Cristiano Ronaldo encerra ‘tabu’ em vitória de Portugal e inicia perseguição rumo aos mil gols
CR7 marca nos minutos finais, seleção portuguesa vence Escócia de virada e mantém 100% na Liga das Nações
No primeiro jogo após Cristiano Ronaldo chegar aos 900 gols na carreira, Portugal suou, mas venceu a Escócia neste domingo (8), pela segunda rodada da Liga das Nações. Bruno Fernandes e o próprio CR7 marcaram os tentos do triunfo lusitano por 2 a 1, no Estádio da Luz.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Por opção do técnico Roberto Martínez, Cristiano começou a partida no banco de reservas. O astro entrou em campo no início do 2º tempo e anotou o gol da virada já nos minutos finais. Desde 2003 defendendo o emblema lusitano, o astro nunca havia conseguido balançar as redes escocesas.
Maior artilheiro de seleções do mundo (132) e maior artilheiro da história do futebol em partidas oficiais (901), Cristiano Ronaldo não se cansa de bater recordes. A próxima meta, ao que parece, é chegar aos mil gols. Dito isso, a perseguição pelo novo objetivo teve início neste domingo (8).
— É difícil, eu tento implementar na minha vida, dia a dia, viver o momento de uma forma positiva. Um momento alegre, desfrutar cada momento do futebol, porque sei que está a chegar ao fim. Não vou mentir, mais um, dois, três anos, não sei. Vai depender muito da minha cabeça, da minha motivação, do meu estado físico. E é como disse, é desfrutar cada momento — disse CR7 antes da bola rolar em Lisboa.
Como foi Portugal x Escócia pela Liga das Nações
Jogando em casa diante de um adversário inferior tecnicamente, Portugal tentou tomar a iniciativa no Estádio da Luz. Posse de bola, linhas adiantadas e pressão pós-perda. A seleção lusitana até começou bem, mas acabou sendo castigada na especialidade dos escoceses: a bola aérea.
Aos seis minutos, McLean descolou cruzamento venenoso na área portuguesa e encontrou McTominay. Completamente livre entre os defensores, o novo meio-campista do Napoli testou consciente e venceu Diogo Costa.
Apesar do duro golpe, Portugal procurou não se abater. Pelo contrário. Precisando reagir, a seleção da casa aumentou o volume ofensivo, encurralou a Escócia e empilhou boas chances. Rafael Leão, Diogo Jota e Bruno Fernandes pararam no goleiro Gunn, enquanto Nuno Mendes tirou tinta do travessão.
Com linhas baixas e postura reativa, os escoceses passaram a jogar no erro do adversário e explorar os contra-ataques. Ainda que não tenha conseguido assustar o time lusitano novamente, a equipe visitante suportou a pressão e manteve a vantagem no placar.
Com pressa para empatar a partida, Roberto Martínez promoveu a entrada de Cristiano Ronaldo na volta do intervalo. E a tônica do 2º tempo seguiu a mesa ‘cartilha' da etapa inicial: Portugal propondo o jogo e agredindo o adversário a todo instante.
Trancada na defesa, a Escócia resistiu até onde deu. Com oito minutos no relógio, Rafael Leão foi acionado no corredor esquerdo, levantou a cabeça e cruzou rasteiro para trás. Bem posicionado na entrada da área, Bruno Fernandes, de primeira, acertou chute rasante e deixou tudo igual.
O gol de empate cedo dava a entender que a virada portuguesa era questão de tempo na etapa complementar. De fato foi. Os lusitanos martelaram muito, e Cristiano Ronaldo, após carimbar a trave duas vezes, decretou a virada. O atacante recebeu cruzamento de Nuno Mendes e só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Próximos jogos de Portugal e Escócia
Portugal
- Polônia x Portugal — Liga das Nações — 12/10
- Escócia x Portugal — Liga das Nações — 15/10
Escócia
- Croácia x Escócia — Liga das Nações — 12/10
- Escócia x Portugal — Liga das Nações — 15/10