Entenda como guerra em Israel impacta futebol no país, de Eliminatórias a Liga Europa
Maccabi Haifa e Maccabi Tel Aviv solicitaram à Uefa o adiamento de seus jogos por Europa e Conference League
A guerra entre Israel e o grupo Hamas tem impactado tudo que está ligado ao país do Oriente Médio, inclusive o futebol. Depois de provocar a paralisação do Campeonato Israelense e o adiamento de partidas da seleção principal, sub-21 e sub-17, o conflito também deve atingir a Liga Europa e a Conference League. Nesta segunda-feira (16), Maccabi Haifa e Maccabi Tel Aviv solicitaram oficialmente à Uefa que seus jogos pelas competições europeias previstos para o dia 26 de novembro sejam adiados.
Nas redes sociais, os dois clubes publicaram um comunicado oficial informando o pedido, feito com o apoio da Associação de Futebol de Israel. Maccabi Haifa tem compromisso pela terceira rodada da Liga Europa diante do Villarreal, no Estádio de la Cerámica. Já o Maccabi Tel Aviv tem jogo marcado contra Zorya Luhansk, da Ucrânia, em Israel pela terceira rodada da Conference League.
— Isto é o mínimo que a comunidade do futebol europeu pode fazer por nós nestes tempos difíceis, quando o nosso país está sob uma guerra em que nossos melhores filhos estão na frente — disse Itzik Ovadia, diretor-geral do Maccabi Haifa, no comunicado oficial publicado pelo clube.
בקשה לדחיית משחק הליגה האירופית
המועדון פנה לאופ”א בבקשה לדחות את משחק הקבוצה הקרוב באירופה, לנוכח המלחמה בישראל. המנכ”ל איציק עובדיה: “זה המעט שקהילת הכדורגל האירופי יכולה לעשות למעננו בשעות קשות אלה, בהן מדינתנו מצויה תחת מלחמה בה מיטב ילדינו בחזית”
להודעה המלאה >>>… pic.twitter.com/AJdJgcZzeZ
— Maccabi Haifa FC (@mhfootballclub) October 16, 2023
Problema para Uefa
Por mais que ainda não tenha sido confirmado, o adiamento dos jogos de Maccabi Haifa e Maccabi Tel Aviv deverá ser realizado pela Uefa. É a decisão correta a se tomar, até porque não existe clima para se disputar uma partida em meio a um conflito que provocou mais de quatro mil mortes em quase dez dias. Com cerca de 1,4 mil óbitos em Israel segundo autoridades locais, é a guerra mais mortal no país desde a Guerra do Yom Kippur em 1973.
A Uefa já adiou partidas de seleções previstos para acontecerem em Israel durante outubro. A seleção israelense principal receberia a Suíça em Tel Aviv na quinta-feira (12) pela sétima rodada das Eliminatórias para Eurocopa de 2024. Já o duelo contra Kosovo, fora de casa, foi remarcado para o dia 15 de novembro.
Também na quinta-feira, a equipe sub-21 enfrentaria a Estônia em Petah Tikva. Israel ainda encararia a Alemanha pelas Eliminatórias da Euro Sub-21 nesta terça-feira (17), novamente em Petah Tikva. Por fim, um torneio sub-17 entre Israel, Bélgica, Gibraltar e País de Gales que aconteceria no país entre os dias 11 e 17 também foi adiado.
In light of the current security situation in Israel, UEFA has decided to postpone several matches scheduled to be played in the country.
New dates will be confirmed in due course. More details: ⬇️
— UEFA (@UEFA) October 8, 2023
Os adiamentos recentes feitos pela Uefa indicam que o pedido de Maccabi Haifa e Maccabi Tel Aviv deverá ser atendido. A entidade, no entanto, terá uma enorme dor de cabeça para remarcar todos os compromissos, até porque parece impossível a realização de uma partida em Israel em breve, já que a guerra não parece próxima do fim.
Para respeitar o calendário das competições, as partidas de mando das seleções e equipes israelenses provavelmente serão realizadas em campo neutro. A Ucrânia, por exemplo, disputou jogos como mandante na Polônia, República Tcheca e Eslováquia desde que foi invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.
Israel está localizado na Ásia, mas é filiado à Uefa desde 1991 devido aos conflitos com países vizinhos e recorrentes recusas de entrar em campo e protestos em partidas envolvendo o país em competições asiáticas.
Desde o dia 7, a primeira e segunda divisões do Campeonato Israelense estão suspensas por decisão da Liga Profissional de Futebol de Israel (IPFL).