‘Patético’: Goleiro da Espanha se recusa a responder jornalista após treta na Euro
Em coletiva, Unai Simón deixou claro que não vai conversar com jornalista da Espanha que foi pivô de polêmica na Eurocopa 2024

A Espanha se prepara para as quartas de final da Liga das Nações contra a Holanda. Entretanto, muito antes da bola rolar, uma situação atípica marcou a coletiva de Unai Simón. O goleiro se recusou a responder à pergunta de um jornalista.
Nesta terça-feira (18), Fernando Burgos, da rádio “Onda Cero”, foi o primeiro a pegar o microfone para abrir a entrevista com Unai. O jornalista questionou o arqueiro do Athletico Bilbao sobre seu encontro com Rafael Louzán, atual presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
Burgos também emendou em sua pergunta a conversa com os quatro capitães da Furia e se há necessidade de um diretor esportivo para a seleção. Entretanto, Unai Simón ouviu Fernando Burgos com um semblante sério antes de fazer seu desabafo:
— Fernando, com todo o respeito aos meus companheiros de equipe e a todos os outros, depois do que aconteceu entre nós na Eurocopa… Não vou te responder. É uma decisão minha, não da seleção ou de qualquer outra pessoa.
Confira abaixo o vídeo da coletiva:
Entenda a polêmica entre Unai e Burgos na Euro 2024

A treta entre o goleiro e o jornalista começou na zona mista da MHP Arena, onde a Espanha venceu a Alemanha por 2 a 1, na prorrogação, pelas quartas de final da Euro, no dia 5 de julho de 2024. À época, La Roja eliminou os anfitriões, que eram um dos favoritos do torneio.
Burgos abordou Unai para falar sobre a classificação da seleção da Espanha. O jornalista disse: “Nunca vencemos um anfitrião, ainda por cima com um futebol terrivelmente sujo”. O arqueiro de La Furia se assustou com a declaração e perguntou sobre qual time ele estava se referindo.
Fernando Burgos esclareceu que estava falando dos alemães, apontando os oito cartões amarelos tomados pelos rivais e a lesão de Pedri após falta de Toni Kroos. Na sequência, o jornalista indagou Unai Simón: “Eu já disse alguma coisa sobre você? Você acha que eu posso dizer que a Espanha jogou futebol sujo?”
Irritado com o tom adotado por Burgos, o goleiro da Espanha retrucou e até mesmo defendeu a atuação da seleção da Alemanha:
— Estou surpreso que você diga isso sobre eles. Não acho que eles jogaram sujo.
— Não paramos o jogo quando Kroos estava com problemas. Mais tarde, jogamos a bola para fora porque Nacho estava no chão e Kroos a devolveu para nós. Esse é um exemplo do que Toni é e do que a Alemanha é. Acho que são palavras muito duras dizer que foi um jogo sujo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Jornalista detona goleiro da Espanha

O bate-boca na zona mista pode não parecer tão grave, porém, o que deve ter chateado Unai foi o que Fernando Burgos disse logo depois na “Onda Cero”. Sem a presença do arqueiro de La Roja, o jornalista atacou o atleta do Athletic Bilbao:
— Ele é um marciano e não pode vir aqui com essa atitude. Fico com raiva de fazer perguntas a esse tipo de gente. É lamentável e patético. Que ele não venha mais aqui porque eu nem quero vê-lo.
Segundo o portal “Relevo”, Burgos não ligou para Unai Simón para pedir desculpas ou tentar resolver o mal-entendido nos últimos meses. Essa foi a primeira vez que o jornalista se encontrou pessoalmente com o goleiro da seleção da Espanha desde a última Eurocopa.
Após o título na Alemanha, Unai precisou passar por cirurgia no pulso direito e só voltou a jogar no final de novembro. Em alta no Athletic Bilbao de lá para cá, o arqueiro voltou a ser convocado pelo técnico de La Furia, Luis De La Fuente.