AlemanhaEuropa

Lewandowski, ganhador da Chuteira de Ouro: “Sou como um bom vinho e espero ficar ainda melhor”

Com 41 gols em 29 jogos, Lewandowski superou Messi e Cristiano Ronaldo na briga pela artilharia da temporada na Europa na temporada 2020/21

O atacante Robert Lewandowski conquistou o prêmio Chuteira de Ouro, dado a quem marca mais gols pela sua liga nacional. Pode parecer comum que ele vença, mas não é: um jogador da Bundesliga sofre muito para conseguir o prêmio, ainda mais em tempos de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Isso porque a liga alemã tem 34 jogos, já que tem apenas 18 clubes, enquanto a maioria das ligas tem 20 clubes e, portanto, 38 jogos. O polonês ainda se machucou na temporada passada, mas ainda assim, jogou 29 jogos e marcou impressionantes 41 gols.

“Sim, com certeza é especial para mim. Mesmo que na Bundesliga você tenha quatro jogos a menos. Na temporada passada, joguei apenas 29 partidas e mesmo assim marquei 41 gols. Isso significa um ano incrível, uma temporada incrível, mesmo que eu não tenha jogado todos os jogos na Bundesliga. Se você comparar a Bundesliga com outra liga, onde você tem 38 jogos e na Bundesliga 34, sendo que joguei 29. Se eu pensar assim, é algo ‘wow’, algo incrível e agora sei o que significa ganhar esse troféu”, disse o atacante.

LEIA TAMBÉM: Lewandowski: “Você joga para a torcida. Atuar com público é muito importante e isso deixou a Supercopa mais legal”

O atacante se tornou recordista de gols em uma só temporada da Bundesliga ao superar o lendário Gerd Müller com seus 41 gols. O segundo colocado foi Lionel Messi, que marcou 30 gols em 35 jogos. Já Cristiano Ronaldo enquanto Cristiano Ronaldo marcou 29 gols em 33 jogos. A diferença em número de jogos acaba sendo normalmente preponderante quando a disputa é assim, gol a gol.

Lewandowski também foi alvo de muita especulação ao longo da última janela de transferências. O Chelsea, particularmente, estava atrás de um atacante e o nome dele foi ligado aos Blues por diversas vezes. O atacante foi perguntado se ele sentia que precisava mostrar que consegue fazer o mesmo em outras ligas, como a Premier League.

“Não tenho que me provar em outra liga”, disse Lewandowski, quando perguntado sobre os rumores sobre a sua saída que aconteceram na última janela. “Eu posso competir com os melhores das outras ligas na Champions League. Estou 100% focado no Bayern de Munique, não penso sobre nada mais a não ser o meu time”.

Além de rumores sobre sua saída do Bayern de Munique, há também os que colocam o jovem Erling Braut Haaland como potencial substituto de Robert Lewandowski no Bayern. Haaland está no Borussia Dortmund e tem contrato até 2024, mas a sua cláusula de rescisão fica menor ao final da atual temporada, o que já deixa muitos clubes atiçados – e o Bayern é sempre visto como um potencial destino de jogadores que brilham na Alemanha.

“Eu ainda estou aqui e estarei por um longo tempo”, disse Lewandowski. “Idade, esses números. Me sinto muito bem, tenho as melhores estatísticas que já tive. Sei que com o meu corpo, posso jogar no mais alto nível pelos anos a seguir. Sou como um bom vinho e espero ficar ainda melhor”, comentou o polonês.

VEJA TAMBÉM: Raio-X da história: Como Gerd Müller construiu o recorde em 71/72, suas marcas lendárias e a comparação com Lewa

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo