro a pegar o microfone para abrir a entrevista com Unai. O jornalista questionou o arqueiro do Athletico Bilbao sobre seu encontro com Rafael Louzán, atual presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Burgos também emendou em sua pergunta a conversa com os quatro capitães da Furia e se há necessidade de um diretor esportivo para a seleção. Entretanto, Unai Simón ouviu Fernando Burgos com um semblante sério antes de fazer seu desabafo:

— Fernando, com todo o respeito aos meus companheiros de equipe e a todos os outros, depois do que aconteceu entre nós na Eurocopa… Não vou te responder. É uma decisão minha, não da seleção ou de qualquer outra pessoa.

Confira abaixo o vídeo da coletiva:

Entenda a polêmica entre Unai e Burgos na Euro 2024

Confusão aconteceu após vitória da Espanha sobre a Alemanha, nas quartas de final da Euro Foto: (Imago)
Confusão aconteceu após vitória da Espanha sobre a Alemanha, nas quartas de final da Euro Foto: (Imago)

A treta entre o goleiro e o jornalista começou na zona mista da MHP Arena, onde a Espanha venceu a Alemanha por 2 a 1, na prorrogação, pelas quartas de final da Euro, no dia 5 de julho de 2024. À época, La Roja eliminou os anfitriões, que eram um dos favoritos do torneio.

Burgos abordou Unai para falar sobre a classificação da seleção da Espanha. O jornalista disse: “Nunca vencemos um anfitrião, ainda por cima com um futebol terrivelmente sujo”. O arqueiro de La Furia se assustou com a declaração e perguntou sobre qual time ele estava se referindo.

Fernando Burgos esclareceu que estava falando dos alemães, apontando os oito cartões amarelos tomados pelos rivais e a lesão de Pedri após falta de Toni Kroos. Na sequência, o jornalista indagou Unai Simón: “Eu já disse alguma coisa sobre você? Você acha que eu posso dizer que a Espanha jogou futebol sujo?”

Irritado com o tom adotado por Burgos, o goleiro da Espanha retrucou e até mesmo defendeu a atuação da seleção da Alemanha:

— Estou surpreso que você diga isso sobre eles. Não acho que eles jogaram sujo.

— Não paramos o jogo quando Kroos estava com problemas. Mais tarde, jogamos a bola para fora porque Nacho estava no chão e Kroos a devolveu para nós. Esse é um exemplo do que Toni é e do que a Alemanha é. Acho que são palavras muito duras dizer que foi um jogo sujo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Jornalista detona goleiro da Espanha

Unai foi chamado de "marciano" por Burgos Foto: (Imago)
Unai foi chamado de “marciano” por Burgos Foto: (Imago)

O bate-boca na zona mista pode não parecer tão grave, porém, o que deve ter chateado Unai foi o que Fernando Burgos disse logo depois na “Onda Cero”. Sem a presença do arqueiro de La Roja, o jornalista atacou o atleta do Athletic Bilbao:

— Ele é um marciano e não pode vir aqui com essa atitude. Fico com raiva de fazer perguntas a esse tipo de gente. É lamentável e patético. Que ele não venha mais aqui porque eu nem quero vê-lo.

Segundo o portal “Relevo”, Burgos não ligou para Unai Simón para pedir desculpas ou tentar resolver o mal-entendido nos últimos meses. Essa foi a primeira vez que o jornalista se encontrou pessoalmente com o goleiro da seleção da Espanha desde a última Eurocopa.

Após o título na Alemanha, Unai precisou passar por cirurgia no pulso direito e só voltou a jogar no final de novembro. Em alta no Athletic Bilbao de lá para cá, o arqueiro voltou a ser convocado pelo técnico de La Furia, Luis De La Fuente.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo