Maiores artilheiros da história do futebol
Gol 900 de Cristiano Ronaldo reacendeu um tema que se divide em duas listas distintas
Quem é o maior artilheiro da história do futebol? Bom, essa é uma pergunta frequente entre aqueles que vivem o esporte mais popular do mundo. E pode-se dizer que há mais de uma resposta para ela.
✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Afinal, dependendo da contagem, o eterno Rei Pelé e Romário ultrapassam a marca de mil gols em suas respectivas carreiras. Mas será que isso está certo?
Ao balançar as redes diante da Croácia nesta quinta-feira (5), Cristiano Ronaldo chegou a marca de 900 tentos na carreira e reacendeu o debate sobre o assunto.
Com intuito de explicar as polêmicas acerca do tema, a Trivela separou duas listas distintas. A primeira traz os principais artilheiros da história em jogos oficiais. Já a segunda, em partidas totais.
Reação de Cristiano Ronaldo ao fazer gol 900 de sua carreira mostra magnitude do feito
Maiores artilheiros em jogos oficiais
A conta da artilharia histórica do futebol mundial é incerta. Segundo a Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation (RSSSF), organização de dados e estatísticas do esporte, Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador a atingir os 900 gols na carreira em jogos oficiais. Lionel Messi aparece na vice-liderança.
- Cristiano Ronaldo (Portugal): 900 gols
- Lionel Messi (Argentina): 838 gols
- Josef Bican (Áustria/Checoslováquia): 805 gols
- Romário (Brasil): 772 gols
- Pelé (Brasil): 767 gols
- Ferenc Puskas (Hungria): 746 gols
- Gerd Müller (Alemanha): 735 gols
- Robert Lewandowski (Polônia): 672 gols
- Jimmy Jones (Irlanda do Norte) – 647 gols
- Abe Lenstra (Holanda) 645 gols
Maiores artilheiros em jogos totais
Ao observar a lista acima, automaticamente a pergunta que fica no ar é: mas Pelé não tem 1283 gols? O que muitos não sabem é que tal número considera amistosos e partidas não oficiais. Na época do rei, era comum o Santos partir em excursões e disputar jogos amigáveis contra equipes espalhadas pelo mundo.
Explicado isso, Pelé perde para apenas três jogadores na lista de maiores artilheiros em jogos totais, são eles: Josef Bican (austríaco) e Gerd Muller (alemão). Romário e Túlio Maravilha também figuram nessa relação.
1. Josef Bican (Áustria/Checoslováquia): 1.468 gols (805 oficiais)
2. Gerd Muller (Alemanha): 1.461 gols (735 oficiais)
3. Arthur Friedenreich (Brasil): 1.329 gols (557 oficiais)
4. Pelé (Brasil): 1.283 gols (767 oficiais)
5. Ernst Wilimowski (Alemanha/Polônia): 1.175 gols (554 oficiais)
6. Franz “Bimbo” Binder (Alemanha/Polônia): 1.006 gols (546 oficiais)
7. Romário (Brasil): 1.002 gols (772 oficiais)
8. Túlio Maravilha (Brasil): 1.001 gols (578 oficiais)
Critério da lista de jogos oficiais
Em resumo, jogos oficiais não englobam competições de base, amistosos, duelos festivos e afins. Pegando novamente Pelé como exemplo, o rei atuou em uma época na qual o futebol brasileiro e sul-americano não tinham um calendário oficial tão bem definido como atualmente.
Com intuito de explorar o sucesso de seu camisa 10 e ídolo máximo, o Santos optava, em diversos momentos, por realizar excursões pelo mundo e disputar torneios amistosos. Isso explica a diferença no número de gols totais (1.283) e oficiais (767) de Pelé.
Jogos oficiais são aqueles reconhecidos pelas regras e regulamentos da Fifa, que contribuem para a classificação de times e jogadores em torneios oficiais.
Polêmicas envolvendo artilharias
Para irritação dos saudosistas e fãs do futebol do passado, oficialmente, segundo a Fifa, nenhum jogador chegou aos mil gols. Em sua conta, Pelé tem 1.283 tentos na carreira, contudo, apenas 767 são contabilizados de maneira oficial pela entidade.
O mesmo ocorre com Romário, que também diz ter passado dos mil gols, todavia, somente 747 bolas na rede foram em partidas oficiais. Túlio Maravilha, Josef Bican, Gerd Muller e Arthur Friedenreich são outros exemplos dessa ‘subtração' por parte da Fifa.
Para a entidade máxima do futebol, o maior artilheiro da história é Cristiano Ronaldo, que marcou seu tento de número 900 nesta quinta-feira.
Maiores artilheiros em atividade
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo alcançou a marca de 900 gols com 1238 jogos em sua carreira, o que lhe dá uma média de 0,72 por partida. Na lista dos artilheiros em atividade, Lionel Messi, de 37 anos, vem logo atrás do português. Robert Lewandowski, Luis Suárez e Edinson Cavani completam o top 5.
- Cristiano Ronaldo (Portugal): 900 gols
- Lionel Messi (Argentina): 838 gols
- Robert Lewandowski (Polônia): 672 gols
- Luis Suárez (Uruguai): 578 gols
- Edinson Cavani (Uruguai): 457 gols